Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 tentações que você deve evitar em seu blog

Tags: isso seu blog
Durante sua vida de blogueiro, você se deparará com situações de extrema tentação - mas que devem ser evitadas a todo custo. Veja neste artigo algumas dessas situações e entenda porque elas podem ser prejudiciais ao seu trabalho.




Introdução

Tentação é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido”. É isso o que nos diz a Wikipedia sobre o assunto.

É uma ótima definição da palavra! Ela serve para muitas coisas na vida - e também para Seu Blog. Afinal, pense nas situações tentadoras pelas quais você já não passou referentes ao seu blog! São verdadeiros testes de caráter e integridade.

Não é fácil resistir às tentações. Confesso que eu mesmo, ao longo de meus 5 anos, já cedi a algumas delas em algum momento. Mas, a moral da história é bem clara: elas não compensam. De uma forma ou de outra, você sairá prejudicado, mesmo que isso demore para acontecer.

Nos próximos itens, citarei cinco tentações que acredito serem bem comuns e atraentes. Você entenderá facilmente porque não deve ceder a elas.


1ª tentação: Clicar nos próprios anúncios

Esta é uma das maiores tentações para quem tem um blog e começa a utilizar o Google AdSense ou outro programa de exibição de anúncios que pagam por clique. Normalmente, o número de cliques é baixo no início e o valor acumulado a cada dia é ínfimo.

Esse é o momento em que o diabinho aparece em seu ombro e sussurra em seu ouvido: “Dê um clique no seu anúncio e você verá que nada acontecerá de ruim.” Se você ceder a essa tentação, será o seu fim. Logo, você estará clicando neles todos os dias.

O castigo para isso é um só: você terá sua conta do AdSense cancelada e nunca - repito, NUNCA -  mais poderá utilizar o programa novamente.

E não adianta você bolar métodos mirabolantes para dar os cliques sem o AdSense perceber. O Google sempre estará um passo à sua frente e descobrirá a sua fraude.


2ª tentação: Vender links dofollow

Esta tentação costuma surgir para quem já tem mais tempo na estrada. Você recebe um e-mail de alguém solicitando anunciar ou publicar um artigo patrocinado em seu blog. Até aí, não há problemas. Mas, há um pequeno detalhe: o artigo deve possuir um único  link “dofollow” para o site do anunciante.

O Google proíbe expressamente a venda de links “dofollow”. Veja isso no artigo https://support.google.com/webmasters/answer/96569?hl=pt-BR, na seção “Links pagos”. Justamente para isso existe o recurso do “nofollow”, que mostrei no artigo O que é Nofollow?.

Caso você não siga essa orientação, a punição pode ser a perda de posições de seu artigo nos resultados do Google, ou mesmo o seu banimento. Vale a pena arriscar isso?

Nesse ponto, você também pode pensar: “o Google nunca descobrirá isso!” Realmente, pode ser que não descubra. Mas, você sabia que qualquer pessoa pode denunciar ao Google a violação dessa regra? Imagine se um concorrente ou desafeto seu encontra esse link e o denuncia ao Google!

Minha recomendação: diga claramente ao potencial anunciante que você não vende esse tipo de links e que, se fizesse isso, vocês dois seriam prejudicados.


3ª tentação: Excluir comentários com críticas sobre seu trabalho

Imagine a situação: você escreve aquele artigo caprichado, que levou horas de pesquisa e elaboração. Publica-o orgulhoso do resultado final e espera pela reação dos seus leitores.

Aí chega o problema: vem aquele comentário de alguém dizendo que o artigo ficou confuso, ou que é algo que todos já sabiam e nada acrescentou. A dúvida paira em sua cabeça: deixar ou não publicado?

Minha recomendação é: publique-o! E responda (educadamente) explicando os pontos levantados pelo comentarista. Pode ser um exercício interessante para ajudá-lo a melhorar o seu trabalho.

Publicar comentários negativos mostra que você tem transparência com seus leitores e que sabe aceitar críticas. Só não faço a publicação quando se tratam de comentários ofensivos, sejam para mim ou para outros comentaristas.


4ª tentação: Comprar seguidores, likes e afins

Esta é outra tentação séria. Quem nunca recebeu por e-mail uma proposta de “pacote de likes” ou coisas parecidas? “Pague R$ 50 e ganhe 1.000 fãs em sua página do Facebook”. “Pague R$ 20 e ganhe 500 seguidores no Twitter”.

Você só deve pagar por um pacote desses se cumprir 3 condições: quer enganar a si mesmo, quer enganar seus leitores e quer jogar dinheiro fora. Se não é esse o seu caso, não caia nessa tentação.

Em 99% dos casos, tratam-se de números artificiais, atingidos com perfis criados apenas para essa finalidade e que não trarão nenhum benefício ao seu blog. Ou seja: isso não trará interação nem visitas à sua página.

O pior é que isso gera uma ilusão para seus leitores, que se impressionam com os índices do seu blog ou página. Ou seja: você está sendo desonesto justamente com quem deveria ser o aspecto mais valorizado em seu trabalho. A Samanta escreveu um ótimo artigo sobre o assunto em seu blog: Comprar Seguidores e Fãs para seu perfil, blog ou site vale a pena?

Note que isso é diferente de você fazer anúncios pagos no Facebook. Quando você anuncia, simplesmente paga pela exibição da sua página ou blog, buscando atrair a atenção de pessoas reais e que estejam interessadas em seu trabalho.


5ª tentação: Burlar os  contadores de visitas

Este é um item similar ao anterior, mas relacionado aos contadores de visitas. Particularmente, eu nem gosto de exibir contadores de visitas no blog. Para o leitor, eles não interessam. Por isso, prefiro ferramentas como o Google Analytics, me mostram esses dados apenas para mim.

Mas, se você deseja colocá-los em seu blog, é uma decisão sua. O ruim - e desonesto - é você encontrar meios para burlar os contadores e gerar dados falsos. Isso pode ser feito das mais variadas formas, seja visitando você mesmo suas páginas diversas vezes, encontrando formas para aumentar o número mostrado ou utilizando ferramentas de autosurf, que geram visitas automáticas e robotizadas.

Além de ser algo antiético, isso pode até lhe trazer problemas, em vez de benefícios. Por isso, evite enganar a si mesmo e a quem admira seu trabalho.


Conclusão

Espero ter conseguido mostrar que não vale a pena cair nessas tentações - nem em outras saídas “fáceis e rápidas” com as quais você tenha se deparado. Vale muito mais a pena ter uma página no Facebook com 50 fãs que interagem, curtem seus artigos e escrevem comentários, do que outra com 1.000 fantasmas virtuais que nem sequer existem.

Espero que o artigo sirva como um exame de consciência para você avaliar os seus atos. Caso você já tenha caído em algumas delas, a solução é simples: arrependa-se e prometa que nunca mais na vida voltará a fazer isso novamente. Caso pareça tempo demais, deixe de fazer isso ao menos no dia de hoje - e repita esse processo a cada novo dia. :-)


E você, o que pensa sobre o assunto? Quer utilizar o espaço para fazer sua confissão? Ou então para levantar outras tentações que eu não tenha citado? Basta deixar um comentário!

Imagem de tentação via Shutterstock

Este artigo foi originalmente publicado no Gerenciando Blog.
Se você estiver lendo-o em outro site ou blog, trata-se de violação dos direitos autorais.



This post first appeared on Dicas Sobre Blogs, SEO E Monetização - G, please read the originial post: here

Share the post

5 tentações que você deve evitar em seu blog

×

Subscribe to Dicas Sobre Blogs, Seo E Monetização - G

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×