Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

BIOLOGIA [UENP]

BIOLOGIA

Visite nosso Twitter!

23 Em recente publicação da revista britânica Zoological Journal of the Lennean Society, cientistas descreveram uma espécie de mamífero pré-histórico que sobreviveu à extinção dos dinossauros. O Kimbetopsalis simmonsae, nome dado à recém-descoberta da espécie, era herbívoro e se assemelhava a um castor. Esses pequenos mamíferos pertencem à ordem Multituberculata (dentição especializada em mascar plantas). Foram contemporâneos dos dinossauros, durante o período Jurássico, e prosperaram por mais de 100 milhões de anos até serem aparentemente substituídos por roedores. O processo de derivação no qual um organismo tem origem a partir de outro, denomina-se 
a) Manipulação gênica. 
b) Mutação. 
c) Seleção natural. 
d) Deriva gênica. 
e) Especiação. 

24 Leia o texto a seguir. Pesquisadores alemães descobriram uma nova espécie de lagostim e a batizaram com o nome do ex-analista de sistemas Edward Snowden, da Agência Nacional de Segurança Dos Estados Unidos (NSA, em inglês), que denunciou um sistema de espionagem global. O lagostim foi batizado com o epíteto específico snowden, porque os pesquisadores creem que o nome conhecido ajude a preservar a espécie, que já figura na lista de animais ameaçados. (Cientistas batizam lagostim com sobrenome de Edward Snowden. Veja. 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2015.) A respeito das regras de nomenclatura, assinale a alternativa incorreta. 
a) A primeira letra do nome científico deve ser maiúscula, e a primeira letra do epíteto específico, minúscula. 
b) Considerando que uma única espécie pode receber diversos nomes vulgares, a nomenclatura biológica se torna uma importante ferramenta de comunicação entre cientistas e a sociedade em geral, já que padroniza as informações referentes a indivíduos de uma espécie. 
c) Todo nome científico é composto por duas palavras: a primeira se refere ao gênero da espécie e a segunda, ao epíteto (ou nome) específico, que é o que caracteriza a espécie em questão. 
d) Todo ser vivo deve possuir um nome científico. 
e) O nome científico de uma espécie obrigatoriamente deverá ser composto por três elementos: o gênero, o epíteto subespecífico e o epíteto específico. 

25 As organelas citoplasmáticas presentes nas células dos eucariontes têm papel fundamental na manutenção das condições ideais no interior da célula. Animais como o guepardo (Acinonyx jubatus) e os insetos voadores, que mantêm durante algum tempo altas taxas metabólicas em suas células musculares, possuem maior atividade em quais organelas? 
a) Retículo endoplasmático rugoso que produz proteínas utilizadas na regeneração das células musculares; e mitocôndrias que produzem energia. 
b) Retículo endoplasmático rugoso que secreta enzimas para sintetizar hormônios; e lisossomos que liberam seu conteúdo para eliminar partes desgastadas das células musculares. 
c) Mitocôndrias que produzem energia; e lisossomos que liberam seu conteúdo para eliminar partes desgastadas das células musculares. 
d) Mitocôndrias que produzem energia; e retículo sarcoplasmático que disponibiliza cálcio para a contração muscular. 
e) Mitocôndrias que produzem energia; e retículo endoplasmático liso que produz esteroides, colesterol e triglicérides utilizados na regeneração das células musculares. 

26 O albinismo nas plantas é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo que apresenta em seu genótipo um dos alelos recessivos é autofecundada, e 800 de suas sementes são postas para germinar. Dessas plântulas, quantas serão albinas e quantas serão heterozigotas? 
a) Albinas: 150; heterozigotas: 450 
b) Albinas: 200; heterozigotas: 200 
c) Albinas: 200; heterozigotas: 400 
d) Albinas: 400; heterozigotas: 200 
e) Albinas: 450; heterozigotas: 150 

27 Leia o texto a seguir. O reino Plantae constitui-se de seres fotossintetizantes adaptados à vida terrestre, com reprodução que apresenta ciclos de gerações haploides e diploides alternantes, com redução da geração haploide no processo evolutivo. (RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN S. E. Biologia Vegetal. New York: Guanabara Koogan, 2001. p.906.) Em relação ao reino Plantae, analise a figura a seguir.
Sobre o ciclo de vida dos vegetais, considere as afirmativas a seguir. 
I. As briófitas apresentam tanto o gametófito quanto o esporófito como fases efêmeras. 
II. As briófitas e as pteridófitas apresentam esporos que são liberados no ambiente. 
III. As pteridófitas, gimnospermas e angiospermas apresentam grão de pólen para a reprodução. 
IV. Gametófito é a fase duradoura apenas das briófitas; nos demais grupos, é a fase efêmera. 
V. Uma goiabeira é o esporófito de uma gimnosperma. 
VI. Briófitas e gimnospermas necessitam da água para a sua reprodução. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I e III são corretas. 
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas. 
c) Somente as afirmativas II e V são corretas. 
d) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
e) Somente as afirmativas V e VI são corretas. 

28 Leia o texto a seguir. A sucessão pode ocorrer em uma área abandonada pelo mau uso do solo ou por exaustão da fertilidade, inicialmente apresentam um processo pioneiro de propagação no solo por plantas bem primitivas que são capazes de viverem da água e da “rocha viva” ou dos horizontes mineralizados do solo. (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Manual Técnico da Vegetação Brasileira. 2.ed. 2012.) 
Assinale a alternativa que indica o tipo de sucessão ecológica caracterizada nesse texto e sua correta definição. 
a) Sucessão clímax: expressa o máximo de desenvolvimento possível do ecossistema. 
b) Sucessão de seres: descreve as primeiras espécies vegetais que conseguem se estabelecer. 
c) Sucessão primária: o substrato não era previamente ocupado por organismos. 
d) Sucessão secundária: o substrato já foi anteriormente ocupado por uma comunidade. 
e) Sucessão final: as mudanças resultam de processos biológicos internos à comunidade. 

29 Leia o texto a seguir. Em 17 de agosto de 2015, a BBC Brasil divulgou a seguinte informação: “O Estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, vinha atravessando uma das maiores secas de sua história nos últimos quatro anos e a chegada do verão no hemisfério Norte preocupava as autoridades, já que esta é normalmente uma estação com menos chuvas. Mas, para surpresa de muitos, o mês de julho foi o mais chuvoso já registrado em muitas partes do sul do Estado, com níveis de umidade altos. São muitos os especialistas que têm certeza que fenômenos como este estão sendo causados pelo El Niño, e cuja atividade vem se fortalecendo nos últimos meses”. (PORTAL GLOBO.COM. Natureza: Notícias, 2015. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2015.) Sobre a caracterização do fenômeno El Niño, assinale a alternativa correta. 
a) Aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial. 
b) Aquecimento das águas do Oceano Atlântico na região equatorial. 
c) Aumento da pressão atmosférica na região do Círculo Polar Ártico. 
d) Diminuição da temperatura média da região do Oceano Pacífico. 
e) Resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial. 

30 O blastóporo, orifício que se forma no embrião durante o estágio de gástrula, pode dar origem à boca ou ao ânus. Quando dá origem à boca, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). Quando o blastóporo dá origem ao ânus, os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). Considerando essa classificação, protostômios e deuterostômios são, respectivamente, 
a) anelídeos e mamíferos. 
b) anelídeos e poríferos. 
c) artrópodes e moluscos. 
d) equinodermos e mamíferos. 
e) mamíferos e moluscos.

GABARITO
23. E
24. E
25. D
26. C
27. B
28. D
29. A
30. A



This post first appeared on Questões De Vestibular: Biologia, Química E Ciê, please read the originial post: here

Share the post

BIOLOGIA [UENP]

×

Subscribe to Questões De Vestibular: Biologia, Química E Ciê

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×