Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Festa do Sol em Cusco encanta turistas com tradição

Inti-Raymi-Festa do Sol-em-Cusco-Peru

Se o Peru já é um destino fascinante em qualquer época do ano, junho é marcado por um dos festejos mais tradicionais do país: a Festa do Sol em Cusco, também conhecida como Inti Raymi. A festa mais notável do calendário Inca acontece tradicionalmente no solstício de inverno e antigamente se prolongava por nove dias. Esse ano a celebração ocorrerá no dia 24 de junho em Cusco e na fortaleza Sacsayhuamán, importante sítio arqueológico.

Segundo a tradição, trata-se de uma cerimônia na qual os sacerdotes e os povos faziam homenagens ao Inti, Deus Sol. A Festa do Sol em Cusco era realizada anualmente, entre o final do período de colheita e o início do equinócio de inverno dos Andes, em uma celebração do encerramento do ano agrícola. Se a colheita de milho foi boa, é hora de agardecer; e se foi ruim, hora de pedir para que o próximo ano compense com uma bora produção.

Os incas são considerados filhos do Sol e por isso lhe devem sua existência e fazem dessa festa um momento de oferendas ao Deus. Para se ter uma ideia da importância da Festa do Sol, para os incas o Inti Raymi é equivalente ao que para nós hoje é a festa de Ano Novo. Há mais de seis séculos que o Inca Pachacutec instituiu a Festa ao Deus Sol, mas sua versão contemporânea se realiza desde 24 de junho de 1944 em Cusco, quando foram instituídas as festividades na cidade em memória de sua origem milenar e berço da grande civilização Inca.

Na programação, às 09h no Templo do Sol – Qorikancha, o Inca Pachacuteq dá a ordem para iniciar a grande cerimônia de oferenda à Pachamama (Mãe Terra) e ao Sol. Em meio a orações e hinos de oferendas em quechua (idioma Inca), são oferecidas réplicas de pequenas esculturas, belas obras de arte folheadas em ouro, prata, bronze, pedra e conchas marinhas. Em seguida, às 10h, se realiza o “Rito da Coca” e o “Encontro dos Tempos”, entre o Inca e o prefeito de Cusco, na Plaza das Armas. A chegada do Tawantinsuyo e toda sua comitiva de quase mil personagens, assim como sua saída majestosa ao término da cerimônia, é cumprimentado pelos aplausos da população local e milhares de visitantes que participam cheios de emoção em homenagem ao Deus Inti. Às 13h30 é a vez da esplanada de Chukipampa, do impressionante sítio arqueológico construído em 3.555 metros acima do nível do mar – na fortaleza Sacsayhuamán, receber a cerimônia final.

Os atos do Inti Raymi no Qorikancha e na Plaza de Armas são gratuitos, mas é recomendável chegar cedo para conseguir um bom lugar. Há também a opção de comprar ingressos para as arquibancadas instaladas na esplanada de Sacsaywuaman de forma antecipada.

Ficou interessado em conhecer essa grande festa tradicional do Peru? Faça a sua reserva de hotel através de se link e ajude a manter o Maior Viagem sempre atualizado com essas dicas. Você não paga nada mais por isso.

O post Festa do Sol em Cusco Encanta Turistas com tradição apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Festa do Sol em Cusco encanta turistas com tradição

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×