Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Química no dia-a-dia

Efeito Tyndall




Imaginemos o seguinte experimento: Pegamos um copo com uma solução como mostra a imagem, os pontos luminosos da trajetória da luz são facilmente vistos passando pela dispersão coloidal, enquanto que nada se observa na solução verdadeira.




Essa é uma propriedade que se repete com todos os colóides, sendo que suas partículas refletem a luz que incide sobre elas e dão origem a esse efeito que é denominado de Efeito Tyndall.






Esse mesmo efeito pode também ser observado no cotidiano em várias situações, como, por exemplo, quando os raios solares atravessam as gotículas de água da chuva, quando a luz entra pelas frestas das janelas em nossas casas e deixa ver o ar empoeirado, quando o farol do carro ilumina o ar úmido ou com poeira e também quando a luz emitida pelo projetor de um cinema passa através do ar que contém fumaça ou poeira.




É interessante que se observarmos os pontos luminosos que atravessam a solução coloidal e são refletidos por meio de um ultramicroscópio, veremos que eles se movimentam rapidamente, em ziguezague. Esse movimento rápido e desordenado das partículas coloidais é conhecido como movimento browniano.




Vídeo sobre o efeito Tyndall!!! 



Referências:

http://www.alunosonline.com.br/quimica/efeito-tyndall.html


This post first appeared on Química Rocheda, please read the originial post: here

Share the post

Química no dia-a-dia

×

Subscribe to Química Rocheda

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×