Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Torneio Início do Campeonato Paulista

Por Victor de Andrade

Flávio Guarujá, Capitão e Roque: a Lusa conquistou o último Torneio Início Paulista, em 1996
(foto: GazetaPress)

Muitos falam do futebol que o futebol antigo era melhor, mais gostoso de se acompanhar. É claro que isto vem muito do saudosismo. Porém, não há como negar que alguns pontos do futebol de antigamente são interessantes, mas que não perduraram por diversos motivos da modernidade. Um caso disso era o famosos Torneio Início, que no futebol de São Paulo não é realizado desde 1996, por causa do calendário e brigas de torcida.

O Torneio Início era interessante. As partidas eram disputadas antes do início do campeonato e sempre jogadas todas no mesmo estádio, as partidas tinham duração de 20 minutos com dois tempos de 10 minutos cada, só a partida final tinha 30 minutos de duração. Era interessante, pois virava um dia para o torcedor conhecer a sua equipe para a temporada, além de poder assistir todos os times do campeonato no mesmo dia.

O primeiro critério de desempate, caso a partida terminasse com o placar igual, era o número de escanteios a favor. Isto era interessante, pois a torcida comemorava córner como se fosse um gol. Só depois a decisão iria para os pênaltis, com apenas um jogador de cada time cobrando a sequência de três tiros.

SPR, atual Nacional, campeão em 1943

No futebol de São Paulo, o Torneio Início foi realizado pela primeira vez em 1919, com o Corinthians conquistando o título. Aliás, o Timão foi, logo de cara, tri-campeão. A competição foi realizada interruptamente até 1958. A partir daí, clubes preferiam excursionar ou o próprio calendário ficava mais apertado e foram realizadas apenas mais cinco edições: 1969, 1984, 1986, 1991 e 1996. O último torneio foi conquistado pela Portuguesa.

Palmeiras e Corinthians foram os clubes que mais conquistaram o Torneio Início Paulista, com oito títulos, seguidos pelo Santos, com cinco, São Paulo, Portuguesa, Guarani, Paulistano e AA das Palmeiras, todos com três, Ypiranga, com dois, e Bragantino, Juventus, América, Botafogo, XV de Piracicaba, Nacional, Portuguesa Santista, Auto Sport, Atlético Santista, Humberto I, Camas Patente e Piratininga com um título cada.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

O Torneio Início do Campeonato Paulista

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×