Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Aprendendo sobre a energia estática

Quando uma pessoa caminha por cima de uma carpete e tenta abrir o trinco de uma porta, leva um choque no trinco. Essa situação descrita acontece por causa da Energia estática, que é o acúmulo de cargas elétricas na superfície de objetos e até de nossos corpos.

Como surge a energia estática?

Para começar, pare e olhe ao seu redor. Viu muita coisa, não? Tudo isso que você viu e o que você não viu, como é o caso do ar é constituído por átomos, incluindo nossos corpos, que podemos dizer que é um amontoado de átomos. Átomo é a menor partícula de um objeto e possui no seu núcleo uma carga positica chamada de pŕotons e uma partícula sem carga chamada de neutron. Orbitando ao redor do núcleo temos os elétrons que possuem carga negativa. Estes tem mais liberdade e podem ser transferidos de um átomo para outro com facilidade. Alguns materiais, chamados de isolantes, não favorecem a movimentação desses elétrons através deles, como o vidro, plástico ou tecido. Em contrapartida, os materiais chamados de condutores permitem que os elétrons passeiem livremente por eles. Esse é o caso dos metais, por exemplo.

Quando dois materiais isolantes são esfregados um no outro, elétrons de um objeto são transferidos de um material para o outro. Quanto mais tempo os materiais forem esfregados maior será a carga elétrica acumulada pelos objetos. A energia estática é o acúmulo dessas cargas nas superfícies dos objetos.
A energia estática pode danificar o computador!
 
Lembre-se que energia estática é o acúmulo de cargas elétricas em um objeto e no nosso caso em um corpo. Nossos corpos, por serem constituídos por átomos, acumulam cargas elétricas de até 12.000 volt. Peraí, 12.000 volt? Isso mesmo 12.000 volt, se a amperagem desse tipo de energia fosse alta essas cargas elétricas seriam fatais para nós humanos, como não são alta são praticamente inofensivas para nós. Porém, para os componentes eletrônicos de um computador essas cargas da energia estática podem ser "fatais". Só para ter uma ideia, uma carga de 10 volt é o suficiente para danificar um microchip.

É por isso que os técnicos se preocupam muito em descarregar a energia estática em uma superfície metálica não pintada, como a fonte de alimentação ou o gabinete do próprio computador. 
 
  
Como evitar a energia estática?

Mesmo que você não trabalhe com manutenção e conserto de computadores, pode ser que queira abrir seu computador para trocar algum componente sensível a energia estática, como por exemplo a memória. Você não quer danificar sua memória nova nem a antiga ao pegá-la, então como deve proceder para evitar a energia estática? Você pode optar pela sugestão descrita no subtítulo anterior: Pegar em alguma superfície metálica do pc para descarregar toda a energia estática de seu corpo. Existem hoje no mercado várias formas de se evitar a energia estática, a que mais se destaca é a pulseira antiestática que deve ser colocada no pulso e conectada em alguma parte metálica.






This post first appeared on Mídias E Informática: Pagina Inicial, please read the originial post: here

Share the post

Aprendendo sobre a energia estática

×

Subscribe to Mídias E Informática: Pagina Inicial

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×