Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

9 Principais Causas de Pés e Mãos Frias

Há quem pense que ter mãos Frias é uma particularidade do tempo frio e nada mais, bastando o uso de luvas e aquecedores para sanar o problema. Porém, muitas pessoas apresentam as mãos frias mesmo em épocas quentes e em diversas situações.

Você sabia que um simples episódio de estresse ou má alimentação, por exemplo, pode deixar as mãos frias? É o que veremos agora.

Veja a seguir quais as causas de pés e mãos frias e o que fazer nestes casos:

1. Má circulação

A má circulação ocorre quando passa pouco sangue pelas artérias e veias, deixando as extremidades das mãos frias. Problemas mais graves de circulação podem ocorrer em certas doenças como as vasculares e diabetes, onde, dependendo do grau do problema, pode levar a lesões de nervos, e, além das extremidades frias, formigamento e sensação de queimação.

O que fazer? Além de medicamentos indicados pelo médico vascular, é recomendado realizar exercícios cardiovasculares, como nadar e caminhar, por exemplo, para estimular a circulação. Um bom método que qualquer pessoa pode fazer também é esfregar uma mão na outra, aplicar óleos que aquecem o corpo, como, por exemplo, os a base de cânfora e depois colocar uma luva.

2. Peso abaixo do normal

Estar abaixo do peso muitas vezes deixa as extremidades do corpo frias, uma vez que se tem pouca gordura corporal. É comum ouvirmos que pessoas mais magras sentem mais frio que as mais “cheinhas”, exatamente por conta de terem menos gordura para esquentar o corpo. Por vezes, quando se tem menos gordura, há casos de problemas circulatórios.

O que fazer? Pequenas massagens nas mãos já ajudam a esquentá-las. Mas em casos de peso abaixo do normal, é necessário fazer uma dieta equilibrada, com bastante verduras e legumes, a fim de manter a temperatura do corpo estabilizada.

3. Anemia

A anemia é uma condição em que há falta de ferro no organismo, levando a sintomas, além das mãos e pés frios, como queda de cabelo, fadiga, falta de apetite, calafrios etc, deixando o sistema imunológico debilitado.

O que fazer? É necessário aumentar o consumo de ferro no cardápio diário, acrescentando, por exemplo, feijão, verduras verde-escuras, como brócolis, espinafre, rúcula, escarola entre outros. Ao consumir estes alimentos diariamente, a anemia estabiliza e o corpo retorna à sua temperatura normal.

4. Estreitamento dos vasos sanguíneos

Existem casos de pessoas que possuem os vasos sanguíneos mais estreitos, ou seja, contraídos, lentificando a passagem do sangue e deixando as extremidades do corpo mais frias. A Síndrome de Raynaud, por exemplo, é um caso desses, podendo levar também ao formigamento e dormência das mãos e dos pés. Não é um caso grave, a não ser que os dedos estejam azulados, necessitando de ajuda médica.

O que fazer? Uma das melhores indicações nestes casos é a prática de esportes, uma vez que melhora a circulação do corpo. Aquecimento antes de praticar qualquer atividade é essencial, evitando rompimento dos ligamentos. Caminhar ou correr pelo menos 30 minutos diariamente é uma boa solução.

5. Má alimentação

Sabe-se que nos últimos anos o consumo de comidas prontas e processadas aumentou muito, não fornecendo os nutrientes necessários para nos manter saudáveis. Isso leva a sintomas característicos da má alimentação, como fadiga, fraqueza, aumento de peso, pressão alta ou baixa e calafrios, o que deixa as extremidades do corpo mais frias.

O que fazer? Mais uma vez melhorar a alimentação é uma das dicas para este problema, sendo necessária a ingestão de alimentos mais saudáveis, como, por exemplo, vegetais, frutas e grãos integrais, que fornecem os nutrientes e vitaminas que precisamos. Beber muita água também ajuda a manter a temperatura normal do organismo e até ingerir alho cru melhora a circulação do sangue.

6. Problemas hormonais

Quem tem problemas hormonais, principalmente hipotireoidismo, sabe o quanto ter mãos frias a maior parte do tempo incomoda. Tudo isso por conta do metabolismo estar lentificado, levando a secura da pele e dos cabelos, aumento de peso e maior sensibilidade ao frio. Mulheres na menopausa também passam pela mesma situação.

O que fazer? Alguns remédios são indicados para tratar problemas hormonais, e deixar as mãos repousarem em uma bacia com água quente por alguns minutos ajuda muito a estabilizar a temperatura corpórea. Após isso, as mãos podem ser envolvidas em uma toalha ou tecido que as mantenham quentes por mais tempo.

7. Queda ou aumento da pressão arterial

Casos de pressão alta ou baixa sempre deixam as extremidades do corpo frias, principalmente as mãos, uma vez que interfere na correta circulação do sangue pelos vasos e artérias. Uma vez que a pressão desestabiliza, o sangue encontra dificuldades em chegar plenamente nestes locais.

O que fazer? Além de massagens e fricção de uma mão sob a outra, é possível realizar este processo com óleos específicos para aquecer a pele, como, por exemplo, a base de canela e gengibre, que são termogênicos.

8. Estresse

Muitos se enganam ao pensar que o estresse nada mais é que ficar nervoso com alguma situação, sem saber o impacto que ele causa ao organismo. Ao sair da zona de conforto, o estresse, o medo e a ansiedade levam a desestabilização da circulação sanguínea, dificultando sua livre passagem pelas veias e artérias, uma vez que estão contraídas diante destes incômodos. E assim, as mãos permanecem frias na maior parte do tempo.

O que fazer? Os especialistas sempre recomendam técnicas de relaxamento, yoga ou atividades que a pessoa sinta prazer em realizar como uma das formas de tratamento para o estresse. A ingestão de óleo de peixe também é eficaz, uma vez que contém ômega 3, um componente que deixa o corpo mais resistente e estabiliza sua temperatura.

9. Gripes e resfriados

Quando temos uma gripe ou resfriado é comum sentirmos calafrios, mesmo em dias quentes, e as mãos frias e suadas. Isso ocorre porque o sistema imunológico está debilitado, além dos vasos e artérias se contraírem ao tentarem combater os agentes invasores (vírus, bactérias etc), o que altera nossa temperatura.

O que fazer? Um chá de camomila ou limão, por exemplo, é sempre um bom remédio para quem sofre de uma gripe, que, além de desobstruir as vias respiratórias, relaxa o organismo como um todo e por conseqüência estabiliza a temperatura corpórea, principalmente à noite, perto da hora de dormir.

O post 9 Principais Causas de Pés e Mãos Frias apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

9 Principais Causas de Pés e Mãos Frias

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×