Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Asus Zenfone 5

Começo este post prontamente agradecendo a Asus Brasil pela bela cortesia de me presentear com um Asus Zenfone 5, gostei muito do presente. MUITO OBRIGADO!

Não farei aqui um review sobre o aparelho até porque o lançamento foi na semana passada e vocês já devem ter visto vários excelentes internet a fora, falarei aqui somente minhas impressões sobre o aparelho em um comparativo breve com meu Lumia. Não tenho como fazer comparativos mais precisos até mesmo graças a minha falta de conhecimento a outros modelos, nunca tive em mãos exceto alguns de baixo custo como o Galaxy Y e Razr D1 de amigos. Pulei de um celular simples diretamente para um Lumia conforme pode ser lido aqui mesmo no blog.


Windows Phone versus Android. Ser ou não ser, eis a questão. Chegamos em um ponto que leva os aparelhos para lados opostos e algo que a meu ver não seria sensata uma comparação de quem é o melhor, incluindo nesta lista o IOS. Cada sistema tem suas peculiaridades e seu público alvo, acaba não sendo justa as comparações.

Nunca tive contato com IOS então não posso dar detalhes de como seria o uso, falando especificamente de mim, sem aspecto fanboy envolvido, considero o Windows Phone o sistema mais simples de ser usado por iniciantes, com suas funções todas a mão e de configuração mais simplificada. Android sendo o sistema mais popular, onde podemos dizer hoje que ele é o Windows para smartphones devido a sua praticidade e compatibilidade por estar em vários modelos, desde o mais barato ao mais caro, tem o diferencial claro, da quantidade de apps.

Windows Phone é um tanto estereotipado a meu ver, os apps principais bons ou não já estão lá. Microsoft acaba pagando o preço por ter entrado tarde neste mundo, espero ver um dia outras fabricantes (por que não a própria Asus) produzindo versões de aparelhos para Windows Phone, não restringindo o mercado somente a falecida Nokia, hoje Microsoft.

Enfim, não dá pra fazer comparações entre os sistemas, cada um vai usar aquele que se sentir melhor e atender as suas necessidades.

Voltando ao assunto que é o Zenfone para falar da câmera, gostei muito do recurso de fotos noturnas onde dá uma bela melhorada nas fotos mesmo com o flash ativo. Abaixo eu coloco um exemplo de uma foto tirada com ele e a mesma foto tirada com um Lumia, flash desligado e de iluminação somente a tela do monitor. Fotos todas com atributos no automático.

Foto Lumia
Zenfone 5
Nas configurações do app de câmera não há o recurso de macro, contudo basta tocar em algum ponto da tela que há o foco automático para aquele item que deseja na imagem, abaixo algumas fotos tiradas.






Os aplicativos da Asus embarcados no aparelho são interessantes porém considero alguns deles desnecessários para um usuário harduser, poderia ter ao menos a opção para desinstalação dos mesmos não somente desabilitar do sistema. O aplicativo OmeletChat sequer deveria estar disponível, ao menos considero desnecessário. Outros nada mais são do que atalhos para funções do aparelho e são úteis para usuários iniciantes.

Gostei da iniciativa do app PC-Link/Remote Link onde você pode controlar o smartphone diretamente do PC, função um pouco parecida com o app Pushbullet. A função poderia ao menos tentar se aproveitar da conexão wifi para isto, já que o primeiro exige o cabo USB e o segundo por bluetooth.

O Data Transfer é praticamente o mesmo que o Migração Motorola e o 'Transferir meus dados' da Microsoft, ambos úteis para migrar contatos e demais informações de outros aparelhos.

O My Asus serve como um guia de ajuda com opções de número de contato, contato por email e vídeos sobre o produto.

O Party Link serve para compartilhar conteúdo entre um número de amigos definidos por você no momento do uso, programa com função idêntica ao Lumia PhotoBeamer para o Windows Phone.

O Web Storage fornece um armazenamento de arquivos na nuvem, como tenho contas com boa quantidade de espaço em outros serviços, não o usei a fundo para saber a quantidade deste armazenamento.

De construção muito boa, com aspecto metálico na parte inferior dos botões capacitivos e botões físicos, pegada bem macia e apesar do tamanho todo, ele é bem leve. A tela muito macia e o toque é bem eficiente.

Bateria é um quesito interessante aqui, em stand by ela dura bem mas basta um uso normal que ela é drenada rapidamente, possivelmente algo a nível de otimização do sistema pois de acordo com o Gsmarena, ela é uma bateria de 2110 mAh e mesmo com uso intenso não deveria ter este comportamento de descarga tão rápido. Nada que o Greenify mais o Xposed Framework não resolva, requerem root ambos.

Por falar em root, para quem usa a versão Jelly Bean, o root está funcionando mas ainda não para a atualização KitKat. Aqui segue um link para entusiastas que queiram ter algumas informações neste sentido.

Com relação ao hardware para jogos, consegui rodar tanto Dead Trigger quanto Real Racing 3 sem qualquer tipo de problema, sempre muito fluído. Com uso inteso percebo que ele esquenta bastante na região da câmera, provavelmente onde se localiza os chips principais do aparelho e algo que acontece com os outros. Uma sátira meio grosseira de minha parte, espero que no futuro, com todo este avançado, não tenhamos que usar smartphone com coolers para conter este aquecimento.

Abaixo deixo uma tela com as informações do hardware empregado no aparelho.

 


Bugs até o presente momento apenas dois, no uso normal e intenso ao atingir menos de 20% de carga da bateria durante uma navegação normal, o aparelho simplesmente sinalizou que iria desligar e ao invés disso reiniciou. Em outra situação ao alterar configurações no app DashClock e com carga plena, o app parou de responder e ocorreu a mesma reinicialização. Pode ter sido algo temporário ou não, continuarei usando de forma intensa para avaliar.

A falta da TV digital e do 4G podem ser pontos negativos para algumas pessoas, o fato da TV digital principalmente graças ao seu concorrente direto, o Moto G 2014 a possuir, porém temos que levar em consideração o custo de ambos aparelhos. E citando o 4G, na mesma faixa de preço do Zenfone 5, se não me engano somente o Lumia 625 e o Moto G 4G, ambos tem preço próximo ao Moto G 2014 do que o Zenfone 5. No mais, acredito que estamos diante de um Moto G killer graças ao hardware empregado e seu preço menor e certamente mais atraente. É esperar para ver também se o Lumia 730 chega para a briga ou ficará com preço mais elevado.


Este artigo pertence ao Blog do Ciro-Mota É proibido a reprodução dos artigos deste blog sem a devida autorização.





This post first appeared on Blog Do Ciro Mota, please read the originial post: here

Share the post

Asus Zenfone 5

×

Subscribe to Blog Do Ciro Mota

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×