Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

15 Doenças Mais Comuns em Idosos

Cada estágio da vida traz seus próprios desafios. À medida que vamos envelhecendo, é preciso estarmos cientes das doenças que podemos estar vulneráveis. Por esta razão, separamos as doenças mais comuns em Idosos e o que fazermos caso tenhamos contraído a doença.

Veja a Seguir as 10 Doenças Mais Comuns em Idosos:

1) Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A DPOC – como enfisema e bronquite crônica – é uma doença que dificulta a respiração e provoca falta de ar, tosse e aperto no peito.

  • O que fazer: A primeira maneira de prevenir a DPOC é parar de fumar e evitar poeira, o que podem irritar seus pulmões.

2) Doença de Alzheimer

É uma das doenças mais complicadas de se lidar na terceira idade. A doença de Alzheimer é um tipo específico de demência – uma condição que causa perda de memória e dificuldade de pensar ou resolução de problemas, a ponto de interferir nas atividades diárias. A demência não é uma parte normal do envelhecimento e é causada por mudanças no cérebro ao longo do tempo. Os maiores fatores de risco incluem idade, histórico familiar e a genética. Em casos mais avançados, a perda de movimentos, e demência, afetam de forma mais direta. Atividades e tarefas que estimulem as regiões responsáveis pela memória no cérebro são uma das formas mais eficientes de cuidar do alzheimer.

  • O que fazer: Realiar uma caminhada de curta duração lhe ajudará a permanecer ativo, o que não é apenas bom para o seu coração, mas, também é ótimo para o seu cérebro. Dormir é ótimo porque seu cérebro faz coisas importantes enquanto você está dormindo, então, ter pelo menos 7 horas de sono profundo é crucial e a dieta é importante porque alguns alimentos podem afetar negativamente seu cérebro.

3) Depressão

A depressão causa sentimentos persistentes de tristeza, pessimismo, desesperança, fadiga, dificuldade em tomar decisões, mudanças no apetite, perda de interesse em atividades e é muito comum em idosos.

  • O que fazer: Diminua o estresse. Faça uma dieta saudável. Realize caminhadas. E se você ou alguém que você ama teve pensamentos de suicídio, fale com o seu médico.

4) Insuficiência Cardíaca

É uma condição que ocorre quando o coração não consegue fornecer sangue e oxigênio adequadamente a todos os órgãos do corpo. O coração pode ficar inchado, desenvolver mais massa muscular ou bombear mais rápido para atender às necessidades do corpo, fazendo com que você se sinta cansado, com náuseas, confuso ou com falta de apetite.

  • O que fazer: A melhor prevenção é seguir as recomendações do médico.

5) Diabetes

Enquanto a Diabetes Tipo 1 é mais comuns em pessoas abaixo dos 30 anos, a Diabetes Tipo 2 é a terceira doença mais frequente entre os idosos no Brasil. O Tipo 2 cria uma rejeição do corpo a produção de insulina, impedindo o organismo de processar a glicose adequadamente. A insulina é o que seu corpo usa para obter energia de alimentos e distribuí-lo para suas células. Quando isso não acontece, você fica com alto nível de açúcar no sangue, o que pode levar a complicações como doença renal, lesões nervosas, doença cardíaca ou cegueira.

  • O que fazer: Monitore sua ingestão de carboidratos e calorias e fale com seu médico sobre o consumo de álcool. Exercite durante 30 minutos, cinco vezes por semana, para manter seus níveis de glicose no sangue e controlar o ganho de peso.

6) Artrite

Uma inflamação das articulações, que causa dor e rigidez e é mais comum nas mulheres.

  • O que fazer: Exercite por 30 minutos e tente incluir uma mistura de movimentos aeróbicos, de fortalecimento e alongamento. Mantenha-se dentro do peso recomendado para a sua altura. Tome precauções para evitar lesões articulares. Não fume.

7) Osteoartrose

A osteoartrose é uma doença óssea comum na terceira idade. Embora a osteoporose seja mais divulgada, o fato é que a osteoartrose causa muito mais efeitos negativos entre os idosos. A perda de massa óssea, devido principalmente a insuficiência de nutrientes na região, deixam os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

E quando ocorre em ligamentos, é ainda mais perigoso. Para prevenir uma das principais doenças nos idosos como a osteoartrose, é ideal ter uma dieta com base em Vitamina D, cálcio, além de evitar hábitos como fumo.

8) Colesterol Alto

É uma condição que ocorre quando o seu corpo tem um excesso de gorduras ruins, resultando em obstruções das suas artérias, o que pode levar a uma doença cardíaca.

  • O que fazer: Pare de fumar e de beber álcool, faça caminhada, controle seu peso e não consuma gorduras trans.

9) Hipertensão (pressão alta)

É bem comum entre os idosos. A hipertensão é caracterizada pelo aumento expressivo da pressão arterial, que pode levar a outros problemas mais graves como infartos, complicações nos rins, entre outros problemas mais graves. A hipertensão é uma condição comum que envolve tanto a quantidade de sangue que seu coração bombeia quanto a resistência das artérias ao fluxo sanguíneo. Quando seu coração bombeia muito sangue e tem artérias estreitas que resistem ao fluxo, você sofre de hipertensão arterial, também conhecida como hipertensão arterial.

  • O que fazer: Mantenha um peso saudável. Controle seus níveis de estresse. Limite o consumo de sal e álcool. Faça exercício físico. Verifique a pressão arterial regularmente – quanto mais rápido você evitar a pré-hipertensão, mais provável é prevenir a pressão arterial elevada.

10) Pneumonia

Conhecida como uma versão muito mais violenta da gripe, a pneumonia é uma das principais doenças nos idosos, sobretudo os que estão constantemente acamados. O vírus da pneumonia atacada os pulmões, enfraquecendo-os, e somado a falta de atividade no corpo, os sintomas se agravam ainda mais. Além de exercícios constantes, é possível prevenir a pneumonia com uma vacina contra a Dengue.

Seu sistema imunológico fica mais forte à medida que envelhece, no entanto, por volta dos 65 anos, ele começa a enfraquecer. Quando isso acontece, você se torna mais suscetível a doenças comuns como pneumonia. Na verdade, a maioria das mortes relacionadas com a pneumonia é em pacientes com mais de 65 anos.

  • O que fazer: Para se proteger, além de exercícios constantes, é possível prevenir com a vacina.

11) Problemas de visão

Como qualquer outra parte do seu corpo, a idade começa a afetar a sua visão já nos seus 40 anos. A catarata é uma das principais doenças causadas na visão dos idosos. Seus exames anuais devem incluir uma visita ao oftalmologista.

O que fazer: No entanto, certos sintomas indicam a necessidade de visitar imediatamente um oftalmologista, incluindo visão turva, distorcida, dupla ou perda, ver manchas ou dor e vermelhidão repentina em seus olhos.

Não importa a sua idade, programe sua visita anual ao médico, siga um estilo de vida saudável e as instruções médicas para melhorar tanto a qualidade de vida.

12) AVC (Acidente Vascular Cerebral)

É a segunda doença a atingir os idosos. O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma lesão causada no cérebro, em que pode ocorrer um coágulo ou uma hemorragia. Um acidente desse tipo causa consequências gravíssimas aos seus afetados, quando causa mortes. Exames médicos regulares podem ajudar a prevenir as causas do AVC, também decorrentes de outros problemas relacionados a corrente sanguínea.

13) Parkinson

É mais comum em idosos acima dos 60 anos. Além da idade avançada, males como lesões na cabeça, histórico familiar e outros fatores de risco ao longo da vida podem intensificar o distúrbio, caracterizado por pequenos tremores nas mãos, movimentos bruscos ou movimentos muito rígidos. A melhor forma de prevenir o Parkinson é simplesmente estar atento a segurança no dia a dia, bem como realizar outros cuidados essenciais.

14) Perda Auditiva

Trata-se de uma condição crônica causada pela idade, e não necessariamente uma doença. A perda de audição pode ser causada naturalmente, com a perda dos cabelos dentro do ouvido responsáveis pelo processamento dos sons, ou por fatores externos ao longo da vida, dentre eles o tabagismo e a exposição exagerada a sons muito altos.

15) Câncer

Infelizmente é uma das principais doenças nos idosos. Os tumores, gerados pelo aumento excessivo de células em uma região específica. Uma alimentação mal regrada, bem como outras falhas nos cuidados com o corpo, podem aumentar os riscos de câncer. O ideal é sempre buscar uma saúde equilibrada ao longo da vida, bem como exames regulares, é o segredo para diminuir as possibilidades de câncer.

Agora que você sabe quais são as principais doenças nos idosos, que tal compartilhar nas redes sociais e ajudar aqueles que podem não estar cuidando tão bem da saúde. Até a próxima!

Veja também este vídeo com o médico geriatra falando sobre doenças em idosos (7:25):

O post 15 Doenças Mais Comuns em Idosos apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

15 Doenças Mais Comuns em Idosos

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×