Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

RASHBI, a alfarrobeira, o Zohar

Rav Shimon Bar Yochai, o RASHBI - de Abençoada Memória -, discípulo do Rav Akiva (40-150 d.C), viveu na Galiléia na época do domínio do império romano. Perseguido pelas autoridades que decretaram sua morte, refugiou-se numa caverna onde viveu recluso durante treze anos, juntamente com seu filho Rav Eliezer - de Abençoada Memória.
Na Kabalah, se conta que eles sobreviveram todos esses anos bebendo água de um córrego que havia bem próximo à caverna e comendo os frutos de uma  alfarrobeira  que havia na entrada da caverna e que, de tão frondosa, guardava os dois fugitivos da visão dos passantes.  Todo o seu tempo na  reclusão foi dedicado ao estudo profundo da Torah.

Depois de treze anos, mudaram as autoridades romanas, a perseguição se aplaca e os dois voltam para a cidade.
Rav Shimon sai da caverna tendo atingido uma mística muito forte e uma espiritualidade muito elevada. Reúne novamente seus discípulos, aos quais se agregam outros estudiosos,  e lhes transmite toda a sabedoria que atingiu sobre a Lei. Seu filho, Eliezer, vai anotando suas palavras iluminadas e estas formam o grande Livro do Zohar - O Livro do Esplendor. O Esplendor do Zohar é, desde então, alimento para aqueles que desejam com todo seu coração e para isso trabalham intensamente, acender a chama divina que o Criador, Bendito Seja, deixou no interior de cada um de nós.

Alfarrobeira (Ceratonia siliqua)
Família: Fabaceae
Identificação

A alfarrobeira é uma espécie de folha persistente, com uma copa ampla e densa. A casca do tronco é lisa e acinzentada. As flores são pequenas e estão reunidas em raminhos. Distingue-se a flor macho da flor fêmea, podendo também ser hermafrodita.
O fruto é uma vagem verde, pendente, que pode ter até 25 cm de comprimento, e que se torna castanha com a maturidade. A alfarroba, o fruto, é utilizada para inúmeros fins, desde a alimentação à farmacêutica.
Curiosidade:

Sabia que Portugal é o terceiro maior produtor mundial de alfarroba, logo a seguir a Espanha e Marrocos? A alfarrobeira encontra-se na região mediterrânica como planta cultivada desde tempos antigos. A sua produção sustentável tem aumentado nos últimos dez anos, sobretudo na região do Algarve.  http://dias-com-arvores.blogspot.com.br/


This post first appeared on VASILHAS, please read the originial post: here

Share the post

RASHBI, a alfarrobeira, o Zohar

×

Subscribe to Vasilhas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×