Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

20 Benefícios Surpreendentes do Cloreto de Magnésio

20 Benefícios Surpreendentes do Cloreto de Magnésio

Provavelmente alguma vez na vida, você já ouviu falar dos incríveis benefícios do Cloreto de magnésio. Esse mineral essencial é a junção de cloro (cloreto) com magnésio, produzido por meio da evaporação da água do mar salgado. E pode ser usado para fins industriais e medicinais.

No nosso corpo ele é responsável por mais de 300 reações bioquímicas auxiliando no crescimento e divisão da célula, preserva a função dos nervos e músculos, previne e trata infecções e fornece energia.

As únicas formas de obter magnésio no organismo é de forma oral como suplemento nutricional e pela pele (transdermicamente). Tomar banhos de mar e fazer massagens com o óleo de cloreto de magnésio são uma das formas de se obter pela pele.

I) Conheça 20 benefícios surpreendentes do cloreto de magnésio para o corpo

20 Benefícios Surpreendentes do Cloreto de Magnésio

1) Previne pressão alta

Hipertensão ou pressão alta é provocada pelo excesso de pressão exercida nas artérias que faz com que o coração trabalhe mais para prover sangue para os vasos sanguíneos. O magnésio atua diminuindo a quantidade de cálcio no sangue o que evita que ele deposite nas artérias causando uma obstrução, o que levaria ao aumento da pressão por não permitir a passagem de sangue.

2) Previne e alivia a constipação

Sua capacidade de relaxar os músculos do intestino facilita a digestão além de retirar o excesso de água do cólon, deixando as fezes macias e mais fáceis de se locomoverem. Além disso, melhora a digestão por produzir ácido clorídrico e enzimas que absorvem gorduras, carboidratos e proteínas.

Indicada principalmente para quem tem uma alimentação pobre em carboidratos, pois a facilidade de se constipar é maior. Também previne e trata colite e hemorroidas.

3) Previne Osteoporose

Que cálcio é bom para os ossos você já sabe, mas que o magnésio é que faz nosso organismo aproveitá-lo, talvez seja surpresa. Quando ingerimos cálcio é necessário que o hormônio calcitonina o retire do nosso sangue e tecidos e o deposite nos ossos, porém, é necessário magnésio para que ele possa fazer isso.

Para quem faz suplementação de cálcio é indicado que faça a ingestão diária de cloreto de magnésio.

4) Previne Enxaquecas

Uma pesquisa comprovou que pacientes que consumiam cloreto de magnésio diminuíram em 41,6% os ataques de enxaqueca. A possível explicação se deve ao fato desse grupo de pessoas terem baixos níveis de magnésio.

O mais interessante é o fato de um dos tratamentos para crises de enxaqueca ser o bloqueio do canal de cálcio. Como vimos acima, você pode substituir esse procedimento por magnésio que impedirá o cálcio de forma caseira.

5) Trata e previne a TPM

Tomar este mineral diariamente ajuda a aliviar a TPM por estas razões:

  • Cólicas menstruais, pois relaxa o músculo,
  • Melhora o mau humor, ansiedade e dor de cabeça já que potencializa o efeito da serotonina, o hormônio da felicidade,
  • Diminui a sensibilidade dos seios,
  • Evita o ganho de peso e inchaço.

Além de normalizar o nível e produção de hormônios.

6) Potencializa a vitamina D

Vitamina D para nosso corpo é essencial e os principais meios de adquiri-la é por suplementação ou por tomar sol. Entretanto, suas enzimas não se metabolizam sem o magnésio. A falta dessa vitamina nos nossos músculos provoca dores nas pernas, câimbras, espasmos, dormência e ataques do coração. Chegamos à conclusão que, a vitamina D sem magnésio é inútil.

7) Proteção cardíaca

Magnésio faz com que seu coração funcione corretamente.  Sua ingestão pobre provoca espasmos, acúmulos de cálcio e consequentemente contração muscular do órgão. Também mantém os batimentos cardíacos regulares por enviar impulsos elétricos.

No ano de 1930, médicos receitavam magnésio para tratar doenças cardíacas e recentemente uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o risco de morte súbita é menor em mulheres com altos níveis de magnésio.

Ainda faz uma limpeza no sangue contra impurezas e equilibra o PH prevenindo a arteriosclerose.

8) Promove a saúde dental

Um estudo revelou que o uso constante de cloreto de magnésio elimina os altos níveis de ácido fosfórico responsável por estragar o esmalte dos dentes.

Em um estudo de mais de 4.000 pessoas, pesquisadores analisaram o vínculo entre os níveis de magnésio e a doença periodontal. Eles descobriram que os participantes que começaram a suplementar com magnésio, reduziram as profundidades de sondagem, menos perda de fixação de tecido e reteram mais dentes em média do que aqueles que não tomavam magnésio.

9) Regula os níveis de açúcar no sangue

Pessoas com altos níveis de açúcar no sangue precisam ingerir esse mineral para o controle da insulina. Ele ativa uma enzima, a tirosina quinasse que mantêm os receptores de insulina funcionando corretamente.  Quando o organismo excede a quantidade de açúcar nosso organismo elimina o magnésio pela urina o que agrava ainda mais o problema.

10) Trata a depressão

Acredita-se que a falta de magnésio seja responsável por provocar depressão, problemas mentais e incluindo o vício. O principal motivo se deve ao fato do cloreto de magnésio ter a capacidade de transmitir impulsos elétricos ao cérebro, então à falta dessa ação resulta num desequilíbrio e consequentemente doenças.

11) Reduz o risco de câncer de cólon

Uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Câncer do Japão descobriu que a suplementação com magnésio diminuiu pela metade a chance de desenvolver câncer de cólon, outros tipos de tumores e verrugas. O estudo foi feito com 87 mil pessoas durante 8 anos e o resultado foi que quem consumia 327 mg por dia teve 52% menos chance de ter câncer do que quem consumia 284 mg.

12) Reduz o estresse

Nesse caso o magnésio atua de duas formas: tratando e prevenindo.  Ele diminui o hormônio que potencializa a produção de cortisol e adrenalina, causadores do estresse.

E a prevenção se dá por bloquear o hormônio do estresse para que não chegue ao nosso cérebro.

13) Melhora asma e alergias

Quem sofre com asma pode ter uma melhora significativa por consumir cloreto de magnésio. Uma matéria no Journal of Asthma em 2010 apresentou uma pesquisa onde descobriu que houve melhora da função do pulmão e na qualidade de vida dos pacientes. Outra descoberta foi que consequentemente esse mineral também trata alergias que levam a asma.

14) Previne a Obesidade

Pessoas com sobrepeso tem um nível anormal de leptina que é a sensação de saciedade e ainda tem problemas na capacidade do cérebro de reconhecer esse hormônio. Então, o que acontece é que a leptina avisa que o corpo está cheio, mas a mensagem não chega ao cérebro devido a esse desequilíbrio.

Por causa dessa resistência a leptina, o corpo provoca também uma resistência à insulina o que gera mais ganho de peso.

O bom é que o magnésio é capaz de evitar que isso aconteça por fornecer energia e nutrientes ao organismo evitando a produção de insulina e por fazer o cérebro reconhecer que está saciado.

15) Fortalece o sistema imunológico

Por ser capaz de ajudar a sintetizar os nutrientes no nosso organismo esse mineral poderoso fortalece nosso sistema imune e previne contra infecções e resfriados.

16) Previne pedra nos rins

Para a melhora da saúde renal, o magnésio age expulsando os cristais de oxalato de cálcio e ácidos que provocam cálculos renais.

17) Diminui o colesterol alto

A deficiência de magnésio provoca um efeito rebote no colesterol, quanto menos cloreto de magnésio maior o nível de colesterol ruim nos vasos. Por outro lado, quando o corpo tem boas fontes desse mineral ele aumenta o HDL, o bom colesterol.

18) Regula a temperatura corporal

Seu principal efeito age diretamente no sistema nervoso central que é responsável por equilibrar a temperatura do nosso corpo. Quem sofre de hiperidrose (excesso de suor) pode ter uma melhora significativa com o uso de magnésio.

19) Retarda o envelhecimento

Está comprovado que o magnésio é capaz de evitar o envelhecimento precoce por agir como estimulante na produção de colágeno, por fornecer mais energia ao corpo e por ser um poderoso antioxidante capaz de eliminar toxina e células defeituosas.

20) Melhora o sono

Se desejar ter noites mais tranquilas faça uso diário do cloreto de magnésio. Ele estimula a produção de melatonina, um hormônio calmante, e tenha um sono de boa qualidade.

II) Como posso preparar o cloreto de magnésio?

Procure em farmácias e casas de produtos naturais, cloreto de magnésio do tipo PA (para análise), pois é mais bem aproveitado pelo nosso organismo. O preparo é muito simples, a cada litro de água use 33 g de cloreto de magnésio cristalizado. Ferva a água, espere esfriar e misture com o magnésio. Está pronto o preparo, guarde na geladeira de preferência.

O indicado é a ingestão diária de 50 ml, duas vezes ao dia, porém para melhores resultados procure seu médico.

Lembre-se, apesar de todos os benefícios citados acima o cloreto de magnésio possui contraindicações para:

  • Pessoas alérgicas,
  • Pessoas com problemas renais,
  • Pessoas que sofrem de diarreia,
  • Se estiver fazendo uso de antibiótico.
  • Procure um médico para se certificar que não faz parte desse grupo de risco.

Veja esta entrevista com Dr. Lair Ribeiro sobre os benefícios do cloreto de magnésio (16:45):

Fontes:

https://steptohealth.com/18-incredible-benefits-magnesium-chloride/

http://www.mismo.com.au/benefits-of-magnesium-chloride

http://www.balancemebeautiful.com/benefits-from-magnesium-chloride/

O post 20 Benefícios Surpreendentes do Cloreto de Magnésio apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

20 Benefícios Surpreendentes do Cloreto de Magnésio

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×