Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ingredientes para uma boa utilização do dinheiro dos contribuintes da UE em projetos que visem a neutralidade climática


A União Europeia disponibilizou somas de dinheiro sem precedentes para apoiar os seus Estados-Membros na corrida para a descarbonização. O instrumento de recuperação inicial de 800 mil milhões de euros, revelado durante a pandemia, foi seguido pelo financiamento RePowerEU, destinado a libertar a Europa dos combustíveis fósseis russos, e é agora prosseguido pelo Plano Industrial do Pacto Ecológico para ganhar independência estratégica na corrida mundial às tecnologias limpas.

Nesta onda de financiamento da UE, os países da Europa Central e Oriental destacam-se como alguns dos maiores beneficiários. Para estes países, ainda fortemente ligados ao consumo de carvão, petróleo e gás, o financiamento específico da UE representa uma oportunidade única para quebrar o círculo vicioso dos combustíveis fósseis. Um estímulo financeiro bem orientado poderia desencadear uma nova cultura de desenvolvimento sustentável na região, baseada na poupança de energia, na renovação de edifícios, em fontes de energia limpas, na eletrificação dos transportes e na capacitação dos cidadãos para a transição ecológica.

No entanto, a utilização das rubricas orçamentais da UE ainda não se traduziu necessariamente em progressos na consecução dos objetivos climáticos nessa região. As organizações da sociedade civil têm denunciado uma tendência para financiar investimentos sobredimensionados, demasiado caros e desnecessários com dinheiro da UE. Muitas vezes, as verbas destinadas à transição ecológica acabaram por ser desperdiçadas em projetos ineficazes ou mesmo prejudiciais para os objetivos ambientais e climáticos da UE.

Para controlar o dinheiro dos contribuintes da UE e avaliar o seu impacto, as organizações sem fins lucrativos que trabalham no território dos países da Europa Central e Oriental lançaram uma base de dados de práticas exemplares e evitáveis na utilização dos recursos da UE para a neutralidade climática. Com mais de 100 estudos de caso de diferentes países, a plataforma recolhe uma série de lições aprendidas sobre a forma como os governos podem utilizar eficazmente o dinheiro da UE para reduzir as emissões.

Com base em histórias de sucesso, destacámos algumas direções que todas as administrações devem seguir na utilização do dinheiro dos contribuintes da UE em projetos que visem a neutralidade climática.

1. Envolver os cidadãos
A UE tem um grave problema se a transição ecológica acabar por ser vista como a vaca leiteira de alguns. As grandes empresas e as elites locais têm ficado com a maior parte do financiamento da UE no que diz respeito a projetos no domínio do clima e da energia. Este facto é frequentemente justificado pela dimensão e complexidade técnica das tarefas. No entanto, a realidade indica que as entidades públicas, as cooperativas e as comunidades energéticas tendem a ser deixadas de fora da equação, simplesmente porque o seu valor acrescentado para os projetos financiados pela UE é largamente ignorado. No entanto, como atestam alguns projectos na região dos PECO, os benefícios sociais multiplicam-se quando os cidadãos se tornam parte activa da transição ecológica

2. Reforçar o músculo público
Uma transição ecológica significativa exige não só a apropriação pelos cidadãos, mas também pelos governos regionais e locais. A administração desempenha um papel crucial para evitar que os fundos da UE sofram atrasos, sejam bloqueados ou sejam mal orientados. A falta de capacidade administrativa para gerir corretamente os fundos e programas da UE é uma persistente dor de cabeça para os governos da Europa Central e Oriental. Muitos deles decidiram recorrer ao financiamento europeu precisamente para inverter a situação e aumentar os seus recursos e pessoal, a fim de ajudar os cidadãos, as empresas e as pequenas administrações nos seus esforços para alcançar a neutralidade climática.

3. Poupar energia em primeiro lugar
Os governos apressam-se muitas vezes a investir os fundos da UE em novas construções reluzentes em vez de renovarem as existentes - enquanto 75% dos edifícios na Europa são considerados ineficientes do ponto de vista energético. Só renovando os edifícios e substituindo as caldeiras a combustíveis fósseis por bombas de calor é que a Europa poderá reduzir o enorme desperdício de energia nas suas infra-estruturas. As rubricas orçamentais da UE disponíveis constituem uma grande oportunidade para os Estados da UE libertarem todo o seu potencial inexplorado de poupança de energia. A redução da procura de energia deve ser a primeira prioridade de qualquer governo que pretenda combater as emissões e as elevadas faturas de energia.

4. Investir na adaptação às alterações climáticas
Prevê-se que as secas, as inundações e outros fenómenos climáticos extremos se tornem mais frequentes e mais intensos na Europa e os governos têm de estar preparadas para isso. A resiliência é mais do que uma palavra de ordem entre os funcionários da UE. Para obter resultados sustentáveis a longo prazo para os cidadãos, a afetação dos fundos da UE deve ter em devida conta os potenciais efeitos adversos das alterações climáticas. São necessários mais espaços verdes, zonas de arrefecimento e recuperação da natureza para tornar as cidades e as regiões resistentes ao aquecimento global.

5. Impulsionar os transportes com emissões zero
Se há um setor que depende de grandes investimentos públicos, dadas as suas necessidades em termos de infra-estruturas, é o dos transportes. Com o atual financiamento da UE, os governos podem realmente fazer a diferença na orientação do setor para emissões zero. O caminho-de-ferro deve ser um investimento prioritário, pois é a modalidade que mais pode contribuir para a descarbonização dos transportes de média e longa distância na Europa. As administrações locais devem aproveitar as oportunidades de financiamento da UE para eletrificar os seus sistemas de transportes públicos. Os fundos da UE podem desempenhar um papel crucial na promoção daquele que é o modo de transporte mais eficiente e mais limpo em curtas distâncias: andar de bicicleta e a pé.

6. Mão firme contra as más práticas
A corrupção, a especulação e a utilização indevida dos fundos da UE causaram danos significativos ao ambiente e comprometeram os objetivos climáticos da UE. É essencial que a Comissão Europeia aumente a sua vigilância sobre a utilização dos fundos da UE pelos Estados-Membros. Enquanto distribuidora do dinheiro dos contribuintes da UE, a Comissão deve ser a guardiã do princípio de "não regressão" e de "não prejudicar significativamente". Não basta promover as boas práticas; é também necessária uma abordagem enérgica contra as más práticas.


This post first appeared on Bioterra, please read the originial post: here

Share the post

Ingredientes para uma boa utilização do dinheiro dos contribuintes da UE em projetos que visem a neutralidade climática

×

Subscribe to Bioterra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×