Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 benefícios da abóbora para a saúde

Tags: aboacutebora

Acredita-se que a abóbora, fruto da aboboreira, tenha surgido na América do Sul, os registros da presença desse alimento no dia a dia são antigos, antes mesmo da colonização do Brasil. Cultivada no mundo todo, ela é utilizada para fazer doces, tortas, purês, sopas e diversos outros tipos de pratos.

Dá para aproveitar diferentes partes do vegetal, como as sementes, que geralmente são torradas por alguns minutos e servidas como um aperitivo, a casca que pode ser cozida e acrescentada ao arroz ou farofa e claro, a polpa da abóbora, que dá sabor a tantos pratos diferentes, é até mesmo utilizada em massas, panquecas, salgados e doces. É só usar a criatividade, lembrando que o mais indicado é cozinha-la no vapor, para que seus nutrientes não sejam perdidos.

A abóbora pode ser encontrada de várias formas, existe a italiana, abóbora de pescoço, abóbora japonesa, abóbora paulista e uma das mais conhecidas, que  é a moranga, também conhecida em algumas regiões como jerimum, utilizada principalmente para a preparação de sopas e doces, e apresenta um aspecto alaranjado.

Veja a seguir os 10 benefícios da abóbora para saúde

1. Auxilia na dieta

Dietas são muito conhecidas por terem restrições, mas é fato que uma alimentação balanceada e saudável deve estar presente no dia a dia. Nada melhor do que poder introduzir na rotina, uma dieta que funcione bem para o seu tipo de corpo, objetivos e ainda conte com alimentos ricos em nutrientes.

A preocupação com as calorias é inevitável nessas horas, por isso é importante lembrar que 100 gramas de abóbora possuem em torno de 25 calorias. Além disso, ela tem 0 colesterol e pouquíssima gordura.

2. Previne os problemas oculares

A vitamina A, muito presente na abóbora, conta com diversos benefícios, entre eles, o de contribuir a prevenção de problemas oculares como a catarata, com a qualidade e crescimento da visão.

É importante lembrar que, a deficiência dessa vitamina, dependendo do caso pode levar até a doenças que comprometem não só os olhos, mas também a pele e os ossos, principalmente quando atinge pessoas mais novas.

3. Ajuda na absorção de nutrientes no organismo

A abóbora possui um alto valor nutritivo, entre ele, estão vitaminas do complexo B, será abordada nesse tópico a niacina (B3) que contribui no trato digestivo com a absorção de  nutrientes como proteínas e carboidratos. Ainda mais, pode auxiliar na recuperação de enfermidades no aparelho digestivo.

No entanto, assim como a maioria dos nutrientes, seu excesso pode causar danos a saúde. Por isso é extremamente importante ter orientação profissional, conhecer seu organismo e saber de suas necessidades e melhores indicações.

4. Cuida da pele

Rica em nutrientes, minerais e vitaminas, a abóbora é muito utilizada para tratar da pele em cremes ou por meio da alimentação. A vitamina A e a C, presentes na abóbora, são grandes aliadas da pele. Contribuem para proteger a pele, combater o envelhecimento, deixando-a mais lisinha e firme.

5. Fortalece o sistema imunológico

Devido a seus nutrientes, entre eles alguns antioxidantes, como a vitamina C, a abóbora acaba sendo uma aliada do sistema imunológico, colaborando no combate a agentes nocivos que podem trazer danos e complicações na saúde. Além disso, o zinco e o ferro, também presentes no alimento, colaboram para um bom funcionamento do sistema imunológico.

6. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

A abóbora é apontada como um dos alimentos que ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, principalmente por possuir nutrientes antioxidantes e que ajudam a controlar a pressão arterial, já que a grande alteração da pressão, pode ser um fator de risco para o bem estar.

Além disso, ela possui ferro, que é considerado um dos elementos importantes para a defesa do organismo, lembrando que, tanto seu excesso, quanto sua deficiência, podem causar danos a saúde, como a anemia, em caso de deficiência. Ela ainda contribui com a redução do valor de colesterol, que quando encontra-se em desequilíbrio, pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares, como o AVC.

7. Fortalece os músculos

O sódio e o potássio são dois aliados da saúde muscular, principalmente com o relaxamento muscular e  na prevenção de câimbras. Enquanto a carência de potássio pode causar problemas de crescimento, fraqueza muscular e até mesmo nervosismo, a deficiência de sódio, pode trazer fraqueza, tonturas e dores, lembrando que o excesso de ambos também trazem danos. Por isso, torna-se mais importante ainda prestar atenção na alimentação.

8. Previne o diabetes ( Também indicado para diabetes)

Para quem não tem a doença, a abóbora pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-la, pois como foi dito anteriormente, ela tem um rico valor nutritivo, com antioxidantes e agentes que colaboram na proteção do organismo. Para quem tem diabetes, a vitamina C presente na abóbora é uma das principais causas do alimento ser indicado nesse caso, pois ela ajuda a controlar a doença e a lidar com a função de insulina na diabete tipo 1,  é antioxidante e ajuda a combater os radicais livres.

Suas sementes levam ferro e gorduras insaturadas, que colaboram também com o sistema imunológico e a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, a fibra alimentar, que também está presente na abóbora, pode contribuir para melhorar a glicemia em pacientes que sofrem de diabetes. É uma boa opção para acrescentar no cardápio, é o tipo de alimento que deve ser consumido em quantidades moderadas em uma alimentação equilibrada.

9. Mantém a regularidade do trânsito intestinal (bom para o prisão de ventre)

Como dito anteriormente, a abóbora contém fibra alimentar, e ela colabora com a prevenção da obstipação intestinal. Ela ajuda a manter a regularidade do trânsito intestinal, pois quando não ocorre a regularidade e o indivíduo está passando por obstipação, dores e outros desconfortos podem surgir.

10. Melhora o humor

As sementes de abóbora são ricas em triptofano e ajudam a melhorar o humor. Acredita-se que essa substância esteja ligada a sensação de bem-estar. Ele participa da produção de serotonina, que é importante nos processos do sono e do humor.

Como comprar abóbora?

Para comprar a abóbora, é essencial observar a casca, é indicado escolher aquelas que possuem cascas lisas, sem ferimentos, sem manchas e sem brilho, pois com o brilho, pode indicar que foram colhidas muito novas.

Veja a seguir um vídeo sobre os tipos e benefícios da abóbora:

Gostou do conteúdo? não esqueça de curtir, compartilhar ou deixar comentários. Contamos com você para melhorarmos ainda mais a qualidade. 

O post 10 benefícios da abóbora para a saúde apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 benefícios da abóbora para a saúde

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×