Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Direito Autoral: Como ele funciona na internet?

No âmbito legal, a questão do direito autoral pode gerar muitas dúvidas e diferentes interpretações, uma vez que baseia-se na propriedade intelectual e artística.

Quando a questão está em obras digitais, a dúvida aumenta, mas as diretrizes sobre a autoria são as mesmas.

Segundo Lei de Direitos Autorais – Lei 9.610/98 – autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica, e a ele compete usufruir de sua obra, sendo que a utilização da mesma por terceiros deve ocorrer mediante autorização do autor.


Em caso de morte do autor, sua obra passa a ser de domínio público após 70 (setenta) anos, quando pode ser utilizada sem a necessidade de autorização ou pagamento sobre Direitos Autorais.


Direito autoral na Internet
As obras publicadas na internet estão protegidas pela Lei, como rege o artigo 7 da Lei de Direitos Autorais, que estabelece a proteção das obras “expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro”.

Com essa base, entende-se que qualquer violação aos direitos do autor executada online é passível das mesmas sanções que as veiculadas em outros meios. Portanto, compartilhar sem autorização ou créditos algum conteúdo da web pode levar à um processo judicial.

São consideradas violações da Lei:
  • Reprodução parcial ou integral;
  • Edição;
  • Adaptação e arranjo musical;
  • Tradução;
  • Inclusão em produção audiovisual;
  • Distribuição;
  • Utilização da obra de forma direta ou indireta.
Caso o autor sinta-se prejudicado segundo a Lei dos Direitos Autorais, deve procurar um advogado e ingressar com uma ação de indenização na Justiça. Caso o reclamante não deseje indenizações financeiras, pode ainda pedir a retirada do conteúdo de veiculação.
Registro de obra

O registro de uma obra intelectual é recomendado, uma vez que serve como prova em processos de reclamação sobre autoria, mas não é obrigatório. Existem outras maneiras de provar que é o autor de determinada obra, mas o registro facilita a prova e é acessível, uma vez que possui baixo custo.

  Se você gostou deixe um comentário!

Leia também:
  • Como limpar um computador corretamente
  • Conheça as tecnologias que podem ser vestidas
  • Portal de buscas oferece prêmios aos usuários




This post first appeared on Infotec Blog - Tecnologia Em Primeira Mão!, please read the originial post: here

Share the post

Direito Autoral: Como ele funciona na internet?

×

Subscribe to Infotec Blog - Tecnologia Em Primeira Mão!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×