Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como mover arquivos pela rede WIFI no Zenfone 5

Olá pessoal, como vão? Em mais um post sobre produtividade para nosso dia a dia, falaremos hoje como mover Arquivos em modo geral pela rede wireless no Zenfone 5.

Conforme apresentação neste tópico, desde 26/10/2014 eu possuo um Zenfone 5 que me foi gentilmente presenteado pela Asus Brasil (obrigado mais uma vez Asus), de lá para cá tenho sempre pesquisado formas de como aproveitar melhor não só o aparelho como as facilidades que o Android nativo ou não, pode oferecer.

A vida móvel hoje é cada vez mais presente em nossas vidas, sinalizada cada vez mais no percentual do velho PC de mesa que se mantém ano após ano em queda, vai acabar se tornando algo de nicho, mas isso é papo para uma outra hora. Internet sem fios também está cada vez mais presente, dentre tantas outras coisas o que acaba por aposentar em praticamente tudo o velho cabo, praticidade contar sempre com a possibilidade de interagir sem fios.

Apps como o AirDroid, Wifi File Transfer e até mesmo o 'canivete suiço' ES File Explorer, nos trazem a possibilidade de enviar e receber arquivos no no Android (Easy Transfer para o Windows Phone), são programas ótimos, verdadeiras mão na roda para o dia a dia.


Como se sabe, a versão mais simples do Zenfone possui um armazenamento de somente 8GB sendo somente 4,92GB liberados para uso geral do usuário, ou seja, quanto menos programas de terceiros você usar, melhor para poder instalar outros programas que de fato sejam mais úteis, principalmente quando temos uma função semelhante aos apps já no próprio sistema. Baseado nisso passei a testar a aplicação e usabilidade de uma função que possa passar despercebido e que sinceramente não sei se ela está presente nas outras versões puras ou modificadas do Android, me refiro a função de "Local de Rede" do Gerenciador de arquivos da ZenUI.


Esta função funciona basicamente seguindo o mesmo pré-requisito dos apps listado acima, com a diferença de que não é necessário abrir o navegador para isso, funcionará através de uma pasta compartilhada em seu PC/Notebook ou até mesmo um NAS da rede. Vamos ativa-la então.



Compartilhando...

O primeiro passo é ajustar as opções de compartilhamento do Windows em Painel de Controle -> Central de Redes e Compartilhamento -> Alterar as configurações de compartilhamento avançadas. Marque:

- Ativar compartilhamento de arquivo e impressora.
- Desativar compartilhamento protegido por senha (meio inútil, falaremos a seguir).

Próximo passo é criar uma pasta em uma unidade de disco qualquer no seu PC. No meu exemplo eu escolhi a unidade "E:" e designei o nome de FTP.

Feito isto precisamos dar permissões de leitura e escrita a esta pasta para o seu usuário. Botão direito em cima da pasta -> Propriedades -> guia Compartilhamento. Clique no botão Compartilhar e na caixa de lista suspensa selecione o seu nome de usuário, caso queira permitir que mais de um usuário possa alterar o conteúdo da pasta, basta adicionar seguindo o passo indicado. No campo "Nível de permissão" estará como "Leitura/Gravação". Clique em Compartilhar para prosseguir.


Tudo pronto, com isso o Gerenciador de arquivos do Zenfone já conseguirá encontrar a pasta compartilhada. O Zenfone necessitará de um usuário e senha para acessar a pasta, o usuário é o seu mesmo usuário do Windows e aquele que definimos acima nas opções de compartilhamento de pasta. Infelizmente ele não reconhece um usuário sem senha o que é muito comum caso seja o único usuário do PC (o que citei acima como inútil ao mexer no compartilhamento protegido), podemos então definir uma senha genérica para o usuário, como "1234".



Vá em Painel de Controle -> Contas de usuário -> Criar uma senha para esta conta -> defina a senha que desejar e confirme.

Ok, mas eu sou usuário único do PC, fazendo isto vai me exigir sempre uma senha antes de iniciar o Windows? Sim, vai, mas podemos contornar isso da seguinte forma:

Pressione as teclas Windows + R para abrir o Menu Executar, digite ou cole sem aspas "control userpasswords2" e pressione Enter ou clique em Ok. Na tela que se abrir, desmarque a caixa "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador", digite novamente a senha que foi criada e confirme.

Pronto, o compartilhamento já estará funcional bastando escolher mover ou copiar itens através do Gerenciador de arquivos da ZenUI. Você pode escolher salvar a senha e não ser incomodado mais com ela ou digita-la sempre que necessitar mexer com algum arquivo.


Espero que seja uma postagem útil para que possui os celulares da marca.


Atualizado em 27/02/2016......

Na última atualização do dia 18/02/2016 foi adicionada a opção nativa de transferência de arquivos via wifi, desta forma os donos dos celulares da Asus praticamente podem dispensar o uso de apps como o AirDroid. Parabéns a Asus por esta excelente implementação.

Falta dar uma aprimorada na interface web, como por exemplo ter a mesma aparência do app. Creio que nas próximas atualizações isso deverá vir.




Este artigo pertence ao Blog do Ciro-Mota É proibido a reprodução dos artigos deste blog sem a devida autorização.





This post first appeared on Blog Do Ciro Mota, please read the originial post: here

Share the post

Como mover arquivos pela rede WIFI no Zenfone 5

×

Subscribe to Blog Do Ciro Mota

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×