Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

SK telecom Smart Beam – Um projector na palma da mão [Análise TT]

 

Quando se pensa em projetores muitos imaginam grandes equipamentos, muitas vezes pendurados no teto ou sobre mesas. Seria difícil imaginar um destes projetores na palma da mão? O SK Telecom Smart Beam consegue concretizar esse sonho.

Os projetores conhecidos como “pico” caracterizam-se por serem pequenos, leves e portáteis. Apesar de existirem alguns modelos no mercado, muitos ainda continuam a possuir dimensões elevadas, pouca Qualidade nas imagens ou um preço elevado.

O SK telecom Smart Beam pretende oferecer qualidade e portabilidade, mas será que consegue?

A nível das características, o SK telecom Smart Beam conta com um brilho de 35 Lumens, um contraste 800:1, um tamanho de 5 x 5 x 5 cm, e possibilita a projeção entre 30 e 90 polegadas com uma resolução de 640x480px. Possui ainda uma bateria integrada que, de acordo com a empresa, permite uma autonomia de 2 horas.

Este possibilita a ligação a qualquer dispositivo móvel que suporte a saída de imagem MHL ou HDMI. Isto inclui equipamentos como o Samsung Galaxy S5 ou o iPhone, assim como tablets (iPad,etc). No entanto nem todos os equipamentos são compatíveis com este formato de saída. Dessa forma, a utilização fica limitada.

Embora possa não ser compatível com todos os dispositivos móveis, é possível efetuar a ligação via HDMI, que abrange um conjunto mais elevado de dispositivos. Isto inclui a ligação HDMI das placas gráficas e de portáteis.

O design é, basicamente, um quadrado. Com apenas 5 cm e um peso de pouco mais de 128 gramas, é realmente portátil e simples de armazenar. Como comparação, poderá verificar a foto entre o projetor e uma moeda de 2 euros:

Não existem grandes botões em toda a estrutura.

Na parte frontal encontramos a saída de projeção, juntamente com o logotipo da marca.

Numa das laterais encontramos o botão “Power” juntamente com a entrada para a ligação dos dispositivos (Bean).

Na segunda lateral encontramos uma pequena roda para ajustar o foco da imagem, assim como a entrada microUSB para efetuar o carregamento.

Não existe forma de regular o zoom da projeção, expeto movimentando o próprio dispositivo.

Por fim, é ainda incluído uma pequena “capa” de silicone para proteger o dispositivo de possíveis quedas, assim como para garantir um pouco mais de aderência nas superfícies de apoio.

 

> Qualidade de imagem

Sendo um projetor, a qualidade de imagem é importante. Neste ponto, o Smart Beam peca em alguns aspetos.

Em primeira instância, numa utilização regular, a qualidade da imagem e o contraste são baixos. As cores não são vivas o suficiente e os pretos possuem uma tonalidade demasiado clara.

Em seguida, é bastante importante selecionar a superfície de projeção. Superfícies lisas e claras revelam ser melhores neste aspeto.

Por fim, a projeção até possui uma qualidade razoável se for efetuada num ambiente escuro. A título de exemplo, num escritório com as janelas fechadas e luzes apagadas. Ou numa sala.

No entanto, para uma utilização sobre condições normais e de luminosidade média/elevada a projeção poderá ser imperceptível ou perder qualidade/contraste.

> Bateria

A empresa promete uma autonomia de 2 horas, sendo que este valor se encontra próximo dos valores obtidos nos nossos testes. No entanto existe sempre a possibilidade de utilizar o dispositivo enquanto este se encontra a carregar, embora envolva utilizar mais cabos.

> Conclusão

Apesar das expectativas elevadas, o SK telecom Smart Beam demonstrou ser um projetor destinado a utilizadores casuais ou que necessitem de um pequeno projetor para apresentações esporádicas.

A baixa resolução leva a uma perda de qualidade considerável em comparação com os dispositivos a que se encontra ligado. Muitos desses equipamentos até deverão possuir uma resolução superior à do próprio projetor.

A falta de compatibilidade com os dispositivos móveis é outro ponto negativo a apontar. Apesar da ligação MHL se encontrar em vários dispositivos, ainda se encontra restrito a equipamentos de média/alta gama. Isto limita consideravelmente as possibilidades de utilização.

No entanto, o suporte a HDMI é uma mais valia, tendo em conta que todos os computadores atuais e equipamentos domésticos possuem esta ligação. Poderá perfeitamente utilizar o projetor para realizar pequenas apresentações num portátil ou até para apresentações de imagens.

Por fim, é importante sublinhar que a disponibilidade do equipamento é limitada. Apenas certas lojas o possuem em venda ao público, sendo que, noutros casos, será necessário optar por comprar em lojas no estrangeiro.

A Orange disponibiliza o SK telecom Smart Beam na sua loja online por 299 euros.



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

SK telecom Smart Beam – Um projector na palma da mão [Análise TT]

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×