Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Paulista da Série A-3 promete bons jogos em 2017

Por Victor de Andrade, Diego Dantas, Giovanni Romão e Lucas Paes

(Clique no mapa para vê-lo em alta definição)

O Campeonato Paulista da Série A-3 de 2017 começa neste sábado, dia 28, com a promessa de que terá grandes jogos. Vinte equipes estarão na disputa e apenas duas delas conquistarão o Acesso para a A-2 de 2018. Em compensação, os seis piores times da primeira fase terão a dura missão de jogar a Segunda Divisão Paulista na próxima temporada.

Confira as novidades dos participantes:

ATIBAIA

O Atibaia em jogo-treino contra o Palmeiras
(foto: Fabio Gianneli / Soccer Digital)

Após realizar mais uma campanha no Campeonato Paulista da Série A-3, mas dessa vez sem obter o acesso, o Atibaia vai para sua terceira participação seguida na competição com uma incógnita. Isso porque em 2015 o Falcão conseguiu o acesso para a Série A-2, mas a FPF barrou o Clube de participar da divisão por causa do estádio não estar nas exigências da Federação, permanecendo na terceira divisão. Para 2017, o Atibaia resolveu promover retornos para fazer bonito no campeonato. Os atacantes Reginaldo (experiente no interior, recentemente foi artilheiro no Velo Clube em 2011) e Tavares (estava em Portugal) estiveram no clube na temporada de 2015, quando o clube 'conquistou o acesso' para a Série A-2. O lateral-direito Nando (ex-Penapolense), lateral-esquerdo Franklin (ex-Bragantino e Juventus) e o volante Eder Silva (ex-Guarani e Bragantino) também tiveram passagem recente no clube. O treinador será o Sandro Sargentim.


CATANDUVENSE

Estádio pode ser problema para o Catanduvense
(foto: Sérgio Paes / GE.com)

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas na temporada passada, o Catanduvense conseguiu superar dentro de campo e fez uma boa campanha, conseguindo até mesmo a classificação para a segunda fase da Série A-3, mas ficou sem o acesso. Na base da raça, o Catanduvense busca surpreender novamente e quem sabe pensar no acesso. Sem dinheiro, a aposta do Catanduvense foi realizar peneiras para montar o elenco que disputará o estadual. Ao todo, foram avaliados 40 jogadores e 24 aprovados para compor o elenco. Apenas os goleiros Wendell e Daniel já estavam no clube e permanecerão para mais essa temporada. O treinador será o Sergio Santos.


COMERCIAL

Amauri Knevitz comandando o treino do Comercial

Um dos mais tradicionais clubes do interior, o Comercial sofreu na temporada passada e fez uma campanha mediana, sendo apenas o 11° colocado no estadual. Querendo voltar aos trilhos da glória, o Leão do Norte vem para 2017 com ânimos renovados e com o foco no acesso. Para a temporada, o Bafo se reforçou para a disputa do estadual, e conta com o zagueiro Thiagão (ex-Villa Nova/MG), meia Leandrinho (ex-Tupã), os atacantes Cadu (ex-Matonense) e Jairo Paraíba (ex-Anyang da Coréia do Sul). Além dos citados, também estão no elenco o goleiro Cairo, os laterais Marquinhos e Bruno Gamboa, os zagueiros Thiago Viana, Danilo Costa, Rafael Moraes, os volantes Carlão, Igor Pimentel, Tabarana e Jhonata Alexandre, além dos atacantes Carlos Júnior e Pablo. O treinador será Amauri Knevitz.


DESPORTIVO BRASIL

Um dos principais jogadores do acesso, Edson Pio continua no clube
(foto: divulgação DB)

Novato na Série A-3, o Desportivo Brasil, equipe que tem como proprietário o clube chinês Shandong Luneng, fará sua estreia na terceira divisão estadual, e pretende fazer bonito. Para a disputa no certame, o clube manteve parte do elenco vice-campeão paulista da Segunda Divisão e os reforços virão do seu Sub-20, que sempre faz boas campanhas nos torneios que disputa. A base do Desportivo Brasil é a principal aposta do clube para continuar sua ascensão no cenário nacional.


FLAMENGO

Kairon é um dos reforços do Corvo para 2017
(foto: Marcos Vieira Ribeiro / AAF)

O Corvo guarulhense, que fez uma das melhores campanhas da história da Série A-3 na primeira fase do ano passado, mas que perdeu fôlego na reta final e deixou escapar o acesso, espera que em 2017 a história seja diferente. Para subir, o Flamengo reforçou o elenco com jogadores tarimbados, como o meia Kairon, ex-Grêmio e Atlético Tubarão, e o atacante Victor Palito, que foi motivo de memes na internet, pois o Marília estava na disputa pelo jogador.


GRÊMIO OSASCO

Jefferson Paulino retorna ao Grêmio Osasco
(foto: Gabriela Montesano / GEO)

O Grêmio Osasco, que será dirigido por Max Sandro, fez uma forte pré-temporada para entrar na briga no Paulista da Série A-3 e fazer uma campanha melhor do que nos últimos anos. A equipe vai contar com atletas que jogaram pelo Audax na Série D do Brasileirão. Entre os jogos-treinos, destaque para a vitória de 3 a 0 sobre o Shangai FC, no dia 20 de janeiro, com gols de Bruno Lima, Henrique e Jorge Eduardo. O GEO estreia no estadual no próximo dia 29, às 10h, contra o Atibaia, no Estádio do Rochdale, em Osasco. 


INDEPENDENTE

Lucas Capão e Dodô, com Piá: reforços do Galo
(foto: divulgação IFC)

A equipe de Limeira foi do céu ao inferno nos últimos anos. Depois de acessos seguidos, o Independente quase cavou sua vaga na elite do futebol paulista em 2015, perdendo o acesso na última rodada, para o Oeste. Em 2016 foi pior: a equipe acabou rebaixada para a Série A-3. Para este ano, o clube pretende fazer uma bela campanha para voltar ao segundo estágio do futebol estadual. Nesta semana, o ex-meia Piá apresentou mais duas contratações: o lateral direito Lucas Capão e o atacante Dodô.


INTERNACIONAL

João Valim dirige a Inter de Limeira

Para se preparar para o Paulista da Série A-3, a Inter de Limeira fez jogos-treinos contra os times de Campinas. Contra o Guarani, que estará na A-2, o time foi derrotado por 2 a 1, e quando enfrentou a Ponte Preta, que jogará a A-1, perdeu por 2 a 0. O time base deve ser o seguinte: Rafael Pin; Lucas Balardin, Carlão, Nikão e Malcoon; Teco, Luis Roberto, Marquinhos e André Mococa; Jhow e Éder Paulista.


MARÍLIA

Fabiano Gadelha defenderá Marília em mais uma competição
(foto: divulgação MAC)

O Marília teve as atenções voltadas pra si durante a pré-temporada mas não foi por alguma contratação bombástica, mas sim, teria sido supostamente enganado por um de seus reforços, caso que acabou viralizando nas redes sociais. Victor Palito foi acusado pelo MAC de receber passagens do clube e acertado com o Flamengo de Guarulhos. Além de Palito, o Marília também havia anunciado o lateral-direito Israel, ex-Portuguesa Santista, que acabou acertando com o Taubaté. Apesar da confusão, o Marília contará com bons nomes para a A-3, como os de Juninho Ortega, Borebi e o ídolo Fabiano Gadelha, em sua sexta passagem pelo clube maqueano.


MATONENSE

Matonense corre contra o tempo para deixar estádio em ordem
(foto: Mauricio Noznica / As Mil Camisas)

A Matonense vêm correndo contra o tempo para deixar o Estádio Doutor Hudson Buck Ferreira nas ordens para a vistoria final da FPF, uma vez que os técnicos da federação apontaram várias deficiências, a diretoria trabalha duro para deixar tudo certo para a disputa da A3. Enquanto isso, na preparação dentro das quatro linhas, a Matonense perdeu para o Penapolense, fora de casa, por 1 a 0 e, apesar do resultado, o técnico João Martins avaliou a partida como positiva. Agora, o próximo compromisso do clube será dia 28 pela Série A3, diante do Taboão da Serra na Grande São Paulo. 


MONTE AZUL

Matonense fez preparação forte para a competição
(foto: divulgação AMA)

O Atlético Monte Azul já tinha o elenco praticamente definido para a Série A-3 antes mesmo de virar o ano. Em dezembro, o clube já havia anunciado 24 jogadores e acertou com Rafael Guanaes, que em sua curta carreira como técnico tem dois acessos da Segunda Divisão (a popular Bezinha) para a A-3, para comandar a equipe. Entre os destaques do Azulão para a A-3 estão Lucas Cezane e Élton, que foram campeões com Guanaes no São Carlos, e Moretto, ex-Barretos e que estava no futebol árabe. Na última partida de preparação para o certame, o Monte Azul perdeu em casa para o Barretos, por 1 a 0, e voltará à campo no próximo domingo (29) contra o São José dos Campos no Estádio Martins Pereira. 


NACIONAL

Nacional nos últimos preparativos
(foto: Raquel Costa / Esportes Mais)

O Nacional fez uma ótima pré-temporada para a Série A-3. Pelo menos é o que garante o técnico Alex Alves, que em seus tempos de jogador, passou por equipes da Série A e pelo Juventus, aonde é idolo. O treinador destaca que os jogadores se dedicaram ao máximo durante este periodo, para que a equipe consiga realizar uma excelente campanha no certame. “Vamos brigar em cada jogo como se fosse uma final de campeonato. O título é conseqüência do trabalho, esse é o nosso objetivo”, afirmou o ex-atacante. Entre os reforços, estão o zagueiro Luiz Henrique, que volta ao clube depois de 13 anos, e o jovem Hayllan, que veio do futebol amazonense. O time de Comendador Souza inicia sua trajetória na A3 em casa, diante do Rio Branco, no dia 28 de janeiro.


NOROESTE

Rodolfo é um dos reforços para o ataque
(foto: Bruno Freitas / ECN)

O técnico do time de Bauru, Marcelo Sangaletti, trabalhou forte durante a pré-temporada e já tem o time titular praticamente desenhado. O técnico ainda vai avaliar a condição do meia-esquerda Caio Tavera, em fase final de recuperação de contusão muscular na coxa, e do lateral-esquerdo Rael, que sentiu o púbis antes do jogo-treino contra Rio Claro. Outra incógnita é o meia-atacante Tuxa, também com incômodo no músculo posterior da coxa. No total, para esta temporada, o Noroeste contratou 17 reforços.


OLÍMPIA

Olímpia fez uma série de jogos treinos

Uma das equipes que mais investiram para a Série A-3 de 2017, o Olímpia espera fazer uma campanha que leve o time para a A-2 na próxima temporada. O time do técnico Betão Alcântara vem jogando nos jogos-treinos com a seguinte formação: Igor; Alex Silva, Xandão, Brumatti e Cortez; Roger Goiano, Rogério Maranhão, Vinicius Leite e Max Pardalzinho; Naldinho e Renatinho.


PAULISTA

O goleiro Enzo vai para o elenco profissional do Paulista
(foto: Rui Carlos / Jornal de Jundiaí)

Rebaixado da Série A-2, o Paulista estava vendo um começo de recuperação na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, o Caso Brendon tirou o clube de Jundiaí da final da competição. Mas há um alento, a boa campanha mostrou que vários jogadores do time sub-20 podem ser aproveitados na equipe profissional, mais precisamente dois terços do elenco, e, quem sabe, ajudar o time na busca do acesso.


PORTUGUESA SANTISTA

Briosa quer embalar o segundo acesso seguido
(foto: Victor de Andrade / O Curioso do Futebol)

Depois de seis anos na Segunda Divisão Paulista, a Briosa conquistou o título da competição e volta para a Série A-3 em 2017, ano do centenário do clube. Da campanha vitoriosa ficaram o técnico Ricardo Costa e mais 10 jogadores, entre eles os titulares Dema, Lucão, Vinícius, Pedro, Ricardinho (experiente meia) e Fernando. Além disso, a Rubro Verde de Santos trouxe o meia Adiel (ex-Santos e Juventus), o zagueiro Sallinas (ex-Juventus) e o atacante Luís Gueguel (ex-Palmeiras e Atibaia). Além disso, o time espera contar com o apoio da torcida, que foi fundamental na campanha da temporada passada, onde o clube sofreu apenas uma derrota em 28 jogos.


RIO BRANCO

Estádio Décio Vitta está interditado

Rebaixado com péssima campanha na A-2 do ano passado, o Rio Branco tenta se recuperar da crise vivida ano anterior. Porém, contará inicialmente com um adversário a mais, já que o Estádio Décio Vitta está interditado. Alguns jogadores do elenco rebaixado foram mantidos, gerando desconfiança na torcida. Depois de passar por imensa crise no ano passado, a maior meta do time deve ser apenas se manter na A-3, evitando ser mais um tradicional a passar pelo calvário da Bezinha.


SÃO CARLOS

Apresentação do técnico Luiz Muller

Campeão da Bezinha em 2015, o Sanca brigou pelo acesso em 2016 na A-3 e fez uma boa campanha na Copa Paulista, sendo eliminado pelo Rio Claro nas quartas de finais. Apesar disso, o time teve de reiniciar a montagem do elenco do zero, o que pode complicar a sequência da competição. O treinador Luiz Muller espera dificuldades nas primeiras rodadas. Alguns dos destaques do elenco são o goleiro Rodrigo Calchi, trazido da Portuguesa Santista ainda antes da A3 e o meia Rossini, ex-jogador e destaque do Atibaia.


SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 

São José dos Campos venceu o Taubaté em jogo treino

O Tigre do Vale quase foi rebaixado para a Bezinha, escapando justamente na briga com o rival da cidade, o tradicional São José EC, mas participou da Copa Paulista. Com um elenco extremamente curto (16 jogadores haviam sido registrados até o dia 20 de janeiro) e sem manter a base do ano passado, o time entra no estadual pensando em permanecer na A-3. Entre os destaques estão o zagueiro Marcos Vinicius e o volante Amauri, que volta ao clube depois de dois anos.


TABOÃO DA SERRA

Adriano Gabiru é um dos medalhões do Cão Pastor

Em 2016, o Taboão da Serra foi o antagonista do acesso da Portuguesa Santista, dando um trabalho enorme à Briosa no jogo de volta, em pleno Ulrico Mursa. Mas, o Taboão acabou alçado à série A-3, devido a desistência do Atlético Sorocaba. Já acostumado a pratica na Bezinha, o time trouxe alguns medalhões para a disputa da competição, como Adriano Gabiru, André Luis e Acosta. Túlio Maravilha chegou a ser apresentado, mas na última semana rescindiu o contrato. Mesmo com as estrelas no elenco, a meta do Cão Pastor é, inicialmente, se manter na série A3.


REGULAMENTO

Sertãozinho foi o campeão da A-3 em 2016

A competição será disputada por vinte equipes: além dos seis rebaixados da Série A2 de 2016 e dos dois promovidos da Segunda Divisão de 2016 (equivalente ao quatro patamar do futebol paulista), também participam, os doze clubes que terminaram a Série A3 de 2016 entre o 3º e o 14º lugares.

Na primeira fase do torneio, as vinte equipes se enfrentarão em dezenove rodadas (todos contra todos, apenas jogos de ida). Os seis clubes com as menores pontuações serão rebaixados para a Segunda Divisão de 2018, enquanto os oito primeiros colocados avançarão para as quartas de final, em que o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro colocado joga contra o sexto e o quarto e quinto colocados se enfrentam. Em esquema de mata-mata, os finalistas terão acesso garantido à Série A2 de 2018. A fim de determinar o campeão da terceira divisão, essas duas equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta.

Confira a tabela completa da competição aqui.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Paulista da Série A-3 promete bons jogos em 2017

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×