Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

VAR: clubes estão certos e errados

Por João Paulo Barreto, editor do Blog BD

CBF quis botar o VAR na conta dos clubes, que não aceitaram pagar

12 dos 20 Clubes da Série A do Campeonato Brasileiro vetaram o uso do VAR, o popular árbitro de vídeo, no Campeonato Brasileiro de 2018. Como tudo vira divisão ultimamente houve muitas críticas aos 12 clubes por parte de jornalistas e apoio por de seus torcedores. A divergência se deu pelo lado financeiro. Como a CBF abriu mão de verbas do campeonato ficando só com a Copa do Brasil, a entidade acha justo que os clubes arquem com o custo do VAR, mais especificamente os mandantes dos jogos, com razão.

Obviamente, os clubes reclamaram e não gostaram. Também com razão. Os clubes estão esfolados nas suas contas, com exceção de poucos. Mais um custo para onerar a receita dos jogos é suicídio financeiro. Clubes como Bahia, Vitória, Sport e Ceará, para ficar no quarteto nordestino da elite do futebol nacional, mal conseguem dinheiro para montagem de elencos que possam disputar boas colocações e não apenas brigar para não cair de divisão.

Sou defensor do VAR e não existe "romantismo futebolístico" em um erro de arbitragem que pode custar um campeonato. Quem acha que o futebol é polêmica se tal clube foi prejudicado ou ajudado pelo apito depois da rodada não gosta de futebol, gosta de polêmica. O VAR não vai acabar com os erros nos jogos de futebol. A ideia do árbitro de vídeo é minimizar ao máximo os erros e evitar os erros crassos. Mas implantar o VAR de qualquer jeito, sem testes e no meio do campeonato, só mostra o nível de várzea do futebol brasileiro.

O árbitro principal confere a decisão de seus colegas no vídeo

Por outro lado, no entanto, os clubes perderam a chance de pressionar a CBF por mais autonomia e, finalmente, a entidade aceitar a criação da Liga. Tudo bem, os clubes bancam o VAR, desde que chancele a criação da liga nacional e abra mão de ter a organização das Séries A e B. Os direitos de transmissão de TV, a negociação das placas de publicidade já é de responsabilidade Dos Clubes. Só está faltando mais vontade política da cartolagem brasileira para tirar a liga do papel.

Mas aqui o clubismo fala mais alto. Primeiro o meu e, se sobrar, o seu. Implodiram o Clube dos 13, que nasceu para virar uma liga e com a confusão da Copa União virou um “cabidão” de empregos dos cartolas afastados dos clubes, não tiveram coragem de encarar a CBF na ideia da Primeira Liga transformada em "ninguém liga", se submetem as federações jogando os falidos campeonatos estaduais sacrificando a pré-temporada e arriscando a temporada em jogos sem a menor importância para os principais campeonatos, aceitam perder poder de influência a CBF dando peso diferencial as federações estaduais na assembleia geral da entidade.

Falta mais sentimento de grandeza aos clubes. Menos individualismo, mais união. Menos amadorismo, mais profissionalismo.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

VAR: clubes estão certos e errados

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×