Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conhecimento sobre resoluções

Hoje estamos em uma era totalmente avançada e aberta para novos conhecimentos sobre tecnologias de resoluções. Pare e pense na qualidade de imagem das telas de Led, na tela do seu celular com suporte a Full hd (Full High Definition, que significa Máxima Alta Definição). Tudo está relacionado à busca pela melhor resolução e qualidade na exibição de imagens em telas. Existem hoje diferentes nomenclaturas para definir as resoluções, por exemplo temos HDFull HD1080p4K,8K e XVGA. Você já perguntou qual é a diferença entre essas tecnologias de resoluções? Se já, prepare-se para descobrir agora.
     
O que é resolução?

Algumas pessoas confundem resolução com tamanho de tela, mas não tem nada haver com isso. Podemos definir resolução como sendo a quantidade de Pixels ou pontos em um determinado espaço. Sendo assim, quanto maior a quantidade desses pontinho em um espaço melhor se torna a resolução.



Tamanho de tela e resolução são duas coisas totalmente distintas. A primeira tem haver com as dimensões físicas da tela e a segunda com a quantidade de informações que podem ser colocadas e distribuídas nesse espaço. Toda imagem visualizada em uma tela qualquer é distribuída em minúsculos pontos chamados de Píxel. Estes são responsáveis pela qualidade se forem colocados mais píxels em um determinado espaço da tela. Estes pixels são organizados em linhas (horizontal) e colunas (vertical). A resolução, portanto, nada mais é do que a medição que indica quantos pixels há em cada linha e em cada coluna da tela.

O tamanho da tela não determina a quantidade de pixels, assim como também um monitor ou uma tv nem sempre vai ter uma resolução melhor que alguns celulares. Podemos encontrar por exemplo um Apple iPhone 5s que consiga exibir uma melhor resolução de imagem que um monitor de 20 polegadas. Isso acontece porque com o avanço das tecnologias os pixels se tornaram tão pequenos que se pode colocar mais desses pontinhos em um espaço, mesmo em dimensões pequenas como o do Apple iPhone 5s. No caso do iPhone e outros produtos da Apple, este feito deve-se a uma tecnologia que a empresa chama comercialmente de Retina. Trata-se de uma técnica que permite a obtenção de pixels tão pequenos (78 micrômetros no iPhone 4 e 86 no iPad 3, por exemplo) que o efeito obtido equivale à existência de quatro pixels onde antes havia um só.
           

           

Resolução VGA


VGA (Video Graphics Array) é um padrão de saída de vídeo criado nos anos 1980. Foi o principal formato do tipo no mercado por muito tempo, até perder espaço progressivamente para padrões mais sofisticados, como DVI e HDMI. Uma das características predominantes dessa resolução era o uso da resolução 640x480, esse padrão utilizado. Mas ai no ano 2000 foram surgindo telefones e dispositivos móveis que tinha o VGA como referência, fazendo uso de suas variantes. As variações de resoluções VGAs utilizadas em dispositivos móveis variava segundo o tamanho da tela e píxels distribuídos nesse espaço físico.


  • VGA: 640 x 480 pixels;
  • WVGA: 800 x 480 pixels;
  • FWVGA: 854 x 480 pixels;
  • QVGA: 320 x 240 pixels;
  • QQVGA: 160 x 120 pixels;
  • HQVGA: 240 x 160 pixels;
  • WQVGA: 400 x 240 pixels;
  • HVGA: 480 x 320 pixels;
  • WVGA: 800 x 480 pixels;
  • SVGA: 800 x 600 pixels;
  • DVGA: 960 x 640 pixels;
  • WSVGA: 1024 x 600 pixels.
Resolução XGA

XGA (Extended Graphics Array) surgiu na década de 1990 como complemento às especificações do VGA e do Super VGA. No que diz respeito às resoluções, este padrão é usado para indicar a combinação de 1024 x 768 pixels que, por muito tempo, foi muito comum em telas no formato 4:3. Assim como na resolução VGA aqui também temos algumas variações, de acordo com o tamanho da tela e pixels distribuídos.

Aqui também há variações mais "alargadas" e devidamente chamadas de WXGA (Wide XGA). Este nome pode se referir a pelo menos seis resoluções:
  • 1152 x 768 pixels;
  • 1280 x 720 pixels;
  • 1280 x 768 pixels;
  • 1280 x 800 pixels;
  • 1360 x 768 pixels;
  • 1366 x 768 pixels.
Um exemplo de dispositivo que usa essa resolução é smartphone Google Nexus 4 que faz a combinação 1280x768.
O Nexus 4 tem tela com 1280 x 768 pixels
Resolução HD (720p)
Com o advento de telas mais sofisticadas em dispositivos móveis e o surgimento de tvs em LCD,LED e PLASMA, fez-se necessário adotar um padrão de resolução que atendesse satisfatoriamente a exibição de imagens mais nítidas e de boa qualidade. Foi ai que surgiu a resolução HD, sigla para High Definition (Alta Definição).
O HD faz referência à resolução de 1280 x 720 pixels, que por sua vez combina com telas widescreen (16:9). Em geral, as imagens que respeitam esta resolução apresentam qualidade bastante satisfatória.

Resolução FullHD (1080p)

Se a resolução em HD é boa, a resolução em fullhd é melhor ainda, pois a mesma representa a resolução de 1920 x 1080 pixels, igualmente (ou mais) apropriada à proporção de 16:9.

TV Full HD

Resolução 4K

Ainda estamos apreciando nossos dispositivos Full HD, mas a indústria não perdeu tempo e já tornou realidade um padrão superior - quatro vezes superior, na verdade: a resolução 4K, que representa a generosíssima combinação de 3840 x 2160 pixels.

TV 4K da linha Bravia


This post first appeared on Mídias E Informática: Pagina Inicial, please read the originial post: here

Share the post

Conhecimento sobre resoluções

×

Subscribe to Mídias E Informática: Pagina Inicial

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×