Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Boas Maneiras: Recebendo para Jantar

Boas Maneiras no Jantar: Indo até a Mesa

Quando o jantar é anunciado, o anfitrião oferece o braço à senhora de mais distinção e falando ou com um aceno guia o resto dos Convidados até a sala de jantar.

A dona da casa segue até a mesa com o cavalheiro que é mais direito a essa honra, podendo  ser a última da "fila" de convidados. Mas isto não é obrigatório porque a dona da casa pode entrar logo após o anfitrião para poder ir indicando o lugar dos seus convidados à mesa.

Os demais convidados seguem na ordem previamente combinada, ou que seja mais apropriada para se respeitar a precedência natural em sociedade: mais velhos, homenageados, novos no grupo, em primeiro lugar seguido dos demais. 

Ao entrar na sala de jantar, a dona da casa, permanece à entrada da sala de jantar até o último convidado entrar e entre sua estada na porta até que todos entrem e a chegada até o seu lugar na mesa, a anfitriã vai indicando a cada convidado onde deve sentar-se. O cartãozinho com o nome do convidado na mesa facilita este trabalho.

O convidado não se senta até que a dona da casa se tenha sentado ou indicado que os convidados façam isso. 

Boas Maneiras e o Número de Convidados para Jantar

O número de convidados para jantar é determinado pelo tamanho da mesa ou pelo espaço disponível para que todos sentem-se confortavelmente. Nada é mais desagradável do que esse excesso de informalismo que coloca pessoas comendo em pé, ou circulando pela casa sem lugar para sentar-se ou até desistindo de servir-se por falta de um espaço confortável para comer. 

Quando são poucas pessoas à mesa a conversa pode ficar um pouco sem graça e se forem muitas e principalmente mal instaladas todos podem se sentir incomodados.

Um espaço de uns sessenta centímetros para cada convidado é um espaço confortável.

O ideal é que o numero de mulheres seja igual ao número de homens.

Boas Maneiras ao Organizar o Jantar: A Distribuição dos Convidados à Mesa


O ideal é que o convidado tenha ao seu lado alguém de gostos comuns. Isto é fundamental para o sucesso da festa.

Se você tem um convidado especialmente falante, amável, agradável, coloque-o no centro para que possa falar com mais de uma pessoa.

Duas pessoas falantes, ou duas celebridades digamos,  colocadas juntas vão se extinguir uma à outra, não é um bom plano.

Não é um bom plano de mesa colocar duas pessoas de mesma profissão juntas porque monopolizarão a conversa nos seus temas habituais deixando outros afastados da conversa. 

Os convidados tem que se lembrar de que tem obrigação de dar atenção aos outros e não apenas esperar ser agradados, se divertir. Por isso devemos procurar - também nos eventos sociais - agir como habitualmente já fazemos na vida em sociedade: "servimos" e não procuramos ser servidos. E isso nos obriga a nos interessarmos pelo que interessa aos outros e a ter uma conversa que agrade aos nossos interlocutores. Se não tivermos consciência disso iremos apenas "despejar" pensamentos, sensações e queixas conforme nossos humores de momento, sem pensar nos outros e isso é sempre descortesia e vulgaridade. 

Lembre-se de, em sociedade,  não falar de coisas negativas, nem reclamar ou queixar-se como assunto de conversa social. Devemos falar coisas boas sempre, mas principalmente em sociedade. Jamais portanto "repare" nos outros julgando roupas, a comida, e nunca, nunca fale mal da sua família em sociedade, nem fale alto, nem jamais fale palavrões ou palavras chulas. Nunca. Lembre-se de que a boca fala do que o coração está cheio, limpe-o e enfeite-o também como fez com a roupa antes de ir para o jantar ou a festa.

A anfitriã deve evitar os assuntos que possam desagradar seus convidados como religião, política e qualquer outro tema que saiba desagradável aos seus convidados como em festa do PT falar de Mensalão. 


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Boas Maneiras: Recebendo para Jantar

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×