Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

MITOS ESCONDIDOS NOS DICIONÁRIOS






Mesmo quem desconhece a mitologia grega dificilmente passará um dia da vida sem referir-se a ela. Nosso idioma está repleto de palavras que evocam mitos e lendas que formavam a religião dos gregos e dos romanos. Seus deuses, heróis e criaturas fantásticas atravessaram os últimos 3 mil anos escondidos em palavras da maioria das línguas ocidentais, e é sempre fascinante descobrir as histórias que vivem por trás de vocábulos aparentemente comuns. Nossa língua não fica muito mais interessante quando sabemos que o mês de janeiro tem esse Nome porque era consagrado a Janus, um Deus que tinha duas faces e que podia, portanto, olhar ao mesmo tempo o ano que terminava e o que estava começando? Ou que, ao falarmos em cereais, estamos prestando uma homenagem à deusa Ceres, que presidia as plantações e as colheitas? 

Ou que um museu é um prédio dedicado às musas, divindades que dirigiam as artes e o conhecimento? Ou que o cachorro do Mickey, o Pluto, tem o nome de um deus romano? A relação é vastíssima, mas os exemplos que damos aqui são suficientes para demonstrar essa inesgotável herança mitológica que o nosso vocabulário esconde.






Pânico


Vem de Pan, um deus com pequenos chifres e corpo de bode da cintura para baixo, que vivia nos bosques correndo atrás das ninfas - divindades ligadas à natureza. Os gregos atribuíam a ele o forte medo que acometia os que passavam por lugares desertos, em que o menor ruído poderia ser um sinal de que o deus estava por ali. Hoje o termo indica um medo incontrolável e irracional que às vezes nos ataca.




Hipnotismo


Na Grécia, Hypnos era o deus do sono, pai de Morfeu, o deus dos sonhos. Seu nome foi usado para designar aquele estado de sonolência que está associado à hipnose. Os medicamentos que induzem o sono são também denominados de "hipnóticos".




Atlas


Era um dos titãs que lutaram contra Zeus, o chefe de todos os deuses, pelo controle do Olimpo, o local sagrado onde os deuses viviam. Derrotado, Zeus o condenou a sustentar o céu sobre os ombros. Para facilitar sua representação, os artistas preferiram figurá-lo com o globo terrestre nas costas. Quando o famoso cartógrafo flamengo Mercator, no século 16, colocou Atlas na capa de sua coleção de cartas geográficas, esse nome associou-se para sempre a qualquer volume com vários mapas.




Eco


Eco era uma ninfa. Por ter enganado Hera, esposa de Zeus, foi condenada por essa poderosa deusa a um tipo peculiar de mutismo: ela não podia dirigir a palavra a ninguém, só repetia as últimas palavras que ouvia. Foi nessa condição que ela conheceu e se apaixonou pelo belo Narciso, que a repeliu, indiferente. Tal foi a tristeza de Eco que ela foi definhando, até virar pedra, só restando sua voz, que até hoje nos responde quando gritamos em vales ou cavernas.




Sirene


O nome é uma variação de "sereia", monstruosa ave com cabeça de mulher que o escritor Homero descreve no poema épico Odisséia. As sereias viviam numa pequena ilha e usavam seu canto para atrair os navegantes, que eram ali devorados. Só mais tarde a mitologia celta imortalizou a figura da sereia boazinha, metade mulher, metade peixe, bem diferente das terríveis criaturas da Odisséia. Em inglês, o mesmo termo siren é usado para a entidade mitológica e para o som estridente das ambulâncias e viaturas policiais.




Néctar


Os deuses que viviam no Olimpo não consumiam os mesmos alimentos que os humanos. Eles comiam a perfumada ambrosia e bebiam o néctar, uma bebida especial e revigorante. O vocábulo passou a ser usado para designar o suco concentrado das frutas ou o líquido que as abelhas colhem das flores para fabricar o mel. Às vezes é simplesmente empregado como uma forma de elogiar qualquer bebida saborosa.




Hermético

Vem do nome de Hermes, o mensageiro de todos os deuses. Ele foi cultuado pelos alquimistas, que lhe atribuíam uma série de textos secretos, que versavam sobre ciências ocultas e só podiam ser compreendidos pelos raros iniciados. Ainda hoje usamos o termo para textos difíceis de compreender. No dia-a-dia, "hermético" serve também para qualificar um recipiente que está completamente selado.




 INVESTIGADOR AMADOR





Numa época em que só se fala de grampos telefônicos, você pode muito bem fazer um curso de investigador por correspondência. Hoje, os "manuais do espião mirim" têm versões eletrônicas na rede e, mesmo a distância, é possível acompanhar detalhadamente o andamento das mais controversas investigações criminais.




CIA FOR KIDS


(www.cia.gov/cia/ciakids)


Quem diria… A outrora temível CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, agora tem uma versão de seu site para crianças! Explicar o conceito de espionagem para a molecada não é fácil. O termo "inteligência" é resumido como "uma informação necessária para que nossos líderes cuidem da segurança da pátria". Soa inofensivo, não é? Para fisgar a atenção dos guris, o site destaca os cães agentes da CIA e os pombos fotógrafos, além de oferecer joguinhos que ensinam conceitos de mensagens codificadas e técnicas de disfarces.




RETRATO MONTADO


(www.vbmagazine.com.br/retratomontado/)


Quem nunca teve curiosidade de saber como funcionam aqueles imprescindíveis retratos falados feitos pela polícia? Este programinha simples e divertido oferece uma alternativa bacana para se criarem retratos, oferecendo diversas opções para formato do rosto, cabelo, olhos, sobrancelhas, nariz, boca, bigode, barba e óculos. 




COURT TV’S CRIME LIBRARY


(www.crimelibrary.com)


Quando você estiver treinado na arte da investigação, é hora de conhecer o inimigo, ou seja, os criminosos. Neste site do canal americano Court TV há extensas reportagens sobre famosos casos criminais do mundo. Dossiês detalham as pistas descobertas, ajudando você a formar uma opinião sobre as investigações, que não raramente culminam num desfecho surpreendente. 




CURSO PARA DETETIVES


(www.apostiladetetive.hpg.ig.com.br)

A abertura do site alerta: "Obviamente, após ter feito esse curso rápido, você não pode se considerar um profissional do ramo". Mas é divertido acompanhar os truques de como agir numa investigação amadora, de dicas sobre campana à importância da eletrônica nas investigações. Há ainda um hilariante "teste de avaliação online" e a opção de adquirir credencial e distintivo!






This post first appeared on Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F, please read the originial post: here

Share the post

MITOS ESCONDIDOS NOS DICIONÁRIOS

×

Subscribe to Now & Zen - Blog De Cidades, Dicas, Entrevistas, F

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×