Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fernando Chalana: um grande homem e um génio do futebol


 

falecimento de Fernando Chalana deixou a Família Benfiquista consternada. Entre antigos jogadores, ex-companheiros de equipa e dirigentes que partilharam impressões e testemunhos na BTV, fica o consenso de que o mundo do futebol perdeu um dos seus génios e que o universo Benfica viu partir um homem extraordinário.

DEPOIMENTOS

JOSÉ AUGUSTO

"Fernando Chalana nasceu no grande alfobre do Barreiro. Era um jogador e um homem extraordinário, um jogador excecional, marcante no futebol português, e não só. Mostrou qualidades fora de série desde muito novo. Foi um jogador de alta classe."

TONI

"Hoje, a família benfiquista perdeu uma das figuras marcantes da história do Benfica. Foi um dos jogadores mais talentosos que vestiram o Manto Sagrado. Esta notícia deixa-nos tristes, mas devemos celebrar alguém que escreveu páginas de ouro no futebol português e não o escreveu a nível mundial porque uma lesão não o deixou. É tempo de celebrar o Pequeno Genial."

ANTÓNIO VELOSO

"Fernando Chalana foi muito grande como jogador e como pessoa, perdeu-se um ser humano muito especial. A partida dele é uma notícia triste para o Sport Lisboa e Benfica e para os Benfiquistas. Ele era sempre uma pessoa muito disponível para todos, extraordinária. Era mágico com bola, tanto nos treinos como nos jogos. Vai ser recordado para sempre!" 

CARLOS MANUEL

"O amor que o Chalana tinha pelo Benfica era enorme. Tive quase uma vida de relacionamento com o Fernando. Pela sua maneira de ser, o Fernando Chalana é consensual no país inteiro. É Benfica, mas primeiro é Portugal."

SHÉU HAN

"Foi um grande colega, um grande jogador. Tive o privilégio de muito cedo trabalhar com ele. Tinha qualidades para resolver problemas no campo que mais ninguém conseguia resolver."

ÁLVARO MAGALHÃES

"Formámos a melhor ala esquerda de Portugal da minha geração. Era tão fácil jogar com ele. É um amigo, é um irmão que parte, parte um génio do futebol mundial."

FERNANDO SEARA

"É um dia triste para o Benfica e para o futebol português. Eu tive o grato privilégio de ver o Fernando Chalana a decidir jogos, a mostrar o talento. Nunca vou perder isso da memória. Era um homem genial e genuíno. Eu, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, presto-lhe, em nome de todos os Benfiquistas, um sentido reconhecimento e de imensa gratidão."

DIAMANTINO MIRANDA

"Com todo o respeito por todos os jogadores que jogaram no Benfica, a seguir a Eusébio, Fernando Chalana foi o melhor jogador do Benfica. Foram jogadores como Eusébio e Chalana que fizeram do Benfica o colosso que é. Espero que seja reconhecido como um homem bom e como grande futebolista."

JOÃO ALVES

"Foi um excelente colega, um companheiro com quem passei grandes momentos, um jogador excecional. É com muita mágoa que o vejo partir."

JOSÉ HENRIQUE

"Foi um grande amigo. Era único, era fora de série. O mundo do futebol e especialmente o do Benfica está mais pobre."

ALCINO ANTÓNIO

"O Chalana merece todas as homenagens que lhe queiram fazer. Era um homem pequeno em altura, mas tinha um coração enorme, era demasiado grande como pessoa. Ele transmitia o que é ser Benfica a cem por cento."

SIMÃO SABROSA

"A partida de um génio é uma notícia triste para todos os Benfiquistas e para o mundo futebol. Tive a oportunidade de trabalhar com ele (enquanto treinador) e pude sentir o amor que ele tinha pelo Benfica e pelo futebol. É uma perda muito grande. Deixo uma palavra à sua família. É triste ver partir um ídolo, um génio. Resta-nos continuar a recordar os momentos que passámos diariamente, e os mais jovens que possam pesquisar e ver quem foi Fernando Chalana, um exemplo dentro e fora de campo. Guardaremos sempre as melhores memórias de Fernando Chalana no nosso coração."

ALBERTO BASTOS LOPES 

"É um dia triste porque vi partir um amigo, com quem partilhei desde cedo o balneário e o campo. É um amigo que parte, um dos melhores jogadores do mundo que eu vi atuar, e um grande ser humano. O Chalana era enorme em todos os sentidos."

FERNANDO SANTOS

"Foste um dos melhores jogadores da história do futebol português, um amigo. Recordo-te com muita saudade."

ABEL XAVIER

"Tive uma partilha ótima com o Fernando Chalana, tenho um profundo agradecimento pela figura paternal que tive quando era jovem no Estrela da Amadora. Uma pessoa excelente, sempre disponível, que me passou várias coisas enquanto referência."

PEDRO VALIDO

"Desde muito novo e miúdo habituei-me a ver o Chalana jogar, e olhava para ele como um ídolo. O Chalana fazia a diferença e era genial. Ver partir um ídolo e um amigo é muito difícil."

PAULO MADEIRA

"O Chalana era um génio por quem todas as pessoas tinham um carinho especial. É um dia muito triste. Joguei com ele a minha primeira época de sénior e lembro-me que para ele o futebol era muito fácil. Marcou o futebol português. Todos os portugueses vão sentir muito a sua falta."

BRUNO BASTO

"Espero que todas as pessoas o possam guardar com o carinho que eu guardo. No estrangeiro, jogámos os dois no mesmo clube, no Bordéus. Ensinou-me e explicou-me como era viver noutro país."

MIGUEL

"Ele está num dos momentos mais importantes na minha carreira. Fez com que eu atingisse o topo ao colocar-me nessa posição [lateral-direito]. É um motivo de orgulho ter trabalhado com ele."

JOSÉ MANUEL DELGADO

"Já nos Juniores se percebeu que era um jogador genial e doce como pessoa, era antivedeta. Há de ficar sempre na nossa memória coletiva como um dos melhores jogadores que o futebol viu."




This post first appeared on Benfica Glorioso, please read the originial post: here

Share the post

Fernando Chalana: um grande homem e um génio do futebol

×

Subscribe to Benfica Glorioso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×