Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Dicas de Boas Maneiras na Missa



  1. Sinal é uma coisa que representa outra. O sinal da Cruz é símbolo do cristão. Quando fazemos o sinal da cruz estamos dizendo que acreditamos em Jesus Cristo e que procuramos seguir os seus ensinamentos. Faz-se o sinal da cruz com a mão direita aberta, levando-a da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, pronunciando-se, ao mesmo tempo: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Isto é benzer-se e na Missa devemos efetivamente pronunciar essa benção. O sinal da cruz nos protege de toda sorte de males e nos livra da ação do demônio.
  2. Durante a Missa não devemos conversar com quem está ao nosso lado para não atrapalhar sua concentração. Se for necessário comentar alguma coisa que se faça um comentário rápido mas se conversa na saída da Igreja. 
  3. Só saia no meio da Missa se for extremamente necessário. 
  4. Não se sai do nosso lugar até que o celebrante tenha se retirado. 
  5. Mais do que em qualquer outro lugar, não havendo lugar para todos, os homens devem ceder lugar às senhoras ou pessoas idosas. Aos mais jovens cabe o mesmo dever de ceder lugar. 
  6. Deve-se acompanhar a cerimônia em todos os seus momentos. Ou seja, se todos estão de pé, ou de joelhos, etc., se acompanha. O respeito total é imposto por ser a casa de Deus e em sinal de respeito aos que oram e estão em meditação. 
  7. Contribuir sempre com o silêncio necessário na Igreja. Uma mesma atitude de deferência deve ser observada em todas as cerimônias religiosas que não são as nossas. Não fazer ruídos com os passos e já entrar com o boné ou chapéu de qualquer tipo, na mão. 
  8. Caso a pessoa esteja devidamente preparada e deseje comungar pode fazê-lo de duas maneiras: Ao aproximar-se o momento da comunhão deve responder ao sacerdote ou ao ministro da Eucaristia, - Amém. à afirmação “O Corpo de Cristo.” O cristão pode comungar recebendo a hóstia direto das mãos do sacerdote, quando então ele oferecerá a língua com a boca entreaberta. Para comungar na mão o católico deve colocar a mão direita sob a esquerda e quando a hóstia for colocada sobre a mão esquerda, utilizar a mão direita para comungar. Deve-se comungar na frente do sacerdote e não sair andando com a hóstia na mão. Não oferecer a mão e a boca para comunhão ao mesmo tempo para não se confundir o ministro ou sacerdote sobre a forma que se deseja comungar. 
  9. Não cruzar as pernas na igreja. 
  10. Não colocar os pés onde ajoelhamos se estiver forrado de tecido ou plástico.


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

10 Dicas de Boas Maneiras na Missa

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×