Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como particionar um SSD ou HD [Windows e Mac]

Se você esta achando seu computador muito bagunçado, aprender como particionar um SSD ou um HD pode ser um bom primeiro passo. Muitos tem medo de realizar o processo, mas algumas ferramentas podem ajudar até a pessoa que tem mais dificuldades.

  • Como mudar o nome do Wi-Fi
  • Como mudar a senha do Wi-Fi (Qualquer roteador)

Como particionar um SSD ou HD no Windows

A ferramenta que recomendamos é o MiniTool Partition Wizard, que facilita todo o processo e evita estresse desnecessário. Ele é melhor que o Gerenciamento de disco em si, que é a ferramenta do próprio sistema. Para aprender como fazer o processo, siga os passos abaixo:

  1. Antes de tudo, faça backup dos arquivos do seu computador. É possível salvar tudo em um HD externo, ou em serviços como o OneDrive ou Google Drive.
  2. Baixe e instale o MiniTool Partition Wizard, a partir do site oficial. O software é gratuito e funciona no Windows 11, 10, 7, 8 e 8.1.
  3. Com o programa aberto, escolha a partição com espaço livre que deseja particionar. Em alguns casos, pode ser a própria partição C:, ou nesse caso Disco 2.

    [caption id="attachment_162353" align="alignnone" width="1100"] No programa é fácil identificar os discos para particionar (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  4. Depois clique em Mover/Redimensionar partição, que está localizado na parte a esquerda.

    [caption id="attachment_162355" align="alignnone" width="1100"] Depois de escolher o espaço vazio vá no botão da imagem (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  5. Na janela que aparece, arraste os controles deslizantes para liberar espaço. Aqui, você pode escolher quanto espaço quer deixar livre.

    [caption id="attachment_162356" align="alignnone" width="1100"] Para escolher o espaço, basta arrastar (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  6. Por fim clique em OK.

    [caption id="attachment_162357" align="alignnone" width="1100"] Pode clicar em OK sem se preocupar (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  7. Depois clique na partição de espaço livre.
  8. Vá em Criar partição.

    [caption id="attachment_162358" align="alignnone" width="1100"] A opção é fácil de ser encontrada (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  9. Dê um nome para o carrinho e clique em OK.

    [caption id="attachment_162359" align="alignnone" width="1100"] Você pode escolher o nome que quiser para a partição (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  10. Depois vá em Aplicar.

    [caption id="attachment_162360" align="alignnone" width="1100"] Finalize o processo confirmando e pronto (Imagem: Nalbert/Tekimobile)[/caption]

  11. Por último vá em Aplicar alterações e confirme o processo.
  12. Depois de reiniciar, você terá aprendido como particionar um SSD ou HD.

Mas como já havíamos dito, é melhor usar essa ferramenta, do que o Gerenciamento do Windows. Por que? Vamos ver mais sobre isso abaixo.

Por que não usar o Gerenciamento de Disco do Windows

O Windows tem uma ferramenta chamada Gerenciamento de Disco que permite criar, redimensionar e apagar partições.

O Gerenciamento de Disco não consegue liberar espaço da melhor forma possível. Isso acontece porque seu HD ou SSD guarda seus arquivos de forma fragmentada.

O Gerenciamento de Disco é capaz de organizar isso, mas existem alguns itens que ele não consegue mover. É o caso do arquivo de paginação, que serve como uma extensão da memória RAM. Por isso, o programa só libera o espaço vazio que existe após esse arquivo.

Enquanto isso, o MiniTool Partition Wizard é capaz de reunir todo o espaço livre a fim de criar uma partição. Agora que entendemos por que é melhor usar o software, em vez da ferramenta nativa, vamos ver como particionar um SSD ou HD no macOS.

Como particionar um SSD ou HD no macOS

O processo de criar uma partição no Mac envolve usar uma ferramenta que já vem instalada no macOS, o Utilitário de Disco. Esse programa é fácil de usar, então não é como no caso do Windows. Siga os passos e aprenda como particionar um SSD ou HD no macOS:

  1. Faça backup dos arquivos no seu Mac.
  2. Pressione as teclas Command + Espaço, digite disco e selecione o Utilitário de Disco.
  3. Clique em Visualizar e selecione Mostrar todos os dispositivos.
  4. Na barra lateral, selecione o disco interno.
  5. Na barra superior, clique em Particionar.
  6. Abaixo do gráfico que representa as partições do Mac, clique no botão + para adicionar uma nova partição.
  7. Clique em Adicionar partição.
  8. Coloque um nome e escolha o tamanho da partição.
  9. Escolha o formato de arquivo, que pode ser o APFS da Apple, ExFAT ou MS-DOS (FAT).
  10. Clique em Aplicar, depois você terá aprendido como particionar um SSD ou HD no Mac.

Agora diga para nós, conseguiu seguir os passos que vimos acima? Aprendeu como particionar um SSD ou HD em qualquer sistema operacional? Diga para nós nos comentários abaixo.



This post first appeared on Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,, please read the originial post: here

Share the post

Como particionar um SSD ou HD [Windows e Mac]

×

Subscribe to Tekimobile - Notícias Sobre Smartphones, Android,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×