Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O início promissor do atacante Nonato no Bahia

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Nonato teve um excelente começo de carreira defendendo o Bahia 

Raimundo Nonato de Lima Ribeiro, mais conhecido apenas como Nonato, está completando o seu 44º aniversário nesta terça-feira, dia 5 de julho de 2022. Apesar de ter defendido vários clubes ao longo da carreira, o atacante se destacou no Bahia, no início da sua trajetória.

Nonato apareceu nas categorias de base do Tuna Luso, clube de Belém. Foi exatamente lá, que o centroavante acabou chamando a atenção de Juracy Garrido, que era o observador técnico do Bahia na época. A grande capacidade do jovem de marcar gols fez com que o olheiro o levasse para jogar ainda na equipe juvenil do clube Tricolor. Na primeira vez que disputou o Campeonato Baiano juniores em 98, Nonato balançou as redes em 24 oportunidades e foi o artilheiro do certame.

Na temporada seguinte, se destacou de novo, desta vez, marcando 18 gols. Suas boas apresentações nas partidas preliminares de profissionais na Fonte Nova, fizeram a torcida ir ao delírio, e com isso, sua presença na equipe principal começou a ser reivindicada. Esse fato aconteceu no ano seguinte.

Em sua primeira temporada como profissional, Nonato teve pouco tempo de jogo, por conta de uma grave lesão que o deixou um afastado dos gramado por um longo período, justamente quando conquistou sua vaga na equipe titular. No fim do ano, retornou e anotou seus primeiros gols na história dos Campeonatos Brasileiros. A recompensa por este início de muitas dificuldades viria nas próximas duas temporadas, quando foi titular incontestável e também chegou a ser o principal atacante do clube baiano. Isso porque, o centroavante se sagrou como o artilheiro do Tricolor de Aço no século.

Atualmente, Nonato é o sétimo maior goleador da história do Bahia. Ele também foi vice-artilheiro da Copa do Nordeste do ano de 2002, tendo marcado 12 tentos em todo o torneio, Em 2003, ele ainda foi artilheiro da Copa do Brasil, com 9 gols.

Depois deste grande início, foi para a Coreia do Sul, onde fez grandes temporadas defendendo equipe como o Daegu FC e o FC Seoul. Voltou ao Brasil para jogar no Goiás e também atuou no Fortaleza em 2007, mas por um curto período.


Foi então, que depois de disputar o Campeonato Cearense pelo Leão do Pici, chegaria ao Bahia neste mesmo ano, para a sua segunda passagem. Nela, foi o maior goleador da Série C do Brasileirão ao balançar as redes adversárias em 19 oportunidades e ainda ajudou o Tricolor a conquistar o acesso para a segunda divisão do futebol nacional.

Segundo dados do site ogol.com Nonato disputou um total de 187 partidas pelo time baiano e fez um total de 111 gols, na soma das suas duas passagens. Conquistou o campeonatos estaduais de 1999 e 2001, além das Copas do Nordeste de 2001 e 2002.

Na sequência de Sua Carreira, chegou a jogar no Japão e depois rodou por vários clubes do futebol brasileiro. Pendurou as chuteiras em 2020, sendo o Vitória da Conquista, o último clube da sua carreira de jogador de futebol profissional.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

O início promissor do atacante Nonato no Bahia

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×