Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como emagrecer com a Dieta Dukan?

Um dos maiores desafios hoje em dia é a busca pelo corpo ideal, a luta para obter um corpo saudável é um caminho longo, árduo e muito difícil de ser percorrido, porém hoje com a internet e a medicina avançada há muitas maneiras de se alcançar essa meta, uma delas é a Dieta Dukan.

Desenvolvida pelo médico nutrólogo Pierre Dukan, a Dieta Dukan é considerada uma das ferramentas mais eficazes contra o sobrepeso e a obesidade no mundo, muitas famosas são adeptas e essa dieta é conhecida mundialmente por ser eficaz e é uma boa opção para quem precisa perder peso rapidamente, mas não é uma dieta que mude os hábitos alimentares do indivíduo. Por isso, se o indivíduo não tiver cuidado, pode recuperar todo o peso perdido em pouco tempo.

1) As fases da Dieta Dunkan

A Dieta Dukan é uma dieta dividida em 4 fases, Fase Ataque; Fase Cruzeiro; Fase Consolidação e Fase Estabilização.

A dieta baseia-se em quatro fases, sendo cada uma delas uma sequência da anterior e tem que ser seguida rigorosamente para que funcione, a dieta de Dukan restringe seriamente as gorduras de modo que bifes de carnes bovinas e aves não são permitidos, ao invés disso, ela os substitui por Alimentos ricos em proteínas magras, ao longo de todas as fases é adotada esta alimentação rica em proteínas e ausente de carboidratos.

É a fase mais complicada porque é o período inicial da dieta, mas existe a possibilidade de perder até 5 kg em apenas 7 dias em uma semana, não é milagre e para isso você deve colocar em seu cardápio 66 alimentos ricos em proteínas e que podem ser comidos à vontade, de acordo com o que você queira comer, com muita disciplina e força de vontade, essa fase poderá ser logo superada e você poderá passar para a segunda fase.

Nessa fase só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, sendo proibidas as fontes de carboidratos e os doces.

  • Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.
  • Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macarrão, frutas e os doces.

Esta fase dura de 3 a 7 dias e nela perde-se de 3 a 5 kg.

Nessa fase você deve acrescentar ás 66 proteínas 34 legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer carboidratos. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, e o único doce permitido é gelatina light. Os temperos utilizados devem ser azeite, limão, ervas como salsa e alecrim ou vinagre balsâmico, aqui o processo torna-se um pouco mais lento, pois a perda de peso acontece de uma maneira mais moderada, em média 1 kg por semana, embora mais lento, os resultados ainda são bastante visíveis e animadores, seguindo essa fase certinho sem desanimar com a perda de peso mais lenta, você poderá então dar início à próxima fase.

  • Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Atenção: nesta 2ª fase, deve-se intercalar 1 dia comendo só proteína e outro dia comendo proteína, legumes e verduras, até completar 7 dias. No dia em que comer só proteína, deve-se comer também 1 colher de bagas de Goji e, nos outros dias, 2 colheres.

Essa é a fase que colocará você em reeducação alimentar, quem tem sobre peso precisa  (re) aprender a se alimentar, nessa etapa, deve-se acrescentar, aos 100 alimentos que já foram adaptados à alimentação, pães integrais, frutas, queijos, carboidratos e uma refeição de gala. Essa fase exige mais paciência, porque o tempo é ainda mais longo, essa fase serve para que  seja evitado o efeito sanfona e se mantenha a saúde.

  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.
  • Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por semana e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Esta fase deve durar 10 dias para cada 1 kg que o indivíduo queira perder. Ou seja, se o indivíduo quer perder ainda mais 10 kg, esta fase deverá durar 100 dias.

Nessa fase a alimentação é livre. Contudo, espera-se que, após todo o processo, a pessoa tenha se tornado capaz de se alimentar corretamente, comendo de tudo com moderação. Caso o contrário, os esforços terão sido em vão e os quilos voltarão com força total, procure praticar exercícios físicos, não precisa ser nenhum treino pesado mas uma caminhada, uma aula de aeróbica já é um começo, o abandono total do sedentarismo significa se esforçar para fazer alguns esforços físicos sem procurar meios de evitar o “sofrimento”. A dieta, associada a essas atividades, tende a ter mais potencial e apresenta melhores resultados.

  • Alimentos permitidos: todos os tipos de alimentos são permitidos, mas deve-se dar preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.
  • Alimentos proibidos: nada é proibido, pode-se ter uma alimentação normal.

Nesta dieta é preciso beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar as toxinas. Outros líquidos permitidos são chá, café sem açúcar nem adoçante e refrigerante zero, com moderação.

2) Eficiência da Dieta

A Dieta Dukan deixa bastante claro para as pessoas que elas precisam estar dispostas a fazer uma dieta de longo prazo e que precisam seguir um método específico, com etapas bem definidas, para chegar onde quer. E o mais importante: ela fala sobre a necessidade de se reeducar, comer da maneira correta, manter a disciplina na alimentação e nunca abandonar a prática de atividades físicas.

Por isso, não temos receio algum de dizer que ela funciona (e talvez possa funcionar para você também), desde que as pessoas estejam realmente dispostas a seguir todas as orientações propostas.

3) O que beber na dieta Dukan?

Você deve beber 1,5 litro de água por dia durante todas as fases da dieta de Dukan, os chás, café ou chá verde são permitidos . porém dê preferência à água mineral que tem baixo teor de sódio, bebidas dietéticas são permitidas desde que com moderação, o álcool, sucos de frutas ou bebidas gasosas não dietéticas não são permitidos.

Você precisa consumir muito mais líquido que o normal nesta dieta porque a degradação da proteína gera produtos residuais tais como o ácido úrico, e é necessário bastante líquido para ajudar os rins a eliminá-los do organismo.

4) Efeitos colaterais

A privação de alguns alimentos pode trazer alguns efeitos colaterais, na ausência dos carboidratos, o corpo passa a queimar gordura como sua principal fonte de combustível, resultando na produção das substâncias denominadas cetonas, que provocar mau hálito, boca seca, cansaço, fraqueza, tontura, insônia e náusea.

Recomenda-se  evitar quaisquer atividades extenuantes na Fase de Ataque já que você vai provavelmente sentir-se mais cansado.

Fontes:

http://www.dietadukan.com.br/

O post Como emagrecer com a Dieta Dukan? apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Como emagrecer com a Dieta Dukan?

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×