Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Há 30 anos, Ronaldo fazia sua estreia pelo Cruzeiro

Com informações do Lance!
Foto: arquivo

Há 30 anos, Ronaldo estreava pelo Cruzeiro

O dia 25 de maio de 1993 é especial para a torcida do Cruzeiro e para o futebol mundial. Com apenas 16 anos, oito meses e sete dias, Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, Fazia Sua Estreia como profissional de futebol, com a camisa azul. Foi em uma vitória por 1 a 0 sobre a Caldense, fora de casa.

A entrada do jovem atleta, ainda em começo de carreira numa equipe do porte do Cruzeiro, não era comum, pois ainda tinha idade para o time juvenil. Mas Ronaldo mostrou que já era diferente e encantava quem assistia aos seus jogos na base.

Ronaldo foi contratado pelo Cruzeiro junto ao São Cristóvão-RJ para ser das equipes de base e servir ao profissional quando fosse solicitado pelo técnico Pinheiro, que havia assinado, em janeiro de 1993, um contrato de seis meses com o clube celeste para o Mineiro e a Copa do Brasil.

Em maio, a Raposa chegou à semifinal da Copa do Brasil contra o Vasco da Gama. Na ida, no Mineirão, o time azul fez 3 a 1 e podia perder por até um gol de diferença na volta, no Rio. Visando ao duelo, que seria logo após o confronto diante da Caldense, Pinheiro poupou os titulares contra a Veterana, em 25 de maio, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. A classificação para o quadrangular final do Estadual estava encaminhada. Com isso, Ronaldo ganhou a sua chance de brilhar.

O Cruzeiro venceu aquela partida por 1 a 0, com gol de Ramon Menezes, atual técnico da seleção sub-20, com jogada de Ronaldo. “Isso já faz muito tempo (risos), é tão gostoso lembrar deste momento, essa fase onde iniciei a carreira com muitas dúvidas e incertezas sobre o futuro. Mas ter sido chamado pelo Cruzeiro e poder ter começado a carreira por aqui realmente é um motivo de muito orgulho para mim, e hoje, voltar na situação que estou, só mostra uma história muito linda entre o Cruzeiro e eu”, disse o Fenômeno.

Naquela época conhecido como ‘Ronaldinho’, o ex-jogador disse como conciliava sua rotina de atleta e sua vida de estudante aos 16 anos de idade. “Eu apenas pensava em ser jogador de futebol, me dedicava muito para isso. Fazia infelizmente um esforço mínimo na escola para passar de ano, já que minha mãe atrelava eu passar de ano para poder jogar futebol, eu tinha que me esforçar muito, mas o futebol sempre foi meu grande objetivo”.

O primeiro gol - E o gol que inaugurou sua era de artilheiro não demorou a acontecer. Dois meses depois da estreia do atacante, já sob o comando de Carlos Alberto Silva, Ronaldo se destacou em uma série de amistosos do time em Portugal. Detalhe: ele não estava escalado para viajar. Um jogador teve um problema físico e o jovem foi escolhido para compor o grupo. Era o destino agindo. Na excursão na Europa, feita entre o Mineiro e o Brasileiro, ele marcou o seu primeiro gol como profissional no dia 5 de agosto de 1993, na vitória por 2 a 0 sobre o Belenenses.


O segundo tento foi em cima do Peñarol. Estava aberta a “era Fenômeno” no futebol mundial, que durou até 2010. O ex-jogador ganhou status de maior revelação do futebol brasileiro daquele ano e começou a chamar atenção de outros clubes e até da seleção brasileira, em que estreou em 1994.

Ele marcou 56 gols em 58 jogos pelo time mineiro. Após a meteórica passagem, foi vendido por 6 milhões de dólares para o PSV, da Holanda, iniciando sua vida na Europa. Depois, jogou por Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e encerrou a carreira no Corinthians.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Há 30 anos, Ronaldo fazia sua estreia pelo Cruzeiro

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×