Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Educação para a Convivência: 12 Pontos Práticos


Na vida cotidiana sentimos alívio quando encontramos pessoas cuja convivência nos traz paz, ou com as quais nos sentimos à vontade. O saber conviver é uma importante Qualidade Humana. Se olharmos para o modelo de todo ser humano que é Cristo, podemos tirar algumas conclusões sobre a qualidade humana da convivência. 
  1. Para ter a qualidade humana da convivência é preciso respeitar a todos sem distinção, porque sabemos que todo ser humano é filho de Deus. Para isso procuramos estar sempre abertos aos outros acolhendo a todos com simpatia inicial e crescente. 
  2. Por caridade procuramos sempre compreender os outros e aceitar as diferenças de opinião. 
  3. Deus dá, a todas as pessoas, diferentes dons e talentos. A pessoa com a qualidade humana da convivência aceita com naturalidade e sem inveja os dons e talentos dos outros mesmo que pareçam maiores ou melhores do que os seus. E isto porque compreende que Deus distribui os talentos para o bem de todos e procura desenvolver os próprios talentos em vez de sentir inveja. 
  4. A pessoa com a qualidade humana da convivência respeita e trata com igual consideração mesmo aquelas pessoas menos agradáveis, divertidas ou próximas. 
  5. A pessoa que tem a qualidade humana da convivência não julga as intenções dos outros porque sabe que só Deus conhece o coração dos homens. E, assim, desenvolve uma estratégia de boa vontade em relação à capacidade dos outros virem a superar seus defeitos. Por isso os perdoa sempre, evitando guardar mágoas e ressentimentos. A qualidade humana da convivência nos leva a tratar os outros com profundidade humana vendo a parte boa que existe em todas as pessoas. 
  6. Uma pessoa que sabe conviver sabe se deixar ajudar e procura sempre ajudar sem se isolar em seus interesses atuando na vida em sociedade com grandeza de alma. 
  7. A pessoa com a qualidade humana da convivência respeita os bens materiais e a natureza. 
  8. Quem tem a qualidade humana da convivência sabe aportar alegria, boas conversas e conselhos oportunos. No trabalho encontra o meio de suavizar as dificuldades apostando sempre no entendimento cordial e acreditando na superação dos problemas. Com essa qualidade humana não nos furtamos a envolver-nos com o que a vida cotidiana nos oferece evitando estar fechados em nós mesmos. 
  9. A tristeza é uma aliada do "inimigo": é preciso esforçar-se por sair do pessimismo e da tristeza para não ser um peso no convívio cotidiano. 
  10. Mas saber conviver não é deixar de cumprir com os deveres em nome da adulação, comodismo ou para evitar dissabores e trabalhos. A boa convivência exige que se tenha uma atitude firme e contínua no exercício do bem e da missão que nos é confiada. 
  11. No exame da noite poderíamos nos perguntar como são nossas reações com as pessoas que nos são desagradáveis. A pessoa com a virtude humana da convivência cuida para que reaja sempre com caridade e perdão. 
  12. É preciso propiciar oportunidades de convívio sadio aos filhos evitando deixar isso acontecer ao sabor do acaso. Procure aumentar e solidificar laços de amizades não só na família, mas com outras com as quais seus filhos possam desenvolver boas qualidades humanas como a da convivência e vir a ter bons amigos por toda a vida.



    This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

    Share the post

    Educação para a Convivência: 12 Pontos Práticos

    ×

    Subscribe to Vida Em Sociedade

    Get updates delivered right to your inbox!

    Thank you for your subscription

    ×