Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pepe 86 anos - O multicampeão

Por Victor de Andrade
Foto: Folha de São Paulo

Pepe está completando 86 anos

Quando se fala em lenda viva do futebol não dá para esquecer de José Macia. Pepe, que completa 86 anos neste 25 de fevereiro de 2021, tem uma longa história ao lado do Santos FC como jogador e treinador. Porém, nesta segunda carreira, tem vários trabalhos de sucesso, o que o faz ainda mais ser multicampeão.

Só para se ter uma ideia, Pepe é a pessoa com mais títulos na história do Santos Futebol Clube, 27, uma a mais do que Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Só para ver a importância dele na história do Peixe e do futebol mundial.


Como jogador do Santos, único clube que atuou na carreira, Pepe conquistou dois Mundiais, duas Libertadores, cinco Taças Brasil, um Robertão, uma Supercopa Sul-Americana, quatro Rio-São Paulo e mais 11 Campeonatos Paulista.

Como jogador, as taças não param por aí. Pepe defendeu também a Seleção Brasileira, sendo bi-campeão do Mundo em 1958 e 1962, duas Taças do Atlântico, duas Copas Rocca, duas Taças Bernardo O'Higgins e mais duas Taças Oswaldo Cruz.

Quando pendurou as chuteiras, em 1969, Pepe virou treinador, primeiro nas categorias de base do Santos e, em seguida, no time principal do Peixe, onde em 1973 foi campeão paulista, seu primeiro título na nova função. Como técnico, José Macia trabalhou em outros clubes, continuando com a fama de multicampeão.


Pepe foi campeão cearense em 1985, pelo Fortaleza, paulista em 1986, pela Inter de Limeira, e brasileiro, no mesmo ano, pelo São Paulo. Em 1988, novamente pela Inter de Limeira, foi campeão da Série B do Brasileiro, título repetido em 1995, pelo Atlético Paranaense.

O treinador ainda foi campeão japonês, na temporada 1991/1992, na era pré J-League, dirigundo o Yomiuri, atual Verdy Tokyo. Além de bons trabalhos no mundo árabe, na Portuguesa Santista, no Paulistão 2003, além de ter sido treinador da Seleção Peruana em 1989. Em resumo, uma carreira vitoriosa!


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Pepe 86 anos - O multicampeão

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×