Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como Aliviar a Azia em um Instante?

A Azia é um problema gastrointestinal onde o ácido clorídrico é produzido em excesso e secretado no estômago, causando queimação e dor que sobe do esôfago até a garganta, gosto amargo na boca, sensação de fome e regurgitação (quando há expulsão de pedaços dos alimentos sem que haja náusea).

Isso acontece devido ao refluxo esofágico, alimentos mal digeridos, comer rapidamente, ingerir alimentos como fritura, café, gordura e bebida alcoólica, etc, interferindo na qualidade de vida da pessoa.

I) Veja a seguir como aliviar a azia em um instante:

1) Beba água com bicarbonato de sódio

Para neutralizar o ácido do estômago, utilize uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, que é uma base e tem o PH alto, ajudando no alívio da queimação. Só tome cuidado para não exagerar, pois ele é rico em sódio e se usado em excesso pode reter líquido no organismo.

2) Tome um copo de leite de soja ou desnatado

Muita gente utiliza leite integral para abater a queimação, porém sua forma integral contém muita gordura, que pode piorar os sintomas da azia. Prefira tomar meio copo de leite desnatado, que não possui gordura, ou de soja, que possuem PH baixo, neutralizando o ácido do estômago. Você pode tomá-lo gelado, assim também como água gelada.

3) Masque um chiclete sem açúcar

Mascar um chiclete aumenta o fluxo salivar, ou seja, a saliva ao ser engolida faz o ácido seguir do esôfago para o estômago. Sempre mastigue um chiclete sem açúcar após cada refeição por 30 minutos e assim aliviar a queimação.

4) Tome um antiácido

Quando ocorrer uma crise de azia, os antiácidos, como o hidróxido de magnésia e de alumínio, por exemplo, podem ajudar no alívio dos sintomas. Alguns antiácidos podem ser utilizados por até duas semanas, pois passando deste tempo e ainda persistindo os sintomas, é necessário consultar um médico para avaliar melhor o seu caso.

5) Permaneça em pé ou sentado

Nunca deite diante de uma crise de azia, pois ao ficar na posição deitada o ácido gástrico fica parado no esôfago. Então ao sentir a queimação, permaneça sempre sentado ou em pé, para o ácido descer e se manter no estômago.

6) Use uma calça leve e confortável

Ao sentir os sintomas da azia, se você utilizar roupas muito justas ou que apertam o abdome só pioram a queimação, pois exercem uma pressão muito alta nesta região. Então utilize calças mais leves e soltas.

7) Mude seus hábitos alimentares

Certos alimentos e bebidas favorecem os sintomas da azia, já que possuem o PH ácido, como pimentas, frituras e gorduras, condimentos, embutidos, café, chocolate, cebolas, sucos de frutas ácidas (como a laranja e o limão), refrigerantes, álcool, molhos, vinagre, etc. Então, diante de uma crise de azia, evite consumir estes itens.

8) Tome um chá de ervas

Alguns chás combatem a queimação, dor estomacal, cólicas e náuseas, como o de camomila, alcaçuz, gengibre e aloe vera. Eles possuem ação antiinflamatória e também desintoxicam o organismo. Você pode tomar um desses chás 15 minutos antes de alguma refeição, adicionando mel ao invés de açúcar.

9) Deixe de comer duas horas antes de dormir

Se você dormir com o estômago muito cheio fará com que os sintomas da azia piorem drasticamente, prejudicando seu sono e aumentando as dores estomacais. Sempre coma duas horas antes de dormir, para assim seu corpo digerir melhor os alimentos e aliviar a queimação.

10) Coma frutas que possuem antiácidos naturais

Algumas frutas, como a banana e a maça, contém antiácidos naturais que ajudam a aliviar a azia e o refluxo. Além disso, qualquer alimento ingerido sempre deve ser comido devagar, sem pressa, para evitar sofrer de refluxo esofágico. Evite também comer grande variedade de alimentos ao mesmo tempo em uma refeição, para não sobrecarregar o estômago e propiciar a queimação.

II) Como prevenir novos episódios de azia?

Para evitar novos episódios de azia, seguem algumas dicas:

  • Evite o abuso de bebidas alcoólicas, já que elas irritam as membranas estomacais e produzem mais ácido.
  • Mastigue bem os alimentos para produzir menos ácido no estômago.
  • Coma a cada três horas para evitar ficar de estômago vazio e ter azia.
  • Evite fazer atividade física após as refeições para não produzir mais ácido gástrico.
  • Evite tomar café, chás com cafeína e refrigerantes ou qualquer bebida com gás após as refeições, pois aumentam a pressão dentro do estômago e propiciam mais queimação.
  • Evite o abuso de bebidas alcoólicas, já que elas irritam as membranas estomacais e produzem mais ácido.
  • Evite o fumo, pois o cigarro diminui a proteção do muco gástrico.
  • Perca peso caso esteja acima do normal, uma vez que há uma pressão maior de gordura sobre o estômago.
  • Utilize um travesseiro anti-refluxo para elevar a parte superior do corpo e fazer com que o ácido gástrico permaneça no estômago ao invés de subir para o esôfago.

Veja também este video animado que explica sobre a azia (1:58): 

Fonte:

http://www.rapidhomeremedies.com/how-to-get-rid-of-heartburn.html

O post Como Aliviar a Azia em um Instante? apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Como Aliviar a Azia em um Instante?

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×