Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Benefícios Incríveis do Guaraná para Saúde

Tags: guaranaacute

Cultivado principalmente no município de Maués, no estado do Amazonas, o guaraná tem um evento em sua homenagem, “a Festa do Guaraná”, com direito a um concurso que elege a “Rainha do Guaraná”.

O guaraná cientificamente conhecido como Paullinia cupana, vem do guaranazeiro, de origem amazônica e os indígenas o chamam de uaraná. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela e conhecido pela boa concentração de cafeína.

Com a casca vermelha, polpa branca e sementes parecidas com os olhos humanos, a fruta á é normalmente encontrada em bebidas energéticas e também como xarope, extrato, pílula, cápsula, suplemento e pó e foi cultivado pelos indígenas Saterê Mawé.

Veja os 10 Benefícios Incríveis de Guaraná para Saúde

1- Alivia o estresse

Também é conhecido como “o fruto mágico” por possuir propriedades calmantes. A cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e sentimentos de bem-estar.

O que fazer: Faça uma xícara de chá com esta fruta para aliviar os níveis de estresse e melhorar o seu humor.

2- Aumenta a inteligência

Facilita a capacidade de aprendizagem e melhora o desempenho intelectual. O guaraná tem o potencial de melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental. Melhores níveis de circulação sanguínea é sinal de alívio das enxaquecas e dores de cabeça.

3- Melhora a libido

É conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas naturais. A presença de cafeína nesta fruta aumenta a libido. Assim, o uso regular pode ajudar uma pessoa levar uma vida sexual feliz, inclusive na terceira idade.

4- Regula os ciclos menstruais

Isto é uma bênção para as mulheres que são propensas à menstruação dolorosa,pois o guaraná ameniza os sintomas pré-menstruais. As mulheres, que se sentem “esgotadas” durante a menstruação, podem ter a ajuda da fruta para melhorar seus níveis de energia.

5- Purifica o sangue

A presença de cafeína e catequinas permitem que o guaraná ajude na redução do risco de trombose, impedindo que o sangue forme coágulos.

6- Analgésico natural

A cafeína presente no guaraná estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor as dores em uma lesão. Ele atua como um analgésico natural.

7- Limpa e alivia o sistema digestivo

Guaraná estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de constipação. Além disso, o guaraná é eficaz para o tratamento de outras complicações dos intestinos, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema digestivo.

8- Elimina as espinhas e as acnes

Essa fruta ajuda a reduzir a acne combatendo os germes que a causam e protegendo a pele de qualquer dano.

9- Remove as caspas

Os nutrientes presentes no guaraná combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo, deixando com a aparência brilhante.

Faça o seguinte: Consuma esta fruta regularmente, pois o guaraná ameniza o óleo do cabelo.

10- Hidrata a pele

Esta fruta hidrata a pele e ajuda a restaurar seu brilho natural. Os antioxidantes presentes no guaraná restauram o tecido conjuntivo e, portanto, elimina a aparência seca e rachada.

Extras:

11- Aumenta os níveis de energia do corpo

O teor de cafeína no guaraná é maior do que a quantidade presente nos grãos de café. O guaraná estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de energia. Isto o torna um energizante poderoso que impede que a tensão nos músculos.

12- Controla a fome

O guaraná também é conhecido por possuir propriedades que diminuem o apetite. Este fruto “solicita” ao sistema nervoso para induzir a lipólise, onde as gorduras são liberadas para o sangue utilizadas sob a forma de energia durante o exercício. Quanto melhor for a taxa de lipólise mais eficaz será a perda de peso.

Faça um chá a partir deste fruto para suprimir a fome e, portanto, perca peso.

Outros benefícios do guaraná:

  • Aliviar a dor causada devido à artrite reumatóide
  • Impede aterosclerose
  • Impede corrimento vaginal
  • Um antídoto natural para a ressaca
  • Propriedades antidepressivas e propriedades antissépticas.

Precauções durante a utilização de Guaraná:

  • As mulheres grávidas devem evitar o guaraná, pois a ingestão de cafeína em excesso poderia dificultar o desenvolvimento fetal, e até mesmo provocar o aborto. As mães que amamentam também são aconselhadas a manter um controle sobre o consumo.
  • Não é aconselhável a ingestão antes de ir para a cama, especialmente se está sofrendo de qualquer tipo de distúrbio do sono.

Veja também este ótimo vídeo com diversas explicações sobre o guaraná

Fontes:

http://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-guarana-for-skin-hair-and-health/

http://www.livestrong.com/article/243271-what-are-the-benefits-of-guarana/

http://www.tophealthremedies.com/15-benefits-of-guarana-for-skin-hair-and-health/

O post 10 Benefícios Incríveis do Guaraná para Saúde apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Benefícios Incríveis do Guaraná para Saúde

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×