Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça a Ilha da Madeira em cinco dias

Ilha da Madeira

Em meio ao Oceano Atlântico e dotada de inúmeras belezas naturais, a Ilha da Madeira é um recanto paradisíaco. Com clima ameno o ano inteiro, conta com balneários excelentes, montanhas com vistas incríveis, monumentos históricos e ótimos restaurantes, além de atividades focadas em enoturismo e muito contato com a natureza. Se está pensando em conhecer o arquipélago, eis um roteiro de cinco dias.

O primeiro dia deve começar em Funchal, ponto de partida para desbravar a maior ilha do arquipélago, a Madeira. Essa pequena cidade cosmopolita esbanja cultura e boa comida. A Zona Velha possui bares e restaurantes ideais para provar lapas – um tipo de molusco local – e a poncha, bebida típica feita com aguardente de cana, limão e açúcar. Entre as atrações, visite o Mercado dos Lavradores, com arquitetura magnífica que oscila entre o Art Déco e o modernismo, e a famosa fábrica de bordados típicos da Madeira, a Bordal.

É dessa região que sai o famoso teleférico que leva até Monte, parte alta da cidade, em um percurso de cerca de 20 minutos. No topo, o Jardim Tropical Monte Palace ocupa uma área de 70 mil metros quadrados e abriga uma rica e abundante coleção de plantas exóticas, provenientes dos quatro cantos do mundo, além de azulejaria portuguesa, coleções de arte e um museu com uma vasta exposição de minerais.

Na volta, utilize os carros de cesto para descer até o Livramento, metade do percurso para Funchal. Tradicional e divertido transporte madeirense, proporciona muita adrenalina aos turistas. O centro da cidade também tem seus atrativos como a catedral e o Palácio de São Lourenço, além de concentrar a maior parte dos museus, entre eles, o Museu de Arte Sacra e o Museu da Madeira Wine, edifício com as adegas mais antigas da ilha.

No segundo dia, a ideia é caminhar por um dos inúmeros canais de irrigação, mais conhecidos como levadas, é obrigatório. São cerca de 2 mil quilômetros de caminhos que dão acesso aos cenários raros da floresta Laurissilva, nomeada Patrimônio da Humanidade. Aproveite para esticar o período de contato com a natureza e praticar diferentes esportes radicais como canyoning, rapel, mountain bike, entre outros. Para finalizar o dia, descanso e boa comida em um bom churrasco ao ar livre, a tradicional espetada.

A Ilha da Madeira é reconhecida mundialmente pelos seus vinhos, por isso, separe um dia para um passeio temático. O tour sai de Funchal com sentido às vinhas de Câmara de Lobos, principal município vitícola e produtor da bebida. O trajeto ainda percorre regiões emblemáticas do norte da ilha, como São Vicente e Porto Moniz, e inclui provas em adegas, passeios pelas vinhas, almoço típico madeirense e muitas descobertas.

No quarto dia, é possível ir para Porto Santo, outra ilha habitada do arquipélago, em avião ou barco. A forma mais comum é utilizar o ferry que sai pela manhã da Ilha da Madeira e retorna no fim da tarde. Seus extensos areais dourados lhe renderam o apelido de Ilha Dourada, já que percorrem praticamente toda sua costa sul e se unem ao mar azul turquesa. O clima é ideal para passar o dia todo na praia relaxando e curtindo a vista e a areia, que tem propriedades terapêuticas comprovadas. A água do mar do Porto Santo também é usada em tratamentos de talassoterapia, devido às quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, elementos benéficos para a saúde. Vila Baleira é a única cidade e abriga a Casa-museu Cristóvão Colombo, que recria o ambiente primitivo onde o famoso descobridor da América viveu.

No último dia, aproveite para fazer atividades tranquilas, como um passeio de catamarã  pela costa chamado Rota dos Fajãs. Saindo da Marina de Funchal, o trajeto percorre todo o sudoeste da ilha até chegar a Ponta do Pargo, passando por cenários incríveis e, muitas vezes, ainda intocados. A embarcação faz uma longa parada para a prática de esportes aquáticos, como snorkeling, stand up paddle e caiaque. Também é possível observar a diversidade marinha e avistar golfinhos, baleias e tartarugas.

Pensando em hospedagem na Ilha da Madeira, elaboramos uma lista e você reservando por aqui, ajuda a manter o Maior Viagem no ar, sempre atualizado, sem pagar nada a mais por isso.

O post Conheça a Ilha da Madeira em cinco dias apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Conheça a Ilha da Madeira em cinco dias

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×