Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Dicas para Pais e Filhos se Divertirem nas Férias Sem Viajar

Quando nos tornamos Pais toda a nostalgia de nossa infância vem à tona, nos deixando com gostinho de saudade daquela época em que nossa única preocupação era brincar com os amiguinhos e fazer as tarefas da escola. Em busca de reviver tais momentos, muitos pais vão atrás de maneiras diversas de participarem de brincadeiras com Seus Filhos, principalmente nas férias, mas em decorrência do mundo moderno, grande parte das crianças hoje em dia, seguem vidradas em aparelhos celulares ou joguinhos de computador, tornando cada vez mais difícil a socialização saudável entre pais e filhos.

Em vista desse cenário moldado pela alta tecnologia, o desafio dos pais tornou-se também, conseguir promover a diversão de seus filhos, até mesmo quando o orçamento familiar está curto, pois nem sempre é possível fazer aquela viagem dos sonhos que as crianças tanto esperam toda vez em que as férias ocorrem.

E para ajudar esses pais a reviverem seus momentos mais felizes de infância e proporcionarem aos seus filhos, uma diversão saudável gastando pouco ou nada, o artigo em questão, irá dar 10 dicas de brincadeiras e passatempos que podem ser realizados com seus filhos, tornando suas férias inesquecíveis. Veja a seguir:

10 Dicas para pais e filhos se divertirem nas férias sem viajar

1. Faça uma sessão de cinema em casa

Essa dica é bem simples e basta que os pais montem uma sessão de cinema em casa com filmes que prendam a atenção da criança. Para deixar ainda melhor, os pais podem chamar os coleguinhas do seu filho e escolher um filme que eles gostem, com direito a pipoca e suco. Dentre os filmes, “Harry Potter”, “Procurando Nemo” e “A Era do Gelo”, por exemplo, são ótimas pedidas.

E se por ventura, as crianças ficarem entediadas com o filme, irão se divertir até com a outra criança. Criança quando se junta com outra, se diverte até fazendo nada! E lembre-se: Você também deve participar dessa diversão.

2. Faça um piquenique com as crianças

Essa opção de lazer também é bem simples e uma ótima dica para fazer as crianças se divertirem ao ar livre, gastando muito pouco. Os pais podem ser criativos e com certeza irá garantir a diversão de seus filhos.

Os mesmos devem descobrir um local que esteja em contato com a natureza, se caso não morem próximo ou não tenham acesso a nenhum local ao ar livre, podem fazer o piquenique no quintal de sua casa, o importante é abusar da imaginação.

Além disso, os pais podem fazer brincadeiras que trabalhem todos os sentidos, inclusive o paladar, com uma brincadeira de adivinhar o sabor de algum alimento, por exemplo.

3. Faça um Campeonato de jogo

Sem dúvida, as crianças adoram jogos e campeonatos. E essa terceira dica, com certeza deve fazer parte do cardápio de brincadeiras que os pais devem promover com seus filhos. Chamem os coleguinhas para brincarem também e até desenvolver algum prêmio para quem vencer o campeonato.

Dentre os jogos pode-se escolher entre: Baralho, quebra-cabeça, dominó, mímica, xadrez, dama, videogame ou qualquer outro que os pais conheçam o que não faltam são jogos para distrair as crianças nas férias.

4. Faça uma Culinária divertida

Crianças adoram comer guloseimas e diversos alimentos divertidos e gostosos. Que tal colocar a mão na massa e brincar de chef de cozinha? As crianças podem escolher a receita, ajudar a prepará-la e decorar com muita criatividade.

Os pais devem sempre guiar a criança para que nada aconteça durante a preparação. Uma outra dica é vocês escolherem algo novo, que nunca cozinharam, assim a brincadeira ficará ainda mais divertida para ambos.

5. Faça um caça ao tesouro na sua casa

Essa quinta brincadeira é bem divertida e sem dúvida as crianças adoram, pois aguçam seus instintos curiosos. Primeiramente os responsáveis devem montar as equipes que participarão da gincana. Uma delas esconderá o tesouro, que pode qualquer coisa, até ser algum objeto curioso.

Em seguida, essa mesma equipe deverá dar à outra equipe, pistas do local onde tesouro está escondido, valendo ressaltar que uma pista deve depender da anterior para ser desvendada. Essa brincadeira é uma ótima oportunidade de promover a cooperação entre pais e filhos, onde os pais podem aproveitar o espírito de equipe para mostrar aos filhos que os apoiam e consequentemente para transmitir-lhes segurança.

6. Faça um campeonato de corrida de saco

A corrida do saco é uma brincadeira bem antiga que com certeza muitos pais devem conhecer. Além de ser simples, remete à disputa fator este que animam a maioria das crianças. Para a brincadeira, o pai precisa providenciar alguns sacos feitos de feltro, tecido ou plástico, que inclusive devem ser grandes e resistentes.

Depois é só se divertir. Pode-se definir um prêmio também, para quem vencer a corrida do saco. Além do modo tradicional, pode-se também chamar amiguinhos e pais de seus filhos e promover uma disputa entre pais e filhos. Respeito, cuidado e companheirismo, com certeza são valores que dominarão o jogo.

7. Faça uma sessão de histórias

A maioria das crianças adoram ouvir histórias e nessa dica, os pais têm duas opções: Ler alguma história de algum livro para seus filhos antes deles dormirem, por exemplo, ou promover uma rodinha à noite, entre eles e suas crianças e contarem as histórias que eles viveram em suas infâncias. Juntamente com essa sessão de histórias, os pais podem fazer pipoca ou oferecer qualquer lanchinho e suco para eles se divertirem.

8. Faça uma tarde de pular corda

Essa dica é super saudável, pois colocará seus filhos em movimento e sem dúvida irá garantir que eles se divirtam como nunca. Basta ter uma corda mais longa, que dê para bater com duas pessoas, enquanto uma pula. O bom dessa brincadeira é que ela pode ser feita em qualquer lugar: na sua casa, num parque, na rua onde você mora e onde você desejar.

9. Faça um telefone sem fio

Chame seus filhos e conte para eles sobre as brincadeiras que você fazia na infância. Dentre elas, convide-os para brincar também. Aqui nós deduzimos o telefone sem fio, porém, você pode escolher qualquer outra. Nesse caso, é bastante simples: você deve reunir-se com eles e até chamar seus coleguinhas para a brincadeira ficar mais divertida.

Em suma, uma pessoa irá escolher uma palavra e falar baixinho no ouvido de quem está ao seu lado, e a pessoa deverá falar essa mesma palavra no ouvido do próximo coleguinha e assim sucessivamente.

A graça da brincadeira é que nem sempre as pessoas escutam direito a palavra e no fim da rodinha acabam falando algo nada a ver com a palavra escolhida pela primeira pessoa, tornando-a cada vez mais engraçada e divertida. Escolha algum doce para dar a todos que estão brincando, caso a palavra escolhida inicialmente, chegue certinha até a última pessoa da roda, como prêmio.

10. Empine pipa

Empinar pipa é simples e as maiorias das crianças gostam. A brincadeira será ainda mais segura, visto que terá a supervisão dos pais. Se você mora perto de algum lugar mais livre e seguro, opte por ele para brincar e se quiser você pode até criar a pipa com seus filhos, ao invés de comprá-la, o que tornará a brincadeira ainda mais divertida.

Dependendo do tempo de férias que seus filhos terão, você pode montar um cronograma de brincadeiras, para garantir que todos os dias seus filhos irão fazer algo divertido e inesquecível. Além dessas brincadeiras aqui expostas, você pode também lembrar-se de outras que você brincava na infância e trazer elas para seus filhos, é só usar a imaginação. O importante é não desanimar e ter a certeza de que, independente do orçamento familiar, é possível sim divertir-se com pouco. A palavra-chave é união.

Compartilhe e comente abaixo

O post 10 Dicas para Pais e Filhos se Divertirem nas Férias Sem Viajar apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Dicas para Pais e Filhos se Divertirem nas Férias Sem Viajar

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×