Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Coisas que o SUS Oferece Gratuitamente e Você Não Sabia

SUS (Sistema único de saúde) é o nome dado ao sistema de saúde pública no Brasil, que foi inspirado num dos maiores sistemas de saúde do mundo, o do Reino Unido. Conforme estabelecido pela constituição, é direito de cada cidadão receber atendimento gratuito e é dever do Estado prover essa condição por meio do SUS.

Conheça alguns dados impressionantes alcançados pelo SUS:

  • Realiza 95% dos transplantes no Brasil
  • Milhares de pacientes tem atendimento em casa
  • Realiza atendimento de 85% dos casos mais complexos
  • O Brasil é um dos poucos países com sistema público de saúde grátis para todos

Apesar de mais da metade dos brasileiros fazerem uso desse sistema de saúde, muitos não conhecem todos os benefícios que são oferecidos.

Veja a Lista das 10 Coisas que o SUS Oferece Gratuitamente e Você Não Sabe

10 Coisas que o SUS Oferece Gratuitamente e Você Não Sabia

1) Tratamento dentário

O ministério da saúde por meio do SUS tem oferecido a população em geral assistência bucal com dentistas e consultórios capacitados.

Com a elaboração do programa Brasil Sorridente, criado em 2004, ampliou-se a gama de serviços oferecidos que vão desde um simples tratamento de cárie há procedimentos complexos como cirurgias e tratamento de canal.

Atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros foram beneficiados. Para obter o tratamento é necessário ir até o posto de saúde de sua cidade e marcar uma consulta.

2) DIU de cobre

O DIU de cobre é classificado como um dos mais eficazes métodos contraceptivos e pode ser realizado de forma gratuita Pelo Sus. O procedimento consiste em inserir o dispositivo no interior do útero impedindo que o espermatozoide fecunde o óvulo. Esse processo é algo simples e possui duração de 10 anos.

As mulheres indicadas para o uso do DIU de cobre são aquelas que não podem fazer uso de pílulas anticoncepcionais devido há efeitos colaterais ou por quem procura um método facilmente reversível.

3) Pílula anti-HIV

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer um medicamento de nome Truvada que previne contra o vírus HIV. O medicamento fará parte do programa PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e beneficiará principalmente pessoas com maior risco e exposição como: casais soro diferentes,  profissionais do sexo, pessoas transgênero e homossexuais.

A pílula é composta por 2 medicamentos antirretrovirais que devem ser ingerida diariamente antes da exposição ao vírus. A proteção começa em alguns dias após o inicio do tratamento. Alguns estudos comprovaram a eficácia do medicamento em mais de 90% quando usada corretamente.

4) Curso gratuito sobre o uso de plantas medicinais

Esse curso foi inicialmente pensado para qualificar agentes comunitários de saúde visando ajudar no manejo seguro dessas plantas. Porém, pessoas de qualquer idade pode se inscrever e participar das aulas.

Todos os alunos adquirem conhecimento sobre cultivo, preparo e uso medicinal durante as 80 horas de curso.

5) Adesivo para tratamento contra o Alzheimer

Mais de 1 milhão de pessoas portadoras de Alzheimer no Brasil poderão receber de forma totalmente gratuita o adesivo de rivastigmina pelo SUS.

Esse adesivo é necessário para quem sofre da doença já que diminui sintomas como náuseas, perda de apetite e vômitos.

6) Meditação e terapias alternativas

Talvez você não conheça, mas o SUS possui alguns tratamentos pouco convencionais como medicina chinesa, homeopatia, fitoterapia, entre outros. Entretanto, o que mais surpreende é o fato desse plano de saúde gratuito oferecer outras práticas como: meditação, ioga, quiropraxia, reiki, reflexoterapia, ayurveda, shantala, arteterapia, musicoterapia, biodança, dança circular, osteopatia, naturopatia e terapia comunitária de integração que estão incluídas na Política Nacional de Práticas Interativas e complementares.

7) Antipsicótico para tratamento de Parkinson

O medicamento clozapina usado por quem sofre do mal de Parkinson está disponível pelo SUS de acordo com o ministério da saúde. Esse remédio é necessário para tratar as crises de psicoses que é um sintoma da doença.

Os maiores benefícios do seu uso é melhorar a qualidade de vida do portador, diminuir as hospitalizações, dependência e mortes.

8) Cirurgias reparadoras para mulheres que sofreram algum tipo de violência

Desde dezembro de 2015, entrou em vigor a nova lei que oferece tratamento a mulheres que sofreram algum tipo de agressão. Para o atendimento é preciso estar com o boletim de ocorrência ou um prontuário médico que confirme a agressão.

Na primeira consulta o médico deverá ajudar e orientar sobre os tratamentos de recuperação e guia-las a um hospital ou clínica para o procedimento.

9) Shantala, terapia de massagem para bebês

Uma grande novidade para os pais que usam o Sistema Único de Saúde é a terapia Shantala, originária da Índia. Essa técnica consiste em fazer massagem com movimentos suaves e uso de óleo vegetal no corpo do bebê.

Tem se constatado que as maiores vantagens são o aumento do vínculo afetivo entre pais e filhos, deixa o sono tranquilo, elimina gases e acalma o bebê.

10) Cirurgias eletivas (sem grau de urgência)

Talvez você já saiba que o SUS oferece várias operações de urgência e de grande complexidade. Mas existem cirurgias menores que também são oferecidas gratuitamente, são elas:

  • Cirurgia de vasectomia e laqueadura
  • Cirurgia bariátrica (redução de estômago)
  • Cirurgia de hiperidrose (suor excessivo)
  • Cirurgia de mudança de sexo (está disponível para mulheres que não estão satisfeitas com seu corpo e desejam modificar os seios e órgão genital)
  • Cirurgia de catarata
  • Cirurgia de silicone mamário (beneficia mulheres que devido ao câncer de mama tiveram o seio ou parte dele retirado)
  • Cirurgia plástica (a lei 13.239 estabelece que cirurgia plástica reparadora realizada pelo SUS não poderá ser cobrada)

Todo ano são feitas mais de 2,2 milhões de cirurgias desse porte.

Vale ressaltar que os serviços citados acima são oferecidos de acordo com a secretaria estadual ou municipal de cada região.

II) Você sabia? Independente de qual seja seu plano de saúde você ainda faz uso do SUS

O SUS atua em várias áreas da vida do cidadão brasileiro mesmo que isso seja desconhecido. Por exemplo, você usa o SUS quando vai há uma padaria inspecionada pela vigilância sanitária, ou quando os agentes de saúde fazem vistoria na sua casa contra o mosquito da dengue, ao comprar remédios, desinfetantes ou cosméticos, ao ser resgatado pelos bombeiros ou SAMU depois de um acidente. Além de usufruir dos serviços oferecidos para prevenção e melhoria da saúde e se você estiver infectado com qualquer tipo de DST.

Fontes:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34708-voce-sabia-todo-brasileiro-pode-receber-tratamento-dentario-de-graca-no-sus

http://www.brasil.gov.br/saude/2011/04/rede-do-sus-tambem-vai-oferecer-implantes-e-aparelhos-para-dentes

O post 10 Coisas que o Sus Oferece Gratuitamente e Você Não Sabia apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Coisas que o SUS Oferece Gratuitamente e Você Não Sabia

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×