Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que são os Protozoários?

A palavra “protozoário” tem origem grega e seu significado se relaciona a “animal primitivo”. Pertencentes ao reino Protista, os protozoários apresentam apenas uma célula e por isso são chamados de seres unicelulares.

Eles são eucariontes, tendo seu núcleo celular separado do citoplasma por uma membrana chamada carioteca e são popularmente conhecidos por causarem doença como chagas, amebíase, malária, giardíase, toxoplasmose, leishmaniose e tricomoníase.

1) Como se habitam os protozoários?

Eles são organismos heterotróficos; ou seja, incapazes de produzir seu próprio alimento e por tanto necessitam ingerir moléculas orgânicas vindas de outros seres vivos.

Eles habitam variados tipos de ambientes, geralmente aquáticos ou úmidos e podem viver isolados ou em colônias, também podem ter vida livre ou associar-se a outros a outros organismos, sendo que algumas espécies são parasitas de diversos seres, inclusive o ser humano.

2) Quais são os grupos de protozoários?

Os protozoários são classificados em grupos de acordo com o tipo de locomoção:

1) Rizópodes ou Sarcodíneos – esses protozoários se locomovem estendendo expansões em suas células chamadas de pseudópodes, que atuam como “falsos pés”. Um Exemplo Deste Grupo são as amebas.

2) Ciliados – os protozoários pertencentes ao grupo dos ciliados possuem pequenos filamentos ao longo do corpo que são chamados de cílios e permitem a sua locomoção. Um exemplo deste grupo é o paramécio.

3) Flagelados – este grupo de protozoários flagelados possui longos filamentos que vibram, permitindo a locomoção, como se estivessem “nadando”. Esses filamentos são chamados de flagelos.

4) Esporozoários – esses protozoários são todos parasitas pois não possuem estruturas de locomoção e necessitam retirar do parasitado os nutrientes para sua sobrevivência. Todos esses parasitas causam doenças, como no caso do plasmódio, o causador da malária.

3) Como se reproduzem?

Apesar de alguns protozoários fazerem reprodução sexuada, a maioria realiza reprodução assexuada, por cissiparidade.

Neste tipo de reprodução ocorre a divisão celular através do processo conhecido como mitose, onde de uma célula são originadas duas novas células geneticamente idênticas, ou seja, cada nova célula possui o mesmo material genético da “célula-mãe”.

4) Como podem contaminar? 

Entre as principais doenças causadas pelos protozoários podemos destacar o Trichonomas Vaginalis, um parasitário que se aloca na vagina das mulheres, e também a doença de Chagas, que é transmitida através das fezes dos barbeiros, essas fezes são deixadas nas proximidades onde o inseto picou o seu hospedeiro, o que permite que o protozoário da espécie Tripanosoma Cruz penetre na corrente sanguínea através do local onde foi picado.

As pessoas podem contrair os protozoários através da ingestão de carnes cruas ou mal passadas que estejam contaminadas, bebidas ou alimentos contaminados, como água não tratada ou vegetais consumidos crus, ou de forma congênita, onde a gestante contaminada pode transmitir a doença à criança.

Essas contaminações geralmente acarretam em parasitoses que de forma geral causam sintomas como febre, diarreia, manchas vermelhas pelo corpo e mal estar.

Veja também a explicação do Prof. Vanylton sobre os protozoários (13:17):

Fontes:

http://study.com/academy/lesson/what-are-protozoa-definition-characteristics-examples.html

O post O que são os Protozoários? apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

O que são os Protozoários?

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×