Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Boas Maneiras na Pandemia: Entregadores de Supermercados - Um apelo

Hoje conversando com o entregador freelancer do mercado ele me contou que:

  1. Recebe R$ 60,00 reais por dia, sem direito à refeição, nem vale-transporte.
  2. Que hoje não havia água para beber no mercado. E a julgar pelas suas mãos também não havia sabão disponível.
  3. Que moradores exigiram que ele saísse do elevador para que o morador pudesse subir, mesmo o elevador descendo até a portaria primeiro.
  4. Que exigem que ele vá pelo elevador de serviço e falam de modo arrogante.
  5. Que já lhe negaram água várias vezes e que uma vez lhe disseram que não lhe davam água porque não tinham copo descartável.
  6. Ele estava fazendo entrega desde as 6 horas da manhã, mas a minha entrega, às 10 horas foi a primeira vez que ganhou uma gorjeta.
  7. Do mesmo modo que outros trabalhadores braçais, às vezes eles estão sujos ou suados. 

Isso tudo mostra:
  1. A falta de educação de uma classe média que se acredita melhor do que os outros. 
  2. Além da falta de educação uma clara insensibilidade para com os mais vulneráveis por pura arrogância.
  3. Uma falta de espírito cristão que normalmente nos faria atender quem nos presta um serviço pesado com mais deferência que a um doutor.
Portanto, devemos:
  1. As boas maneiras são a primeira expressão da caridade. Não é preciso ir para outro país miserável para fazer caridade, faça-a cotidianamente aqui mesmo, com quem Deus coloca em seu caminho.
  2. Ninguém é melhor do que ninguém. Somos todos irmãos e do pó viemos e para o pó voltaremos. Tanto o mais humilde empregado como o mais carteirado juiz ou político milionário. Bora fazer no dia a dia o bem que podemos porque é isso que fica.
  3. Não fale da sujeira de qualquer operário que foi fazer o conserto ou entrega na sua casa para ninguém, muito menos saia limpando o elevador por onde eles passaram de modo que vejam e nem demonstre o incômodo do mau cheiro do suor. Não use isso para se elitizar dizendo como o outro é sujo e você superior. Você não sabe pelo que ele está passando.
  4. DÊ SEMPRE GORJETA. Mesmo de um real se não puder dar mais. Mas com 10 entregas na parte da manhã pela hora do almoço ele vai ter dinheiro para comprar uma marmita de almoço.
  5. Jamais negue água. Em hipótese alguma. Tenha um copo só para isso, jogue fora depois do uso se a bestice é mais forte, mas ofereça água de boa qualidade, fresca e de preferência bem servida. (Ou seja, nada de água da bica, nem em copos sujos, etc.). Se servida numa pequena bandejinha você pode lhe estar dando mais que água de beber, mas água para o espírito.
  6. Nunca despreze nem desdenhe de ninguém. 
  7. Sorria, seja amável e se for oportuno entabule uma breve conversa que pode começar com um simples " - Tudo bem com você." com todos os entregadores, não faça distinções. Não é preciso dar de comer, mas se ficar fácil dê um bombom, uma bala, um suco, uma fruta, uma máscara, uma camiseta em bom estado que não precise mais. Com carinho, depois de uma pequena conversa amável, para não parecer esmola. Muitas vezes não é o caso, mas agora na pandemia é preciso sensibilidade e carinho com quem já tem um trabalho difícil e está evitando que você se exponha ao vírus. Mantenha a formalidade devida à toda conversa dessa natureza social, sem oferecer intimidades, falar vulgaridades, etc. Sempre formal e objetiva, mas amável, como devem ser as conversas sociais.
  8. Lembre-se aqui a lição de Cristo: quem quiser ser o maior que seja o servidor. Cristo que era Deus veio ao mundo para servir e veio pobre. Ser maior não é desprezar ou apontar a limitação do outro. Cristo foi bem claro que testaria nossa caridade no nosso próximo. O entregador é o seu próximo e o próprio Cristo. Aja com humanidade! A sociedade ocidental se descristianizou, mas não é preciso aderir à barbárie, vamos manter um mínimo de educação para com todos.
Desculpem o desabafo, mas as denúncias do entregador me horrorizaram.

O MAIS IMPORTANTE É QUE VOCÊ DÊ GORJETA SEMPRE.


#educação #boasmaneiras


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Boas Maneiras na Pandemia: Entregadores de Supermercados - Um apelo

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×