Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação

Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação

O mantenedor do Flatpak Alexander Larsson lançou hoje o Flatpak 1.6.2 e como indica a numeração, esta é a segunda atualização de manutenção da série estável Flatpak 1.6. Ela chega para resolver alguns problemas de desempenho e outros bugs. Sobretudo, o Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação, porém, há mais novidades.

Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação

A principal alteração no Flatpak 1.6.2 é uma correção para uma grande regressão que afeta as velocidades de download durante a instalação dos aplicativos Flatpak do Fluthub. Portanto, os desenvolvedores recomendam que todos atualizem para esta versão para obter uma experiência de instalação do aplicativo Flatpak melhor e mais rápida.

Devido à combinação de algum comportamento no Flatpak e nas versões recentes do OSTree, em algum momento perdemos o uso de deltas para a instalação inicial, em vez de sempre voltarmos a uma operação completa do OSTree. Isto acaba sendo muito menos eficiente para puxar com muitos pequenos arquivos como um tempo de execução, explicou Alexander Larsson.

Também incluída nesta versão estão:

  • a capacidade de manipular corretamente as substituições de var de env TMPDIR quando o bwrap estiver configurado;
  • melhor compatibilidade com versões Glib mais antigas;
  • pequenas atualizações de documentação;
  • e traduções atualizadas.

O Flatpak 1.6.2 não permite mais a execução do comando “flatpak run” no sudo (administrador do sistema). Além de não funcionar como deveria, ainda pode causar problemas.

Você pode baixar o Flatpak 1.6.2 agora mesmo no GitHub, se quiser compilá-lo. Caso contrário, a recomendação é instalar esta versão a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU Linux favorita.

Flatpak 1.6.2 corrige problema grave. Monitore seus aplicativos

Se você é um usuário ávido do Flatpak e tem muitos aplicativos instalados, é altamente recomendável usar o aplicativo Flatseal para visualizar e gerenciar a permissão dos seus aplicativos Flatpak.

Rastrear e alterar essas permissões para todos os aplicativos Flatpak instalados pode se tornar complicado ou demorado. Desenvolvido por Martin Abente Lahaye, o Flatseal apresenta um design simples e direto que faz exatamente o que diz. Apresenta aos usuários uma lista de aplicativos Flatpak instalados e permissões básicas.

Por padrão, o aplicativo exibe todas as permissões disponíveis para todos os aplicativos Flatpak instalados e quais permissões cada aplicativo solicitou. Os usuários poderão inspecionar todas as permissões e conceder ou negar permissões.

Para usar o Flatseal, basta iniciá-lo e selecionar o aplicativo que você deseja alterar as permissões. Se você acha que ativou as permissões erradas, sempre pode clicar no botão “Redefinir”.

O aplicativo também vem com uma pesquisa interna funcional, facilitando a localização do aplicativo para o qual eles desejam modificar as permissões.

Depois de concluir a configuração das permissões, você precisará reiniciar o Flatpak respectivo para que as alterações entrem em vigor.

Instalando o Flatsea l

Instalar o Flatseal na sua distribuição Linuxé simples. Se você já possui o Flatpak instalado e configurado, basta acessar a página do Flathub e clicar no grande botão azul de instalação. A instalação ocorrerá no gerenciador de pacotes gráficos padrão da sua distribuição (por exemplo, Ubuntu Software, Plasma Discover).

Como alternativa, você pode executar os dois comandos abaixo em um aplicativo de terminal, um por um. Lembre-se de que, se você não tiver o Flatpak instalado, verifique primeiro o guia de configuração oficial da sua distribuição.

flatpak install flathub com.github.tchx84.Flatseal

flatpak run com.github.tchx84.Flatseal

9to5 Linux

O post Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

Flatpak 1.6.2 corrige problema grave de desempenho de instalação

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×