Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saiba Tudo Sobre a Menopausa

Ao se falar de Menopausa, estamos nos referindo a um episódio normal que acomete as mulheres, trata-se de um ciclo que corresponde a um ano após a última menstruação da mulher, ou seja, no momento em que já decorreu a finalização dos ciclos ovulatórios e menstruais, o que inclui a minimização do processo de produção dos hormônios progesterona e estrogênio, os hormônios sexuais femininos.

Todavia, existe um tempo de transição que acontece anteriormente ao que chamamos de menopausa. Trata-se do climatério, que marca a transição entre a vida reprodutiva da mulher e a não reprodutiva, esse é um que pode receber um nome diferente, como pré-menopausa, mas corresponde ao mesmo período. De qualquer forma, nesse momento, já ocorre um desequilíbrio dos níveis de progesterona e estrogênio, mas os Sintomas nessa fase são sutis. A retirada dos ovários por meio de uma cirurgia ginecológica também está inclusa como uma das causas da menopausa.

É fundamental lembrar que não existe uma idade “padrão” e sim uma média, que corresponde dos 45 aos 55 anos. No entanto existe a possibilidade de ocorrer a menopausa precoce ou prematura, que no caso ocorre antes ou por volta dos 40 anos e a tardia, que ocorre subsequentemente aos 55 anos de idade. Apesar de não acontecer mudanças significativas nos sintomas entre a menopausa tardia e a prematura, a tardia pode acarretar em vantagens para a saúde, como um risco menor de ter doenças cardiovasculares.

1) Quais são os sintomas da menopausa?

Em certos casos, tanto a menopausa, como o climatério, são assintomáticos. No entanto, algumas mulheres passam por períodos bem desconfortáveis com o surgimento dos sintomas que aparecem pela diminuição gradual dos hormônios sexuais.

Veja a seguir quais são os mais comuns:

  • Ondas de calor: também conhecidas como fogachos, geralmente são acompanhadas de sudorese e fadiga;
  • Menstruação irregular: tanto a duração como a quantidade do fluxo sanguíneo podem ocorrer com irregularidade;
  • Alteração do sono e humor: pode ocorrer insônia, descontrole emocional, irritabilidade e distúrbio ansioso por conta da influência dos níveis de estrogênio e progesterona na liberação de neurotransmissores;
  • Ressecamento vaginal;
  • Diminuição da libido;
  • Perda de memória: problemas com a memória de curto prazo ou em se focar podem aparecer.

2) Existe tratamento?

Apesar de ser uma fase natural da vida das mulheres, em alguns casos, os sintomas acabam comprometendo a qualidade de vida e por essa razão o tratamento é necessário. Um dos principais é o de terapia hormonal, que consiste na administração de substâncias que possuem semelhança com a atuação dos hormônios que o organismo parou de produzir.

No entanto, o procedimento não é recomendado para todas as mulheres, especialmente para as que já tiveram câncer de mama, entre outros casos de contraindicação. Apesar disso, há indicações de outros métodos para o alívio dos sintomas de forma individualizada, por exemplo, para o fogacho, antidepressivos podem ser uma indicação, já para o ressecamento vaginal, existem hidratantes próprios para essa área. Tudo vai depender do seu caso e da orientação médica que receber.

The post Saiba Tudo Sobre a Menopausa appeared first on Biosom | Dicas e informações sobre saúde, bem estar e viagem.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Saiba Tudo Sobre a Menopausa

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×