Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Elias saindo da caverna, ainda há esperança

Tags: deus elias

Saindo da caverna (1REIS 19.1-9). São momentos na vida em que as coisas ao nosso redor parecem perder o sentido e entramos num profundo processo de autoquestionamento
Elias disse: “Eu não sou melhor do que meus pais”.
Já pensou jogar a toalha? Já se sentiu um fracasso? Um fracassado? Quem nunca viveu uma crise?
Eu já me senti assim inúmeras vezes. Eu vou largar tudo. Eu vou embora. Quem já teve vontade de fugir como fez Elias? Quem já não teve o seu momento de “Caverna”?


O Capítulo 19 é extraordinário por que mostra a “Caverna do profeta Elias”. Mas, pra você entender o capítulo 19, você precisa entender o capítulo 18. O que aconteceu no capítulo 18 de tão extraordinário?
Irmãos, o capítulo 18. É o capítulo do “Triunfo”. É o capítulo da “Vitória”. É o capítulo da “Conquista”. Você já passou por momentos em você conquistou algo que jamais pensou que seria capaz? Já aconteceu com você? Fazer algo que jamais você pensou que seria capaz?
Elias vai até o monte Carmelo para jogar no campo do adversário. O Monte Carmelo era o monte dos profetas de Baal. Havia uma idolatria tremenda a Baal. Baal era o deus dos cananeus, criado a partir do conceito de belzebu, que o maioral dos demônios. Desse modo, era no monte “Carmelo” onde o demônio era cultuado. Era Satanismo puro!
Então Elias, no monte Carmelo, traz um desafio para os profetas do demônio. Ele teve que ter muita coragem, porque eram muitos os profetas de Baal. Você sabe quantos eram? (1Reis 18.19). Elias ousou a desafiar 450 profetas de Baal. 400 profetas do poste-ídolos, 950 homens ímpios.
E o Desafio foi o seguinte: Vamos saber agora que é o Deus verdadeiro. O Deus que responder com “Fogo” é consumir o holocausto esse é o Deus verdadeiro
Aí Elias… Fez uma oração curta, pra desafiar os profetas de Baal que passaram muito tempo orando… (1Reis 18.26-27)
Vamos ver quem é o Deus verdadeiro. Oração curta… “Responda Senhor para que saibam que somente o Senhor é Deus”. Conversa rápida
Sabe o que aconteceu? E veio fogo do céu que não somente incendiou, mas como consumiu tudo… O fogo lambeu: Lenha. Pedra. Holocausto. Animal. Até o rego de água. Consumiu tudo!
E depois Elias olhou para todo Israel que estava de publico assistindo ali. E disse: Quem é Deus? E todo o Israel que estava presente. Lançaram-se ao chão e clamaram em alta voz: IAVÉ é Deus! IAVÉ é Deus! IAVÉ é Deus! (Lembrando que IAVÉ é nome pessoal de DEUS, O Sentido é “O EU SOU”.)
E quando Acabe e Jezabel souberam o que Elias fez. Ambos fizeram juramento: Manda recado para Elias. Você vai morrer como eu matei os profetas de IAVÉ (JAVÉ)
Aí, a gente entra no capítulo 19. Elias quando soube dessa ameaça… Temendo ele foge… Elias foge para o Monte Horebe. E você sabe qual foi à distância do Monte Carmelo até o Monte Horebe que é o Sinai. São 430 km. É longe de mais, para um percurso a pé. Não foi qualquer “Fuga”. Elias fugiu mesmo!
Elias vai então para a “Caverna”. Elias está com medo. Medo tal que se transforma em desejo de morrer. Ele quer que Deus tire sua vida. Ele ficou desgostoso de viver. Ele não quer mais viver
Ele tem tanto medo de morrer nas mãos de Jezabel, que esse medo se transforma em desejo de morrer antecipadamente. Ele sofre antecipadamente… Como o seu pedido não é atendido ele se refugia na Caverna. O seu medo o aprisiona dentro da caverna?

1ª Lição:

A caverna não é o seu lugar de homem de Deus (1Reis 19.8-9)

Primeira lição – É que Deus questiona a decisão de Elias. E nesse momento de questionamento Deus tem um conversa pessoal com Elias.

Elias foge pra caverna!! Mas tem algo intrigante: Aonde se localizava essa caverna? Resposta: No Monte de Deus! É justamente no Monte Horebe que é o Monte de Deus que Elias vai se esconder. Não foi qualquer lugar… Ele não foi para o mundo… Ele não foi para um lugar profanado… Ele não foi para um lugar que traria desonra a Deus. Ele foi ao monte de Deus. Ele foi ao monte Sinai
Ele poderia ter fugido para qualquer lugar… Mas ele vai se esconder no Monte de Deus.
O que é natural é a pessoa fazer o que Jonas fez. Foi pra Társis… Extreme oposto… Jonas fugiu da presença do Senhor. Mas, Elias ele foge para o Monte Horebe…
Será que é possível alguém se esconder dentro desse contexto de religiosidade? Por isso é muito sútil… Ninguém imagina que você está perdido aqui dentro. Ninguém questiona que você está longe da vontade de Deus dentro do seu ambiente religioso
Quem iria se preocupar com o irmão que não foi embora, da casa do Pai do Filho pródigo? Ele não precisou sair da casa, para estar pedido. Era justamente o contexto que ele estava habituado que ele se perdeu. Isso é impressionante
E percebemos que Deus começa a questionar Elias. E se você percebeu, Deus perguntou duas vezes: O que você faz aqui? E nas duas ocasiões, o profeta Elias responde, mas ao mesmo tempo não responde. Ele fala, mas ao mesmo tempo não fala. E Deus como não é bobo, ele poderia ter dito: Elias chega é sempre a mesma coisa. É sempre a mesma ladainha. É sempre a mesma conversa.
Sabe como Deus ensina a Elias que ali não era o seu lugar de proteção. Porque Elias deixa de ser espiritual para ser supersticioso. Ele confia nas coisas físicas revestidas de espiritualidade. O monte se tornou para Elias um amuleto. Isso é muito perigoso. Porque gera uma falsa proteção
Então, a gente precisa colocar na cabeça de uma vez por todas que Deus não está preso em amuletos. A caverna não tem poder nenhum de proteção. Não é na caverna que Elias deveria buscaria refúgio. A proteção não estava na caverna. E pior, aquele ambiente se tornou para Elias veneno ao invés de remédio.
Deixe-me provar que Deus não torna objetos em amuleto (1 Reis 19.11-13). Note que interessante essa situação. Deus usa elementos da natureza. Elementos que o próprio profeta já manipulou em outras ocasiões. Para ensinar que Deus não está num objeto revestido de sobrenatural.
Deus envia uma forte ventania que rachou os montes, quebrou as rochas. E Deus disse: Elias eu não estou na ventania. Aí, Deus envia um terremoto, um abalo sísmico, tudo treme… E Deus disse: Elias eu também não estou no terremoto. Aí, Deus envia um fogo, lembre-se que Deus acabara de responder com fogo com profetas de Baal. E Deus disse: Elias eu também não estou no fogo
Onde Deus estava afinal de contas? (1Reis 19.12-13). Sabe o que o texto está dizendo? A versão linguagem de hoje foi muito feliz na tradução: 1Reis 19.12-13 “Depois do terremoto veio um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz calma e suave. 13 Quando Elias ouviu a voz, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse: —O que você está fazendo aqui, Elias?”
Onde Deus estava? Na sua Palavra. Veio uma “Voz calma e suave, ele ouviu a voz e saiu da caverna”. Qual é a primeira lição que podemos aprender com a Caverna de Elias? A Caverna nunca é o lugar correto do homem de Deus. O lugar que devemos estar é aquele que ELE mesmo diz…
Elias precisava aprender a confiar na palavra de Deus, na voz de Deus. O medo de Deus fez o que ele cerrasse os ouvidos. Fechasse sua mente para Deus. Ele se tornou supersticioso. E quantas pessoas no meio cristão deixam de ouvir a voz de Deus para confiar em amuletos
Qual é a sua caverna? Qual é o seu amuleto? Aonde você se esconde quando está com medo? Lembre-se como Cristão devo sempre estar pronto a ouvir a voz calma e suave do Senhor

2ª Lição:
O seu lugar é onde Deus enviar (1Reis 19.15-16)
Deus manda Elias voltar a servir. Mesmo que tenha acabo de servir
E Deus manda Elias voltar a servir. Deus o manda ir ao deserto. Vá ao deserto de Damasco
O problema de Elias só seria resolvido. Quando ele fizesse aquilo que Deus queria. Deus queria Elias servindo. Independentemente de seus lamentos e de suas queixas. Independentemente das ameaças e intimidações. Vá ao deserto e faça o que eu te peço. Elias foi e fez!
Conclusão:
1º Não permita que seus medos, questionamentos, suas dúvidas, suas crises façam você confiar em coisas, mas confie sempre no Senhor.
2º O melhor lugar para você estar é aonde Deus quer, mesmo que isso significa contrariar sua vontade, a vontade de Deus sempre é a melhor.
Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.

Um grande abraço a todos!

[contact-form]

O post Elias saindo da caverna, ainda há esperança apareceu primeiro em Paulo Fabricio.



This post first appeared on Paulo Fabricio - Um Site De Conteúdo Cristão, please read the originial post: here

Share the post

Elias saindo da caverna, ainda há esperança

×

Subscribe to Paulo Fabricio - Um Site De Conteúdo Cristão

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×