Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNB]

GABARITO NO FINAL DA PÁGINA

Insetos conservados em âmbar, — como o ilustrado na figura Acima, que sugava o néctar das gimnospermas — descobertos na caverna El Soplao, no norte da Espanha, têm sido utilizados em estudos para explicar como ocorria a fertilização das plantas no período Cretáceo, há cerca de 105 milhões de anos. As amostras de âmbar encontradas por pesquisadores continham, em perfeito estado de conservação, duas espécies de insetos já extintas. Os dois insetos apresentavam uma longa probóscide (espécie de tromba), que servia para absorver o néctar das estruturas reprodutivas das plantas em pleno voo, assim como fazem hoje os beija-flores. As duas espécies de insetos pertencem à família Zhangsolvidae, cujos representantes eram antes conhecidos somente por meio de fósseis encontrados na China e no Brasil. Uma das espécies desses insetos encontradas tinha milhares de grãos de pólen de uma gimnosperma já extinta, o que indica que outros insetos de longas probóscides poderiam ter sido polinizadores. Nessa época, as gimnospermas, como os Pinus, dominavam a paisagem terrestre, fato que permitiu aos cientistas supor, até o momento, que o principal agente de polinização era o vento. Internet:   (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir. 
1. As borboletas apresentam sistema digestivo completo, constituído de elementos como o intestino e o ânus, sendo a probóscide uma estrutura bucal comum nesses insetos.
2. A probóscide de borboletas e o bico de beija-flores são semelhantes porque esses animais descendem de uma mesma espécie ancestral, da qual herdaram as mesmas estruturas fisiológicas, que lhes permitem atuar como polinizadores.
3. A fossilização de insetos de que trata o texto resultou de um processo de substituição gradual das suas substâncias orgânicas por minerais.
4. Os insetos mencionados no texto viveram na Era Mesozoica, período de abundância das plantas gimnospermas e de apogeu dos dinossauros na Terra.
6. Atualmente as espécies do grupo gimnospermas são encontradas apenas em países do hemisfério norte, o que se deve à baixa capacidade de dispersão das sementes desse grupo de plantas.

A galeria denominada Evolução Humana, inaugurada em dezembro de 2015 na Inglaterra, explora as origens do Homo sapiens e traça a linhagem humana desde a separação dos parentes mais próximos do homem, o chimpanzé e o bonobo. Os visitantes são levados a uma épica jornada conduzida ao longo de sete milhões de anos, a começar pela África, com os primeiros parentes homininos, mais próximos do homem do que os chimpanzés. Em seguida, viajam no tempo e encontram parentes humanos que se dispersaram pela Europa e pela Ásia. A jornada termina com os humanos modernos como os únicos sobreviventes da espécie humana no mundo de hoje. Internet: (com adaptações). 

Considerando o texto acima e os vários aspectos que ele suscita, julgue os itens subsequentes. 
7. A visão binocular e o primeiro dedo oponível são características que diferenciam os homininos dos não homininos. 
8. O cóccix representa um órgão vestigial e é considerado uma evidência evolutiva que indica a existência de um ancestral comum entre o Homo sapiens e animais com cauda. 
9. O desenvolvimento da linguagem simbólica é uma das principais novidades evolutivas da linhagem dos seres humanos.

Considerando a tirinha acima, faça o que se pede no item 10, que é do tipo D. 
10. Identifique a que filo e classe pertencem os dois indivíduos que aparecem no primeiro quadrinho da tirinha, descreva uma característica de sua morfologia externa e cite dois exemplos de animais dessa mesma classe que são parasitas de mamíferos.

Os aquíferos que se formam nas profundezas de desertos ao redor do mundo podem estar contribuindo para estocar mais dióxido de carbono (CO2) do que a metade de todas as plantas da Terra, de acordo com pesquisadores da Corporação Universitária para Pesquisas Atmosféricas, nos Estados Unidos da América. Sabe-se hoje que 40% do CO2 produzido pelo ser humano por meio dos combustíveis fósseis e desmatamentos permanecem suspensos na atmosfera e que cerca de 30% se deslocam para os oceanos. Por muito tempo, os cientistas acreditaram que os demais 30% seriam absorvidos pelas florestas. Atualmente, questiona-se se as plantas sequestram realmente todo esse CO2 remanescente. Uma nova pesquisa defende a hipótese de que parte do carbono está se dispersando em aquíferos de desertos, que não entravam antes nesses percentuais. Ao examinarem o fluxo de água em um deserto na China, os pesquisadores verificaram que o CO2 suspenso na atmosfera era absorvido por plantas, liberado no solo e transportado para os aquíferos no subsolo, de onde não pode escapar de volta para a atmosfera. Os resultados da pesquisa trazem indicativos de que esses aquíferos estejam absorvendo, todos os anos, 14 vezes mais CO2 do que se pensava. Segundo os pesquisadores chineses, conhecer a localização dos reservatórios subterrâneos, que cobrem uma área do tamanho da América do Norte, poderia ajudar a aprimorar os modelos climáticos que hoje estimam os efeitos das mudanças climáticas e os cálculos sobre o estoque de carbono na Terra.
Internet:  (com adaptações).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens de 20 a 26 e faça o que se pede no item 27, que é do tipo C.
20. Das informações do texto infere-se que a parcela de CO2 que se encontra nos aquíferos resulta do processo de fotossíntese na zona pilífera das plantas vasculares.
21. Os poços tubulares, estruturas que permitem o acesso ao aquífero para a extração de água, podem causar poluição e contaminação de águas subterrâneas.
22. A facilidade de dispersão do dióxido de carbono em aquíferos subterrâneos pode ser explicada, entre outros fatores, pela elevada solubilidade desse gás em água, em comparação à de outros gases presentes na atmosfera, como o oxigênio e o nitrogênio.
24. As algas unicelulares e multicelulares presentes na região pelágica dos oceanos são responsáveis pela absorção de parte dos 30% de CO2 que se desloca para os oceanos bem como pela produção primária de praticamente todo o alimento necessário para a manutenção da vida nos oceanos.
25. O processo de decomposição de material orgânico em todos os níveis tróficos representa um caminho de retorno do CO2 à atmosfera, no ciclo biogeoquímico do CO2.
26. Considere que os recipientes mostrados nas figuras I e II a seguir, de mesmo volume, contenham, respectivamente, N moléculas de um gás atmosférico A e 2×N moléculas de um gás atmosférico B, a uma mesma temperatura. Nessa situação, a energia cinética da molécula A é igual à da B e a pressão exercida pelo gás B é o dobro da exercida pelo gás A.
27. Com base no texto e considerando o fluxo de carbono no meio ambiente, assinale a opção correta. A. O aumento no teor de CO2 atmosférico agrava o efeito estufa, o que contribui para o descongelamento de geleiras e calotas polares e o consequente aumento do risco de inundações. 
B. O CO2 sequestrado pelos reservatórios subterrâneos não tem reflexo significativo na quantidade de carbono na atmosfera. 
C. O carbono liberado na atmosfera na forma de CO2 tem influência nas mudanças climáticas, já que esse gás permite que os raios infravermelhos deixem a superfície da terra mais facilmente. 
D. O carbono absorvido pelas plantas é liberado para a atmosfera na forma de CO2 por meio da fotossíntese.

Considerando o gráfico acima, que ilustra uma representação da sequência de fases (identificadas pelas letras de A a E) do processo de divisão celular de um organismo multicelular, julgue os itens a seguir. 
28. As fases indicadas pelas letras A, B e C compreendem a interfase, na qual também ocorre a duplicação dos centríolos. 
29. A fase E representa o fim de um ciclo celular e a entrada da célula em uma nova fase, denominada G1. 
30. A divisão celular representada no gráfico é do tipo equacional, visto que as células-filhas deverão ter a mesma quantidade de DNA presente na célula progenitora, após o término da divisão. 
31. A fase D caracteriza-se por intensa síntese de proteínas, principalmente enzimas necessárias à síntese de DNA. 
32. Durante a fase A, a célula encontra-se em estado quiescente, com baixa atividade metabólica. 

O apartamento em que Louis Pasteur residia com sua família, em Paris, foi transformado em museu e contém mais de mil itens de equipamentos e vidrarias utilizados pelo pesquisador em seus experimentos clássicos, como os frascos do tipo pescoço de cisne, que foram utilizados para a comprovação da teoria da biogênese. Considerando as técnicas desenvolvidas por Pasteur e os experimentos por ele realizados, julgue os itens subsequentes. 
33. Caso a experiência de Pasteur com o frasco do tipo pescoço de cisne tivesse sido realizada em local de gravidade zero ou em atmosfera bem rarefeita, as propriedades físicas dos líquidos utilizados não seriam modificadas. 
34. A partir de seus experimentos, Pasteur concluiu que bactérias e fungos presentes no ar são organismos heterotróficos, que crescem apenas em meios ricos em nutrientes. 
35. A constatação da esterilização do meio nutritivo mediante processo de fervura permitiu o desenvolvimento de importantes técnicas de preservação de alimentos, como a pasteurização. 
36. A estrutura dos frascos do tipo pescoço de cisne permite que se mantenha o contato entre o ar e o líquido utilizado como meio nutritivo, o que possibilita a proliferação de microrganismos mesmo após a fervura do líquido. 
37. Ao alterar as propriedades biológicas do meio, a fervura do líquido elimina a força vital necessária para a proliferação dos microrganismos.

Tendo como referência a figura acima, que ilustra um painel com o sistema digestório de uma vaca, e considerando o comportamento alimentar e a fisiologia dos ruminantes, julgue os itens seguintes. 
38. Ruminantes como a vaca e a girafa são considerados consumidores secundários, visto que os microrganismos presentes em seus estômagos são também usados como alimento. 
39. Protozoários e bactérias que colonizam o estômago dos ruminantes produzem a celulase, enzima que quebra a celulose em glicose e lipídio, que serão, então, absorvidos pelo intestino dos ruminantes. 40. Os ruminantes apresentam estômago poligástrico. No rúmen, indicado na figura pelo número 5, ocorre a digestão enzimática da celulose. 
41. Denomina-se protocooperação a relação ecológica entre um ruminante e os microrganismos presentes em seu estômago. 
42. A digestão mediada por enzimas produzidas pelo próprio ruminante ocorre no abomaso, indicado na figura pelo número 4.

Durante a exibição A República da Célula, realizada no Museu de Ciências de Nagoya, no Japão, crianças podem entrar em diversos compartimentos celulares, para aprender sobre as funções de cada célula, as quais são comparadas às atribuições dos diversos ministros de Estado. O objetivo é mostrar a importância da harmonia em um trabalho coordenado: assim como é fundamental, para a geração de benefícios para o país, a concatenação equilibrada dos trabalhos dos ministros, é decisivo, para a homeostase celular, o funcionamento equilibrado dos compartimentos da célula. 
43. Tendo como referência o Texto Acima e considerando que a produção de energia é um processo vital para as células, assinale a opção em que são apresentados os compartimentos nos quais ocorre a produção de ATP por metabolismo aeróbico e anaeróbico, respectivamente. 
A. mitocôndrias e cloroplastos 
B. retículo endoplasmático rugoso e cloroplastos 
C. mitocôndrias e hialoplasma 
D. hialoplasma e complexo de Golgi

Em 2009, várias exibições ao redor do mundo comemoraram o bicentenário do nascimento do naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) e os 150 anos da publicação de A origem das espécies (1859). Considerado o pai da teoria da evolução, Darwin foi um cientista altamente versátil e se dedicou, ao longo da vida, a vários temas de interesse da biologia. A figura acima ilustra um experimento realizado por Darwin e seu filho Francis, em 1880, no estudo da curvatura do sistema caulinar de plantas de alpiste recém-germinadas na direção da luz. 
44. Considerando a sequência de eventos ilustrados na figura e os efeitos fisiológicos dos principais hormônios vegetais, assinale a opção correta. 
A. O fenômeno fototropismo, observado por Darwin e seu filho Francis, é resultado do aumento na produção de giberelinas no ápice da planta. 
B. A presença do fito-hormônio etileno em altas concentrações estimula a proliferação de células da cutícula vegetal, o que induz o crescimento e a torção do ápice da planta. 
C. O estudo realizado por Darwin e seu filho aponta para o fato de que a região da planta mais sensível à estimulação luminosa é a região basal do caule. 
D. O hormônio vegetal envolvido na resposta da curvatura do caule ao estímulo da luz é a auxina: a inativação do hormônio na parte iluminada da planta inibe o seu crescimento nessa região.

O Brasil conta com aproximadamente 800 espécies de anfíbios, de importância ecológica incalculável. Em nível mundial, evidências acumuladas nas últimas décadas demonstram o declínio de populações de anfíbios. A exposição organizada pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS busca estimular a empatia do visitante com os anfíbios, informando sobre a importância da sua conservação e evidenciando toda a beleza escondida nas formas, nas cores, nos cantos e nas curiosidades que cercam esses pequenos animais. O visitante pode, por exemplo, observar girinos em diferentes fases de desenvolvimento, refletir sobre os perigos que a ocupação humana indevida pode representar aos anfíbios, conhecer sua importância farmacológica e interagir em um jogo sobre a diversidade de seus cantos. Internet:  (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens. 
103. O trecho “declínio de populações de anfíbios” faz referência à taxa de variação populacional das espécies, na qual se leva em consideração a variação do número de indivíduos de uma espécie no tempo. 
104. O tipo de respiração dos anuros sofre mudanças ao longo das fases de desenvolvimento: na fase larval, a respiração é branquial, tal como ocorre em algumas espécies de peixes; na fase adulta, a respiração é pulmonar ou cutânea. 
105. O canto é muito comum nas espécies de anfíbios. Por viabilizar a comunicação interespecífica, essa característica favorece a adaptação dessas espécies por seleção natural. 
106. No grupo dos tetrápodes, a classe Amphibia é a que tem maior dependência de água ao longo das fases do desenvolvimento, estando a distribuição geográfica de espécies dessa classe associada a locais úmidos, mesmo na fase adulta. 
107. Os anfíbios constituem o primeiro nível trófico de cadeias alimentares, o que justifica a sua importância ecológica incalculável, mencionada no texto.

GABARITO
1. C
2. E
3. E
4. C
6. E
7.  E
8. C
9. C
10. 
20. E
21. C
22. C
24. C
25. C
26. C
27. A
28. C
29. C
30. C
31. E
32. E
33. E
34. E
35. C
36. E
37. E
38. E
39. E
40. C
41. E
42. C
43. C
44. D
103. C
104. C
105. E
106. C
107. E


This post first appeared on Questões De Vestibular: Biologia, Química E Ciê, please read the originial post: here

Share the post

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNB]

×

Subscribe to Questões De Vestibular: Biologia, Química E Ciê

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×