Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Paranaense de 1962 - O primeiro título do Londrina

Tags: londrina
A equipe campeã de 1962

O Londrina Esporte Clube é uma das equipes mais tradicionais do Paraná. Apesar de o campeonato do estado ser conhecido como um dos que os times do interior mais complicam para os grandes da capital, é o Tubarão que mais conquistou a taça fora as equipes de Curitiba, vencendo em 1962, 1981, 1992 e o último em 2014, além, é claro, da Taça de Prata, a segunda divisão nacional, em 1980.

Fundado em 5 de abril de 1956, o Londrina era uma equipe que buscava consolidação no cenário estadual em 1962, apesar de ter sido vice em 1959. Por isso, o que aconteceria naquele ano mudaria o destino do futebol londrinense. Porém, com o regulamento longo, o título foi decidido no ano seguinte.

Para chegar ao triangular que decidiu o título do Campeonato Paranaense de 1962, o Londrina inicialmente precisou vencer a Série Norte. A decisão desta etapa foi em Apucarana, que possuía uma excelente equipe.

Folha Londrinense de 23 de abril de 1963

A primeira partida da "melhor de quatro pontos" foi em Apucarana mesmo e terminou empatado em 1 a 1. Depois, no dia 3 de março de 1963, o Apucarana veio ao VGD e surpreendeu o time orientado pelo técnico Florial Garro, 2 a 1. Aureo e Santana marcaram para o time de Apucarana e Gauchinho fez o gol do Londrina. No dia 10 de março, de acordo com o planejamento da Federação, foi realizado a terceira partida em campo neutro: no Belfort Duarte. Apesar do Apucarana jogar apenas pelo empate, o Londrina entrou em campo tranquilo e venceu por 3 a 2.

Garantido o título do Norte Novo, o Londrina disputou a fase final do campeonato com o Coritiba (campeão do Sul) e Cambaraense (campeão do Norte Velho). A torcida mais uma vez sofreria um susto no início da decisão. No dia 7 de abril, o Londrina empatou em casa com a Cambaraense, tida como a equipe mais fraca das três que lutavam pelo caneco. O resultado final, de um jogo emocionante, foi 3 a 3.

Os campeões

Mas o Coritiba também tropeçou no obstáculo menosprezado, e só empatou com a Cambaraense. Assim quando veio jogar no VGD no dia 10 de abril, o Coritiba sabia que se tratava praticamente de uma decisão antecipada do título. Quem vencesse empurraria a cabeça do outro na lama. Foi mais fácil do que se esperava: Londrina 4 a 2.

A partida marcada contra o mesmo Coritiba, para o dia 21, era a oportunidade do Londrina conquistar o título antecipadamente, sem depender do resultado do jogo final em Cambará. E quem esperava um Londrina recuado, espantou-se. Desde o início o time procurou o gol e o resultado final foi a vitória do Londrina novamente por 4 a 2. O campo do estádio do Coritiba virou palco para a festa alvi-celeste.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Paranaense de 1962 - O primeiro título do Londrina

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×