Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AlmaLinux OS agora oferece suporte oficial ao Raspberry Pi 5

AlmaLinux OS Agora Oferece Suporte Oficial Ao Raspberry Pi 5

O desenvolvedor do Almalinux, Koichiro Iwao, compartilhou algumas notícias interessantes para aqueles que desejam executar a alternativa gratuita do Red Hat Enterprise Linux em um computador Raspberry Pi. Agora, o modelo mais recente do Raspberry Pi 5 é oficialmente suportado pelo AlmaLinux OS.

AlmaLinux OS agora suporta Raspberry Pi 5

O suporte do Raspberry Pi 5 finalmente chegou para as versões AlmaLinux OS 9.4 e AlmaLinux OS 8.10, apresentando o ambiente de desktop GNOME como interface gráfica padrão. Koichiro Iwao explica os desafios que teve que enfrentar ao atualizar as imagens Raspberry Pi do AlmaLinux OS para suportar a mais recente placa Raspberry Pi 5, dizendo que teve que aprender o processo de inicialização do Raspberry Pi para construir um kernel para o AlmaLinux OS baseado no Linux oficial. Kernel 6.6 LTS usado no Raspberry Pi OS .

Embora eu já tivesse contribuído com imagens do AlmaLinux Raspberry Pi, não sabia muito sobre o processo de inicialização. Demorou muito tempo e esforço para construir com sucesso um kernel em meu ambiente ARM, superando compilações com falha e problemas de inicialização ao longo do caminho.

Koichiro Iwao em uma postagem no blog

Outro desafio que Koichiro Iwao teve que enfrentar ao adicionar suporte ao Raspberry Pi 5 foi entender as diferenças entre o modelo anterior do Raspberry Pi 4 e o Raspberry Pi 5. No final, ele reformulou com sucesso o kernel para inicializar o sistema operacional baseado em RHEL no Raspberry Pi. Pi 5.

Teste a distribuição

Se você quiser fazer um test drive do AlmaLinux OS em seu computador Raspberry Pi 5, seja apenas usando o lindo desktop GNOME para suas tarefas diárias ou implantando um poderoso servidor Linux, você pode baixar as imagens agora mesmo no site oficial.

As imagens Raspberry Pi também são suportadas nas placas Raspberry Pi 4 Modelo B, Raspberry Pi 400, Raspberry Pi 3 Modelo B+ e Raspberry Pi 3 Modelo A+. AlmaLinux OS para Raspberry Pi usa Wayland como sessão padrão para o desktop GNOME 40.4 usando nome de usuário e senha almalinux.

O AlmaLinux OS

AlmaLinux é uma distribuição Linux empresarial de código aberto e eternamente gratuita, governada e conduzida pela comunidade, focada na estabilidade de longo prazo e em uma plataforma robusta de nível de produção.

AlmaLinux OS é binário compatível com RHEL. A AlmaLinux OS Foundation foi estabelecida como uma organização sem fins lucrativos para administrar a propriedade e governança do projeto. A fundação inclui mais de 400 membros individuais, mais de 100 patrocinadores Mirror e mais de 25 patrocinadores corporativos.

O post AlmaLinux OS Agora Oferece Suporte oficial ao Raspberry Pi 5 apareceu primeiro em SempreUpdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

AlmaLinux OS agora oferece suporte oficial ao Raspberry Pi 5

×