Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Introdução - Mecânica Estatística Clássica - Resumo, capítulo 10, Alonso & Finn


Introdução

Sabemos que a matéria é formada por moléculas e átomos. Mas não podemos observa-los individualmente em ação. O que observamos é o resultado de um grande número deles atuando de maneira mais ou menos organizada, ou seja, processos macroscópicos.

As Propriedades da matéria, como um todo, são chamadas propriedades macroscópicas, que são resultados de ações coletivas. Essas ações resultam fundamentalmente das interações eletromagnéticas. Foi necessário estabelecer métodos especiais para descrever os processos que ocorrem com um Grande Numero de partículas. Estes métodos para estudar essas propriedades coletivas sem se preocupar com o movimento individual de cada partícula são de natureza estatística. Assim, os estudos de processos macroscópicos é o que constitui a física estatística.

A mecânica é baseada em princípios como conservação de energia e momento. A mecânica estatística estende estes conceitos para sistemas com grande numero de partículas e utiliza métodos para descrever propriedades macroscópicas sem considerar o movimento detalhado de cada partícula.

Para fazer a analise estatística da dinâmica do sistema de muitas partículas usamos o conceito de probabilidade de distribuição das partículas nos estados de energia possíveis.


Referência

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward J. Física um curso universitário. Vol 3. Ed. Edgar Blucher.



This post first appeared on :.: O Malandro Formal .:, please read the originial post: here

Share the post

Introdução - Mecânica Estatística Clássica - Resumo, capítulo 10, Alonso & Finn

×

Subscribe to :.: O Malandro Formal .:

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×