Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conhece o negócio dos seus clientes?

Como vai realmente ajudar os Seus Potenciais Clientes se nada percebe do negócio deles? É imperativo saber e acompanhar os mercados onde os seus potenciais clientes, estão inseridos.

Se vai negociar e se apresenta como alguém que está ali para ajudar, tem de saber como o fazer e o Potencial Cliente tem de sentir que está na posse de conhecimento sobre a sua atividade, que está perante alguém informado e com isso sentir confiança e dar credibilidade a tudo o que disser.

Acontece frequentemente, colegas vendedores apresentar um produto ou serviço e o potencial cliente está a pensar, em como isso vai ajudar o seu negócio. Estude sempre o mercado Dos Seus Potenciais clientes e clientes, para conseguir fazer vendas de produtos ou serviços complementares aos existentes.

Hoje, fala-se muito em "especialistas", mas em quê? 

Provavelmente já presenciou ou teve conhecimento de algum vendedor que tem pouco ou nenhum conhecimento de como o potencial cliente trabalha, as dificuldades e oportunidades existentes nesse mercado e com isso dizem algo, sem sentido e ouvem: "Não, isso não se pode fazer por esta ou aquela razão", como tem um cliente nesse ramo de atividade, deduz que todos trabalham internamente da mesma forma, por falta de conhecimento e depois, ouve "Isso já não fazemos, automatizamos desde que a lei mudou à cerca de 6 meses", por exemplo.

Nestes casos, o potencial cliente não vai aceitar mais sugestões suas, porque se apercebe que você não tem noção de como eles trabalham, conhece o mercado de forma muito superficial, não o vai poder ajudar.

Nestas situações, vai ficar limitado a negociar apenas com base no preço. Como vai dizer "tem esta caracteristica que vai rentabilizar mais no seu processo interno e responder melhor aos clientes?" O potencial cliente não lhe vai dar credibilidade e confiar no que lhe está a dizer. Não sente confiança porque não percebe das reais necessidades das empresas desse ramo, no momento atual.

Ok, então como pode estudar melhor os negócios dos seus potenciais clientes de forma a conseguir ser credivel ao ponto que aceitem as suas opiniões, porque transmite conhecimentos?

A segunda forma é lógico, a internet. Revistas da especialidade, blogs, noticias, etc.

A primeira e mais eficaz, ao visitar uma empresa que já seja sua cliente, pedir ao seu cliente "caro cliente, peço a sua ajuda para perceber melhor o seu mercado, de forma a prestar também um melhor acompanhamento de hoje em diante à sua empresa. Quais os maiores desafios que enfrenta neste momento e se me permite saber, o que está a fazer para lidar com eles?". No fim de ouvir, pergunte "peço apenas mais uma ajuda, que fico muito grato, que produtos ou serviços podiam ajudar a sua empresa?".

Ao receber esta informação, não se esqueça de partilhar internamente com as suas chefias e/ou administração da sua empresa, pode muito bem acontecer que a sua empresa após avaliação decidir comercializar um produto ou serviço, distinto do que comercializa, porém encontrou aí uma excelente oportunidade de negócio.

A sua empresa pode muito bem juntar à oferta existente ou mesmo, iniciar atividade com outro CAE e se lançar no mercado com essa oportunidade de negócio.

Repare
Você cresce pessoalmente (cultura geral), profissionalmente perante os seus clientes, internamente na sua empresa e provavelmente financeiramente (mais apto a fazer novos negócios).

Nota
Este conhecimento só pode ser obtido junto de supervisores, diretores ou administradores, não conte aqui com a ajuda de outros colegas vendedores dos mercados que está a estudar, porque salvo algumas exceções, o que vai ouvir dos colegas vendedores, anda sempre por: "isto as pessoas estão sem dinheiro, não se vende quase nada, e pouco ou nada, passa deste tipo de expressões carregadas de negatividade".

Dica para acompanhamento 
Utilize os Google Alerts para ir recebendo (pode ser semanal) noticias sobre os mercados dos seus potenciais clientes. E, nunca se esqueça, ao ler uma noticia pertinente, envie para o seu potencial cliente e clientes, de forma sucinta. Como por exemplo, encontrou uma noticia que sabe ser do meu interesse (minha atividade), está a tentar negociar comigo, envia de forma sucinta:

Caro Paulo Gomes 
Esta notícia chamou a minha atenção e decidi a partilhar consigo, dado que se refere diretamente à sua atividade profissional. Provavelmente já tinha conhecimento, mas fica a partilha.
Bom trabalho,
O seu vendedor

Este simples mas importante lembrete, vai o ajudar também na criação ou fortalecimento do relacionamento existente. Todos gostam de ser lembrados, vendedores ou compradores. Lembre-se deles e eles irão se lembrar de si, quando forem negociar.

Concorda? Considera útil estes artigos? 
Pode ajudar apenas com um clique, partilhando este artigo ou o blog.
Fico muito grato pela sua boa ação ;)





This post first appeared on Vender Mais E Melhor, please read the originial post: here

Share the post

Conhece o negócio dos seus clientes?

×

Subscribe to Vender Mais E Melhor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×