Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como solucionar problemas de áudio do computador

Verificações simples na configuração do sistema podem solucionar os problemas de áudio de um dispositivo

Problemas com a saída de áudio do dispositivo são frequentes em PCs Windows. A origem das falhas no som de um computador pode ser diversa, mas costuma se reduzir a problemas com o hardware, configurações do sistema ou drivers desatualizados.

Como as falhas de hardware são mais difíceis de consertar, convém descartar outras causas antes de trocar qualquer componente do Dispositivo.

A solução pode ser simples. Se o áudio de um computador não funciona ou apresenta defeitos, recomenda-se tentar as soluções a seguir.

1. Determinar o dispositivo de reprodução de áudio
Quando um usuário troca de dispositivo de reprodução do fone de ouvido ao som integrado do sistema, por exemplo, pode ser preciso configurar o novo dispositivo como pré-determinado. Para isto, basta acessar o Painel de Controle > Som, escolher o dispositivo de reprodução e defini-lo como pré-determinado.

2. Conferir a configuração de áudio
Mesmo que possa parecer excessivamente simples, é preciso verificar se o dispositivo de reprodução está silenciado ou não. Basta verificar se o ícone do alto-falante na barra de tarefas apresenta um “x” do seu lado. 


Neste caso, é preciso clicar no ícone para ativá-lo. Se isso não funcionar, pode ser que alguma outra configuração do sistema esteja impedindo que o áudio funcione corretamente. Para comprovar, basta clicar com o botão direito sobre o ícone do alto-falante na barra de tarefas do Windows e abrir a opção “Solucionar problemas de som” para verificar se o dispositivo não se encontra silenciado.

3. Atualizar os drivers de áudio
A placa de som e os dispositivos que reproduzem áudio em um computador precisam se comunicar com o sistema operacional para funcionar corretamente. O driver é o software que interage com o sistema operacional para garantir o correto funcionamento do dispositivo. 

É bastante comum que os fabricantes destes dispositivos publiquem atualizações dos seus drivers para introduzir melhoras, reparar erros e fazê-lo compatível com as atualizações do sistema. 

Por isso, frequentemente os problemas com a reprodução de áudio em um PC podem ser corrigidos com a atualização de drivers.

Para atualizar os drivers de áudio manualmente é preciso acessar o Gerenciador de Dispositivos do Windows 10. Para isso, basta pressionar as teclas de Windows + X. Na categoria “Controladores de som, vídeo e jogos”, deverá selecionar o dispositivo cujo driver queira atualizar e clicar em “Atualizar driver”

O Windows buscará o software do driver mais atualizado e, se encontrar uma versão mais recente, sugerirá sua instalação.

Se prefere uma opção mais rápida para poder atualizar vários drivers ao mesmo tempo, pode usar um programa como DriverMax. Desta forma, o próprio programa monitorará seu computador e detectará quais são os drivers que precisam ser atualizados. Para atualizá-los, bastará selecioná-los e clicar em “Baixar e instalar”.

Além de detectar rapidamente os drivers que precisam ser atualizados, este método permite atualizar múltiplos drivers ao mesmo tempo. Outra vantagem do programa é o fato de dispor de uma grande biblioteca de drivers, além de um algoritmo de combinação de drivers. 

O algoritmo permite que o programa possa oferecer o driver mais adequado nos casos raros que o driver original não esteja disponível.

Se deseja conhecer ou baixar o programa, visite o site do DriverMax.

Se você gostou deixe um comentário!

Leia também:

  • Como pagar contas de água, luz e telefone com cartão de crédito e sem taxas
  • Como recarregar o Bilhete Único com cartão de crédito em SP
  • Empresas que realmente pagam para o usuário responder pesquisas online



This post first appeared on Infotec Blog - Tecnologia Em Primeira Mão!, please read the originial post: here

Share the post

Como solucionar problemas de áudio do computador

×

Subscribe to Infotec Blog - Tecnologia Em Primeira Mão!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×