Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 Mitos e Verdades Sobre a Vasectomia

Vasectomia-mitos-e-verdades-capa 2

Você já pensou em fazer Vasectomia? Se pensou em fazer ou teve interesse no assunto é com você que eu falo. Vamos tirar várias dúvidas aqui. Até o final das linhas você vai saber mais sobre Vasectomia do que sabia antes.

A vasectomia é um método usado pela medicina e indicado para homens que não querem mais ter filhos. Está tendo uma aceitação cada dia maior, porém ainda gera muitas dúvidas e até medo em boa parte dos homens que pensam em fazê-la.
Se vai brochar ou se vai perder a ereção é a primeira coisa que os homens querem saber. Se o sexo vai continuar bom como era antes da vasectomia, se vai continuar tendo prazer, são outras dúvidas que aparecem.

Com a Vasectomia o sexo pode ser ainda melhor.
Imagine você agora poder transar sem medo de engravidar alguém? Para muitos homens isso é um alívio, uma preocupação a menos. Por isso o sexo pode ser até melhor do que já era.
Se a cirurgia for bem feita ela gera uma segurança impossibilitando a fecundação, pois não vai deixar os espermatozoides saírem na ejaculação. Para lhe esclarecer, você vai continuar ejaculando, isso estará tudo normal, só não terá a presença dos espermatozoides que é uma parte invisível a olho nu de tão pequeno que eles são.
Portanto, você poderá continuar com ereção, com prazer e ejaculando normalmente.

5 mitos e verdades sobre a Vasectomia

Mitos:

vasectomia mitos e verdades

1) Vasectomia deixa impotente.

Não é Verdade. Vasectomia não deixa ninguém brocha, não deixa impotente, não deixa você com uma Disfunção erétil. Se isto ocorrer você deve necessariamente procurar por psicólogos especialistas em sexualidade para lhe avaliar, porque alguma outra coisa aconteceu e provavelmente o problema não está nos testículos. Vasectomia não corta nenhum canal de ereção, não interfere nas artérias que deixam o pênis duro.

2) Vasectomia é dolorosa

Não é verdade. A cirurgia é mais simples do que você pode imaginar. É um pequeníssimo corte. Inclusive você pode depois de poucas horas já caminhar, se mover, dirigir inclusive. Tudo depende da sua recuperação e também do profissionalismo do seu médico que fará com você a cirurgia.

3) Vasectomia tira a libido

Não é verdade. A Vasectomia não é responsável nem tem esse poder de tirar a libido. Se algo neste sentido estiver ocorrendo você deve buscar um profissional especialista em sexualidade ou um Andrologista para uma avaliação. Após a cirurgia a libido não pode estar sendo alterada negativamente.

4) Vasectomia diminui o tamanho do pênis

Não é verdade. A cirurgia não interfere em nada que diminua o tamanho do pênis. O tamanho do pênis é definido geneticamente, vem na sua carga genética, e a vasectomia é somente um corte em um micro canal interno entre os testículos e o canal que expulsa o esperma para fora do corpo; e isto em nada tem a ver com o tamanho do seu órgão.

5) Vasectomia feita, para sempre infértil.

Não é verdade. A Vasectomia pode ser revertida sobretudo se for revertida antes dos 10 anos dela feita. E se você um dia decidir reverter deve conversar com seu médico, quem fez a vasectomia ou outro médico responsável e competente para nova cirurgia. Vasectomia tem reversão se você desejar.

Verdades:

vasectomia antes e depois

1) Vasectomia mantém os espermatozoides sendo produzidos.

Verdade. A cirurgia não acaba com os espermatozoides, ela só impede os mesmo de chegarem ao canal de saída do corpo. O que vai ocorrer é que eles serão produzidos e serão absorvidos novamente pelo organismo. Seu corpo continuará produzindo espermatozoides.

2) Vasectomia feita ainda precisa usar preservativo.

Verdade. Isto mesmo. Logo depois da cirurgia feita, nos primeiros dias, você ainda precisa se proteger durante várias ejaculações para fazer, dias depois da cirurgia, um teste para verificar se de fato não contém espermatozoides no líquido ejaculado. Após este teste que seu médico orientará, você pode transar sem camisinha que aí estará seguro.

3) Vasectomia precisa de indicação ao psicólogo.

Verdade. Embora nem todo médico faça, ao encontrar um cliente que decide fazer vasectomia, a indicação é que este médico direcione seu paciente para uma avaliação também com um psicólogo preferencialmente especialista em sexualidade. Por isso que alguns médicos fazem a consulta e marcam a cirurgia para somente 60 dias após o paciente chegar para a primeira consulta. Justamente para dar tempo do paciente avaliar se é de fato isto que deseja e neste caso um psicólogo especialista em sexualidade é sempre indicado.

4) Vasectomia tem que ter a autorização também da parceira.

Verdade. Neste caso, se você for casado, ou tiver uma relação/união estável, de acordo com a lei, o médico deve exigir autorização por escrito da parceira. Neste sentido ela também deve autorizar que a cirurgia seja feita. Há quem não peça isto ou que por outras situações não exija a autorização. Vai de cada um o comportamento profissional.

5) Vasectomia melhora o sexo

Verdade. Aliás isto ocorre na grande maioria dos casos. Porque após a cirurgia é mais seguro e o sexo fica menos tenso quando se sabe que não se corre o risco de engravidar. Nesta situação, o sexo tende a ficar melhor com a segurança alcançada pela cirurgia feita.

Independente do desejo ou não de ter filhos, independente ou não de querer fazer a cirurgia, saiba que ela existe, que é muito mais simples do que a maioria dos homens imagina e que traz muitos benefícios quando ela é feita sob consenso.
Decida sobre sua sexualidade e se a Vasectomia fizer parte dos seus planos busque bons médicos e bons psicólogos que você estará bem amparado sempre.

Autor: Marlon Mattedi
Co-fundador do Portal Sexosemdúvida.com. Psicólogo Especialista em Sexualidade Humana. Pós-graduado em Terapia Sexual e Master em Terapia de Casal. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. CRP 12/03841.

Compartilhe este artigo

O post 5 Mitos e Verdades Sobre a Vasectomia apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

5 Mitos e Verdades Sobre a Vasectomia

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×