Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Economia de bateria nos smartphones

Olá pessoal, cá estamos nós em mais um ano e inicialmente desejo a todos meus leitores um ano novo de realizações e acima de tudo, muita saúde.

Gostaria de citar que tenho recebido comentários aqui mas muito deles são comentários anônimos, então por favor gente, coloque seu nome antes de publicar o comentário, infelizmente não tenho como publicar comentários anônimos seja eles com feedbacks ou críticas.

Neste post abordaremos um assunto que acho, que é um deleite completo para os haters e discussões sobre ele tem aos montes internet a fora, afinal existe uma receita de bolo para economia de bateria nos nossos smartphones? Vamos dissertar.




De uma coisa os haters tem razão, evolui-se tudo no conceito de celular desde uma tela com imagens em full HD e processamento que deixaria aquele Atom de um netbook envergonhado, mas temos de convir que não houve tanta evolução assim no quesito baterias e podemos dizer sim, que é o calcanhar de aquiles dos smartphones.

Ok, devemos reconhecer que os celulares de hoje não são como aqueles do passado em que passavam dias e dias com uma única carga, afinal a única função deles era apenas ligar e talvez um SMS. Conforme eu disse acima, a evolução foi tanta que há smartphones hoje com hardware mais potente e eficiente que certos netbooks por ai, mas não vimos evolução na bateria em que a única significativa a meu ver, foi na construção de baterias NiCd (bateria de níquel cádmio) para Íons de Lítio.

Sem entrar nos detalhes técnicos das duas arquiteturas vamos logo ao ponto, existe ou não uma receita de bolo para a economia? Curto e direto, NÃO HÁ. Tudo se define exatamente com o seu uso, algumas pessoas reclamam de que possuem smartphone top e que rodam jogos com excelentes gráficos mas ao fazer isso a bateria se esvai, oras mas no notebook também não seria a mesma coisa? O fato de ter hardware potente quer dizer que acima de tudo devemos fazer o uso consciente e obviamente que os jogos não são proibidos.

Como já citei aqui, relutei para ter um smartphone mas acabei chegando a um ano neste mundo e posso dizer na minha opinião claro, que o grande vilão de consumo de bateria é um cara chamado 3G. Com os dados móveis ativo eu sempre tive um gasto muito maior de bateria do que usando somente a rede wireless. Então se não precisa receber notificações o tempo todo, desabilite esta função e volte a ativar somente quando necessário.

Brilho automático também ajuda na economia, não é porque eu tenho uma tela hiper, mega, blaster full HD que eu tenha que usar ela o tempo todo com o brilho no máximo, o automático ajusta as condições do ambiente e pra mim não causa nenhum dano na qualidade da imagem.

Android e os apps de economia fazem efeito realmente? Na minha modesta opinião, não fazem. Em testes que pude fazer em um aparelho Android (Zenfone no meu caso) 'rooteado' (necessário root para melhor eficiência), os ganhos chegaram a margem de 10% ~ 15% no máximo e não mais do que isso. Se esses valores são significativos para você, vai em frente. Os apps que utilizei foi o Greenify que é muito bom e o pacote de doações adiciona funções melhores a ele, e o Amplify que controla os wakelocks, para saber o que se trata basta clicar no link.

É possível que apps pagos tenha ganhos melhores? Talvez, não pude testar apps assim para dar alguma certeza de minha parte aqui.

E os apps em segundo plano Ciro? Sim, sem dúvida que fazem diferença, no Android é exatamente isto que os apps de economia fazem, hibernar forçadamente. No caso do Windows Phone eu posso escolher se quero ou não que o app rode em segundo plano, mesmo após ser fechado, assim como no iPhone, o que é muito legal ter este tipo de controle com facilidade no sistema.

Resumo da ópera, não há receita alguma para economia que não se adaptar aquilo que o seu aparelho tem a oferecer ou andar com um cabo USB para conectar no primeiro PC que puder para receber uma pequena carga. Até que haja uma evolução no quesito bateria e ela possa aguentar um dia de uso completo sem cargas mesmo sem uso adaptativo, é isso o que nós teremos.

Discordam ou concordam, coloca ai nos comentários, colocando seu nome é claro.


Este artigo pertence ao Blog do Ciro-Mota É proibido a reprodução dos artigos deste blog sem a devida autorização.





This post first appeared on Blog Do Ciro Mota, please read the originial post: here

Share the post

Economia de bateria nos smartphones

×

Subscribe to Blog Do Ciro Mota

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×