Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conexão não confiável após instalação KIS 2016

Olá pessoal!

Iniciando uma nova jornada de postagens aqui no blog com o intuito de ajudar a vocês ai do outro lado, vou abordar este assunto ocorrido comigo dias atrás e de que forma consegui resolver.

Após a instalação do Kaspersky Internet Security 2016 e configuração do software por minha preferência, eis que ao utilizar qualquer site com conexão https eu recebo o erro de imagem abaixo APENAS no navegador Firefox:



Ao investigar então no próprio antivírus em Configurações -> Adicional -> Rede temos as opções abaixo onde uma delas serve para configuração de conexões criptografadas. Ao escolher a opção "Não verificar conexões criptografadas" o acesso aos sites funcionam normalmente. Trata-se de uma função muito importante e interessante do antivírus e não deve ser desabilitada, mais detalhes sobre ela aqui neste link.


Após algumas pesquisas, ao que parece o Firefox utiliza um certificado antigo e com isso o problema de certificado ao abrir sites com endereços em https. Para contornar isso é muito simples, remover os certificados antigos e importar o novo e atualizado. Vejamos os passos abaixo.

- Abra o Firefox, clique em "Abrir Menu" -> Opções -> Avançado. Ou simplesmente digite/cole sem aspas "about:preferences#advanced" na barra de endereços.

- Clique em "Ver certificados".

- Localize os certificados com o nome Kaspersky Lab (são 3 geralmente) e exclua-os.

- Clique em "Importar..." e navegue até a pasta "C:\ProgramData\Kaspersky Lab\AVP16.0.0\Data\Cert" e dentro desta pasta haverá o arquivo "(fake)Kaspersky Anti-Virus Personal Root Certificate" selecione-o e clique em "Abrir". Marque as três opções da caixa de importação como na imagem abaixo e clique em Ok -> Ok. Talvez seja preciso configurar o Windows para exibir arquivos e pastas ocultas, basta seguir este link.


Feito isto a conexão com os sites em https já estará normalizada. Caso o arquivo "(fake)Kaspersky Anti-Virus Personal Root Certificate" não esteja na pasta indicada acima, possivelmente ele não foi instalado pelo antivírus, vá então em Configurações -> Adicional -> Rede -> Configurações avançadas e clique em "Instalar certificado..."

Ainda nesta mesma tela conforme podemos ver na imagem, a opção "Bloquear conexões através do protocolo SSL 2.0 (recomendado)" e sim, é recomendado que esta opção também esteja ativa para maximizar a eficiência do recurso de proteção de rede do antivírus afim de prevenir que esta falha descrita neste link.


Saliento também que este é um procedimento igualmente válido para a versão 2015 do Kaspersky Internet Security onde irá diferenciar apenas o caminho de localização para "C:\ProgramData\Kaspersky Lab\AVP15.0.x\Data\Cert" ou "C:\Program Files\Kaspersky Lab\Kaspersky Internet Security 15.0.1\Data\Cert".

Lembrando também que caso use plugins como o NoScript ou uBlock, permita totalmente o endereço "kaspersky-labs.com".

Até mais!


Este artigo pertence ao Blog do Ciro-Mota É proibido a reprodução dos artigos deste blog sem a devida autorização.





This post first appeared on Blog Do Ciro Mota, please read the originial post: here

Share the post

Conexão não confiável após instalação KIS 2016

×

Subscribe to Blog Do Ciro Mota

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×