Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Benefícios Incríveis do Tigernuts para a Saúde

Tigernuts ou chufa é uma raiz de sabor adocicado parecida com a noz de origem africana. Ela é bem conhecida na Espanha devido à orchata de chufa (uma bebida bem nutritiva) e aos poucos tem conquistado os brasileiros.

Por trazer vários benefícios à saúde ela é classificada como um superalimento de alto valor nutricional rico em vitaminas, fibras, gorduras boas e antioxidantes capazes de tratar doenças do coração, câncer, problemas intestinais, diabetes, entre outras.

No meio fitness, ela é famosa por ajudar no emagrecimento, na formação de músculos e na manutenção de ossos saudáveis.

Descubra a partir de agora os principais benefícios de tigernuts.

1- Ajuda a emagrecer

Por promover o emagrecimento saudável, a tigernuts tem ganhado adeptos no mundo todo. Um fator interessante é a grande quantidade de antioxidantes que melhora as funções intestinais e o metabolismo em geral. Seu alto teor de fibra, ultrapassando a aveia, ajuda na digestão e inibe a vontade de comer. Problemas como indigestão, dores estomacais e intestino irritável podem ser tratados com o consumo dessa raiz.

2- Previne doenças do coração

Pacientes portadores de doenças cardíacas podem se beneficiar dos vários nutrientes presentes na chufa. Entre eles estão os aminoácidos, especialmente a arginina, capazes de tratar e reduzir os riscos a saúde do coração. A arginina desobstrui os vasos sanguíneos entupidos, previne a dor no peito, insuficiência cardíaca e trata a dor de cabeça devido aos vasos sanguíneos entupidos.

Além disso, a vitamina E e as gorduras boas contidas no tigernuts promovem um coração saudável.

3- Ajuda no tratamento de diabetes

Uma das maiores dificuldades de pessoas diabéticas é ter uma boa alimentação. Para esses pacientes encontrar comidas que tratam seu problema é ainda pior. Nesse caso, uma boa sugestão é o consumo de tigernuts que contém fibra insolúvel capaz de regular o açúcar no sangue.

4- Combate o câncer

Esse superalimento é rico em antioxidantes que protegem o corpo das células defeituosas do câncer e preveni seu reaparecimento. Dentre esses, a vitamina E se destaca por fazer parte de um composto de gorduras solúveis que mantém as células do corpo saudáveis.

5- Ideal para intolerantes à lactose

Cada vez mais casos de intolerantes a lactose tem se tornado comum. O maior problema para essas pessoas é a deficiência de cálcio por não consumir leite de vaca. Uma boa notícia é que o leite extraído do tigernuts pode ser um substituto por não ter lactose. Ele também possui uma alta concentração de cálcio, o que ajuda na manutenção de ossos saudáveis além de ser super nutritivo.

6- Trata a impotência sexual

Apesar de não haver comprovação científica várias pessoas por muitos anos tem usado essa raiz para tratar de forma paliativa problemas de disfunção erétil. Acredita-se que por conter arginina, ela melhora a circulação de sangue nos órgãos sexuais normalizando suas funções.

7- Trata a anemia

Um dos maiores causadores da anemia é a deficiência de ferro no organismo. Estudos mostram que a chufa tem maior concentração de ferro do que o leite de vaca e o fígado de boi. Esse alimento também é indicado para pessoas vegetarianas por suprir vários nutrientes que a carne possui.

8- Combate a desnutrição

Países como a África que tem muitos casos de desnutrição usam o tigernuts para combater esse mal, principalmente em crianças. Propriedades como altas quantidades de amido, fibras, gorduras boas, minerais como fósforo, magnésio, cálcio, cobre e vitaminas C e E suprem qualquer deficiência nutritiva. Inclusive pode ser usado na dieta de pessoas com câncer.

9- Rica fonte de proteína

Tigernuts é muito indicado para quem faz academia e musculação porque contém proteína. Essa propriedade é de fundamental importância para a construção e manutenção de músculos e ossos. Essa raiz pode ser usada para substituir suplementos alimentares a base de proteína.

10- Boa fonte de vitaminas

Estudos mostram que a chufa tem altas quantidades de vitamina principalmente E e C responsáveis por combater várias doenças. A vitamina E é ideal para o tratamento de doenças de pele além amenizar o aparecimento de rugas. Já a vitamina C trata o câncer e doenças do coração.

No Brasil podemos encontrar esse alimento na forma de farinha integral e sem casca, ideal para consumir em frutas e receitas doces de salgadas.

Podemos concluir que a tigernuts é um dos alimentos mais nutritivos que existem e o melhor de tudo é que pode ser consumido por pessoas de todas as idades, pois não possui contra indicação. Também não contém glúten e pode ser consumida por intolerantes a lactose e castanhas.

Fontes:

http://www.beautyandtips.com/healthy-eating/10-wonderful-health-benefits-of-tiger-nuts/

http://medlicker.com/1062-tiger-nuts

Artigos Relacionados

O post 10 Benefícios Incríveis do Tigernuts para a Saúde apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Benefícios Incríveis do Tigernuts para a Saúde

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×