Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

unRAID – Solução de armazenamento, virtualização KVM e DOCKER numa única plataforma.

unRAID é um sistema operacional projetado para fornecer a você o controle total sobre o armazenamento, virtualização KVM e Docker. Além disso, ele agora estende esse benefício a todo o hardware e software de computação. Da mesma forma, o Unraid Server OS 6 é um sistema operacional de servidor escalável e voltado para o consumidor. Portanto, unRAID é uma solução de armazenamento, virtualização KVM e DOCKER numa única plataforma.

As abordagens tradicionais da tecnologia de computação pessoal limitam os recursos do seu hardware, forçando a escolha entre uma área de trabalho, um media player ou um servidor.

Consequentemente, a solução fornece todos esses recursos, ao mesmo tempo e no mesmo sistema.

unRaid solução de armazenamento, virtualização KVM e Docker.

O que diferencia o unRAID das soluções tradicionais é a nossa capacidade de escalar em armazenamento com a do seu sistema. Tem um processador de baixo custo sem suporte de virtualização? Sem problemas.

Utilize o unRAID como um poderoso dispositivo NAS que requer muito pouca energia para gerenciar um enorme storage array. Desta forma, adicione um hardware melhor e aumente os recursos do sistema. Assim, permitindo incluir a mídia de transcodificação e outras funções intensivas da CPU.

Contudo, através de hardware compatível com virtualização, você pode adicionar os recursos de uma estação de trabalho. Além,  de plataforma de jogos para rodar diretamente sobre o seu NAS. Desta forma, atualizar o unRAID de “apenas um NAS” para um “powerhouse de computação de múltiplos propósitos”. Portanto, tudo o que você precisa fazer é conectar seus Dispositivos de armazenamento ao novo sistema, inicializar e o unRAID retomará ao mesmo ponto.

Controle seus dados

No centro do unRAID está a capacidade de armazenar e proteger qualquer tipo de Dados usando uma matriz centrada na capacidade.

Ao contrário de um RAID tradicional, os dados no array são armazenados em dispositivos individuais, permitindo que você controle onde seus dados estão. Dispositivos de dados são protegidos por um único disco de paridade.

Caso um dispositivo falhe, basta substituí-lo e o unRAID reconstruirá os dados perdidos automaticamente. Além disso, gerenciamento é simplificado, pois permite a criação de compartilhamentos de usuários, que podem distribuir dados gravados para eles em vários dispositivos na matriz, usando políticas definidas por você.

Os recursos NAS do unRAID oferecem os seguintes benefícios:

  • Permite um array de até 24 dispositivos e utilize 100% de sua capacidade.
  • Misture e combine dispositivos de diferentes tamanhos, velocidades, marcas e protocolos em um único array.
  • Utilize diferentes sistemas de arquivos em dispositivos individuais no array.
  • Expanda o array sob demanda sem precisar reequilibrar os dados.
  • Evite que falhas simultâneas em vários dispositivos causem perda de dados em outros dispositivos.
  • Apenas ative as unidades realmente em uso, reduzindo a potência e o calor e melhorando a longevidade do dispositivo.
  • Em matrizes com três ou mais dispositivos, o desempenho de gravação geralmente atinge um pico em torno de 30 a 40 MB / s. Para obter velocidade de gravação mais rápida, os HDDs ou SSDs podem ser usados para criar um Cache centrado no desempenho. O cache recebe todas as operações de gravação executadas em tempo real, mas o faz de forma transparente. Os dados ainda aparecem sob o compartilhamento apropriado e são movidos automaticamente do cache para o array em um horário e frequência de sua escolha. Os dados no cache também podem ser protegidos usando mais de um dispositivo para criar um pool de cache. Semelhante ao array, os dispositivos em pool podem variar em velocidade, tamanho, marca e protocolo e podem ser adicionados a qualquer momento para aumentar sua capacidade de armazenamento em cache.

Controle seus aplicativos

Abordagens tradicionais para prover aplicativos em um servidor pessoal sempre tiveram duas falhas principais: nenhum gerenciamento universal de controles de acesso a aplicativos (para rede e dados) e nenhum método para instalar aplicativos não escritos para o SO que você está usando no servidor.

Com o Docker Containers no unRAID 6, é fácil instalar e gerenciar uma variedade de aplicativos orientados a serviços em seu sistema. Graças à comunidade de autores de contêineres, os modelos para instalar esses aplicativos podem ser facilmente acessados, por meio da interface da web, reduzindo o tempo necessário para colocar um aplicativo em funcionamento no seu sistema. Com o repositório de imagens pré-criado do Docker, o suporte a aplicativos da unRAID cresce drasticamente.

Além disso, as máquinas virtuais removem os limites do Linux do unRAID, permitindo que você instale qualquer aplicativo desejado, independentemente do sistema operacional para o qual foram gravados.

Assim, as máquinas virtuais são ideais para profissionais de tecnologia ou desenvolvedores, que precisam de um sistema operacional ajustável para suas necessidades. Contudo, os usuários que querem apenas uma plataforma familiar (por exemplo, Windows) para gerenciar.

Controle seu hardware

Quer executar uma estação de trabalho diretamente no seu NAS? Obtenha todos os benefícios da virtualização, mas sem sacrificar a experiência do usuário e consolidar o hardware ao mesmo tempo.

Construindo um monstro de mídia para a sala de estar? Elimine o buffer e reproduza filmes diretamente do seu sistema.

Quer estender sua experiência de jogo no PC em toda a sua casa? Você pode, através das tecnologias de streaming domésticas da NVIDIA, Moonlight, Razer e Steam.  Porém, para esses casos de uso e outros,  são factíveis graças ao suporte de virtualização de E / S no unRAID 6.

Além disso, os dispositivos PCI individuais podem ser atribuídos a VMs diferentes.  Assim, permitindo que eles forneçam suporte ao driver independente do sistema operacional host e isolando-os um do outro.

As máquinas virtuais no unRAID 6 permitem:

  • Grave dados mais rapidamente com velocidade de armazenamento direta.
  • Aproveite os recursos do sistema subutilizados para outras tarefas comuns de computação pessoal.
  • Crie dispositivos virtuais dedicados conectados ao hardware físico.

Portanto, unRAID  contempla armazenamento, virtualização KVM e DOCKER numa única plataforma.

Conclusão

Portanto, esta solução permite que sejam utilizados discos rígidos de diferentes capacidades de armazenamento sem perda de espaço. Além disso,  todos os espaços dos discos rígidos são somados,  como se fossem um único disco.

Várias aplicações prontas em docker podem ser instaladas e utilizadas num único clique.

A tecnologia de virtualização KVM, permite a sejam  executadas as mais diversas versões do MS Windows, LINUX e MacOS.

Estou disponibilizando alguns links abaixo para mais informações sobre o conteúdo deste artigo:

Configurações e uso do Virt-Manager para KVM no Fedora, Ubuntu, Debian, CentOS e derivados

Como instalar o Docker no Ubuntu 18.04

Abraço à todos !!!

Fonte: Unraid

O post unRAID – Solução de armazenamento, virtualização KVM e DOCKER numa única plataforma. apareceu primeiro em SempreUPdate.



This post first appeared on Site SempreUpdate, please read the originial post: here

Share the post

unRAID – Solução de armazenamento, virtualização KVM e DOCKER numa única plataforma.

×

Subscribe to Site Sempreupdate

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×